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Pleito pelo Hospital Universitário do Pampa é detalhado na Câmara

           No espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana, a direção do campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) apresentou as informações do pleito pela criação do Hospital Universitário do Pampa (HUP). No dia 18 de março de 2025, a diretora Cheila Stopiglia, tratou da importância da iniciativa considerada estratégica para o fortalecimento da saúde pública na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O hospital será regional, 100% público e vinculado à universidade, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

            De acordo com a direção da Unipampa, o projeto surge diante da expressiva carência de leitos hospitalares na região, especialmente nas áreas de média e alta complexidade. Atualmente, a Fronteira Oeste conta com um déficit superior a 400 leitos hospitalares. Apenas em Uruguaiana, seriam necessários mais 187 leitos para atender à demanda da população local, que ultrapassa os 117 mil habitantes.
          O hospital tem como proposta inicial a oferta de 180 leitos, o que deverá gerar mais de mil empregos diretos, considerando a estimativa de seis profissionais por leito. O orçamento anual de manutenção está projetado em R$ 270 milhões, valor que poderá ser custeado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal responsável pela gestão de 45 hospitais universitários federais.
          O HUP será referência para os 13 municípios da Fronteira Oeste, abrangendo uma população de mais de 510 mil pessoas, que atualmente enfrenta longos deslocamentos para acesso a serviços especializados em saúde. "Hoje, para procedimentos de cardiologia, nossa referência é Ijuí. Em algumas situações, os pacientes percorrem quase 400 quilômetros a partir de Uruguaiana, o que dificulta o sucesso dos tratamentos e impacta diretamente no alto índice de mortalidade da região", destacou a diretora.
         A proposta chegou a ficar entre as mais votadas na plataforma Brasil Participativo, mas não foi inserida no Plano Plurianual (PPA) da União, restando a realização de novos estudos técnicos. Em resposta a esse cenário, a Ebserh realizou uma visita técnica a Uruguaiana e emitiu um parecer favorável à instalação do hospital.
          O próximo passo para viabilizar o projeto é a arrecadação de R$ 7 milhões necessários para a contratação do projeto arquitetônico e dos complementares. "Estamos em uma etapa decisiva. Conseguimos o estudo técnico e o apoio do Ministério da Educação. Agora, precisamos garantir os recursos para avançar com a elaboração do projeto executivo", explicou.
          A expectativa é que o valor seja obtido por meio de emendas parlamentares, recursos estaduais, municipais e de entidades da região. "Estamos mobilizando a comunidade e os representantes políticos para não perder esse momento favorável. Esse hospital será um divisor de águas para a saúde da nossa região, além de fortalecer a nossa universidade", finalizou solicitando apoio dos vereadores.

Câmara aprova contratação de mais 100 auxiliares de inclusão para SEMED

      Projeto de lei que amplia o número de vagas de contratações, por tempo determinado, às funções de Auxiliar de Inclusão, foi apresentado, analisado e aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 20 de março de 2025. 
    A Secretaria Municipal de Educação passa de até cento e vinte vagas para até duzentas e vinte vagas. O auxiliar de inclusão presta apoio escolar em atividades de alimentação, higiene e locomoção da criança ou adolescente com deficiência; e auxilia nas atividades que o aluno incluso apresente maior dificuldade, a exemplo da acessibilidade. 
        As contratações anteriores estão previstas na Lei n.º 5.647, de 22 de dezembro de 2023, para o cumprimento das disposições da Lei Federal n.º 13.146, de 6 de julho de 2015, que “Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)”. 
    Para as novas 100 vagas, a efetivação das contratações se dará mediante ato administrativo expedido pelo Chefe do Poder Executivo, preferencialmente de pessoal selecionado e classificado no Processo Seletivo Simplificado (PSS 156) de 2024.
     O município poderá recorrer a novo Processo Seletivo Simplificado caso o banco de classificados no PSS 156 se comprove insuficiente para o preenchimento das vagas até o limite ora autorizado.
       Segundo o apresentado, justifica-se a ação devido à crescente demanda de atendimento às crianças/estudantes inclusos, com laudo ou em fase de investigação.
    Durante a reunião, a Secretária Municipal de Educação, Dirce Soares, destacou a importância da iniciativa que é histórica para a educação inclusiva e informou que a secretaria já deliberou pela criação de cargos efetivos de auxiliar pedagógico de inclusão que garantirá a continuidade devida no atendimento escolar. 
     “Viemos agradecer de forma muito profunda e sincera a acolhida que esse Poder Legislativo tem e a sensibilidade em apreciar esta matéria que trata da inclusão de crianças e estudantes com deficiência nas nossas turmas regulares que ofertam o ensino na rede municipal. A sensibilidade em reconhecer o direito a um atendimento mais qualificado é de suma importância e vem em benefício do melhor desenvolvimento de todos”, registrou. 
        Em 2022 haviam na rede municipal 361 alunos laudados, em 2023 haviam 451 alunos laudados, e no ano de 2024 haviam 524 alunos laudados, e 268 alunos em investigação, e que, em 2025, temos 550 alunos laudados, e mais de 300 alunos em investigação, sendo que muito são casos graves, que demandam atendimento exclusivo, inclusive por notificações do Ministério Público da Educação que chegam a todo o momento, solicitando o atendimento imediato de auxiliares de inclusão; e no ano de 2024, cerca de sessenta estagiários da rede municipal deixaram de auxiliar nas atividades dos alunos de inclusão.

Semana Legislativa: 18 e 20 de março

     Informativo semanal com o resumo dos principais requerimentos e indicações em destaque na reunião do dia 18 e 20 de março de 2025, com apresentação por assunto. 
     Listamos abaixo os assuntos, com a identificação dos respectivos vereadores proponentes e o número de matéria que está disponível na íntegra no SAPL. 
     Os demais encaminhamentos, como projetos de lei em tramitação, eventos realizados e ações dos vereadores, também estão noticiados no site.
     As pautas das reuniões na íntegra estão disponíveis aqui no site da Câmara, na página SAPL, em “sessão plenária” e “matérias legislativas”.


Saúde
Reitera pedido de informações sobre os serviços de atendimento das especialidades de Traumatologia e Ortopedia no município.
Indica adesão ao Programa Saúde 60+ RS.
Requer contratação de mais cirurgiões pediátricos para o município.
Requer com urgência o envio da carreta da saúde à localidade do Imbaá.
Indica a implantação na estrutura do Município o Programa “Em um Piscar de olhos”.
Autores: Vereadores Mano Gás (Requerimento n.º 254), Anderson Cuco (Indicação n.º 109), Luis Fernando Braite (Requerimento nº 259), Stella Luzardo (Requerimento nº 251) e Lilian Cuty (Indicação nº 110)

Servidores públicos
Indica estudo de viabilidade para a construção de um condomínio residencial destinado aos policiais civis do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, mediante Termo de Cooperação com o Estado do Rio Grande do Sul e município de Uruguaiana.
Requer realização de Audiência Pública para debater a desvalorização dos servidores públicos do Município de Uruguaiana/RS.
Indica a disponibilização de palestras ou treinamentos voltados aos servidores municipais que realizam atendimento ao público.
Indica a inclusão do cargo de Biomédico no quadro efetivo de servidores da Prefeitura de Uruguaiana.
Autores: Ver.ª Stella Luzardo (Indicação nº 121), Ver. Luis Fernando Braite (Requerimento nº 234), Ver. Anderson Cuco (Indicação nº 111 e 113)
Transparência
Requer notas fiscais, referente aos R$ 200.000.00, enviados para compra de materiais para os setores de cardiologia e traumatologia da Santa Casa de Caridade, aprovados pela Câmara em 06 de março de 2025.
Requer notas fiscais, referente aos R$ 1.500.000.00, enviados para compra de medicamentos para a oncologia da Santa Casa de Caridade, aprovados pela Câmara em 29 de janeiro de 2025.
Autores: Ver. Luis Fernando Braite (Requerimentos 236 e 239)
Educação
Requer aumento de Linhas de Ônibus para itinerário Unipampa em horário de maior movimentação.
Requer informações a respeito da organização do calendário escolar do interior do município.
Requer informações sobre vagas da educação aos moradores do loteamento Dr. Olavo Rodrigues.
Autoria: Verª Manoela Couto (Requerimentos 260, 269 e 233)

Prazo indeterminado para atestado de Diabetes tipo 1 é aprovado no Legislativo

Projeto de lei que dispõe sobre a validade de laudo médico atestando o Diabetes Mellitus tipo 1-DM1 no município de Uruguaiana e dá outras providências foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 18 de março de 2025.

      A proposição do vereador Anderson Cuco (Progressistas) estabelece que o laudo médico destes pacientes passam a ter validade por prazo indeterminado em Uruguaiana. Assim, não há necessidade do paciente retornar ao profissional de saúde para emitir novo laudo quando precisar fazer uso do mesmo.

      O documento será válido para todos os serviços públicos, benefícios e tratamentos médicos de caráter contínuo que exijam comprovação da doença para concessão, e poderá ser apresentado às autoridades competentes por meio de cópia simples, desde que acompanhado de seu original. A matéria determina que o paciente deverá apresentar junto ao laudo, documento de identificação original.

      “Buscamos simplificar o acesso dos pacientes aos serviços, pois temos muitos relatos de enfrentamento a burocracias desnecessárias precisando renovar laudos médicos periodicamente para comprovar uma condição irreversível”, afirma Cuco.

       O Diabetes Mellitus Tipo 1 - DM1 é uma doença crônica autoimune que afeta o pâncreas, impossibilitando a produção de insulina, o hormônio responsável por regular a glicose no sangue. Diferentemente do Diabetes Tipo 2, que pode ser gerenciado com mudanças no estilo de vida e alimentação, o DM1 é permanente e requer cuidados contínuos e especializados.

 

Agendas do Legislativo em Brasília são detalhadas à comunidade na tribuna

        O relatório das agendas cumpridas em Brasília pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó foi apresentado à comunidade na tribuna da Câmara de Uruguaiana, na sessão desta terça-feira, 18 de março de 2025. O diretor da Escola e membro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Ricardo Simas, detalhou as atividades realizadas na capital federal, acompanhando o presidente do Legislativo, vereador Juca Gonçalves.

       As atividades aconteceram entre os dias 11 e 13 de março, contemplando reuniões estratégicas com órgãos e entidades de relevância nacional, com o objetivo de fortalecer iniciativas de educação legislativa. Durante a manifestação na Câmara de Uruguaiana, Simas enfatizou a importância dessas agendas para fortalecer a educação legislativa e a cidadania, destacando que novas parcerias e projetos serão implementados em Uruguaiana nos próximos meses.

 

      No dia 11 de março, o diretor reuniu-se com o Núcleo de Sustentabilidade do Senado. A Câmara integra a Rede desde 2023 e foi convidada a relatar a experiência de Uruguaiana no Encontro Nacional da Rede Sustentabilidade que ocorrerá em Maio.

   

      Também esteve no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados, onde tratou da formação de gestores de Escolas do Legislativo e na Gráfica do Senado, tratando da aquisição dos Kits da Coleção em Miúdos.

        A agenda estendeu-se para Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) onde ficou assegurada a participação de palestrante em Uruguaiana, durante a Semana de Aniversário da Câmara, para ministrar curso sobre Legística.

 

      No segundo dia, o diretor acompanhou a comitiva municipal em reuniões na EBSERH, SENACON/MJSP, Secretaria de Desenvolvimento Regional e Ministério do Turismo, tratando de temas como o Hospital Universitário, educação financeira, desenvolvimento regional e turismo local.

 

      Na quinta-feira as visitas foram ao Tribunal de Contas da União, discutindo práticas de sustentabilidade e o Programa Almoxarifado Mínimo, além de reuniões no Programa Jovem Senador, onde sugeriu parceria com as Escolas do Legislativo, e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, onde conheceu as iniciativas da Escola do Legislativo do Distrito Federal e discutiu intercâmbio de experiências.

Legislativo aprova inclusão nas leis orçamentárias de recursos para casa de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Na reunião do dia 18 de março de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o projeto de lei nº 29/25 que inclui no Plano Plurianual do Município (PPA 2022/2025), e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2025) recursos destinados à construção da casa de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

      A matéria de autoria do Poder Executivo formaliza nas leis orçamentárias a viabilidade da execução do programa. Conforme o projeto, está previsto o investimento de R$ 284.704,36 do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social.

      O espaço será dedicado ao acolhimento e à proteção das vítimas em situação de risco, proporcionando atendimento psicológico, jurídico e assistência social. 

Reuniões das comissões técnicas retornam para as segundas-feiras

As reuniões semanais das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana retornam a ser realizadas nas segundas-feiras em 2025.

         As Comissões são grupos de trabalho, formados por vereadores, que estudam as proposições de interesse da sociedade e de tramitação na Câmara. Desempenham papel fundamental na análise e deliberação de matérias legislativas, contribuindo para a transparência e a eficiência do processo legislativo municipal.

        Confira os horários definidos de cada comissão e seus integrantes conforme Resolução n.º 116/25:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) – 9h
Presidente: Stella Luzardo
Vice-presidente: Vagner Garcia (Mano Gás)
Vereadores Adenildo Padovan, Anderson Menezes e Manoela Couto.

Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) – 9h30
Presidente: Adenildo Padovan
Vice-presidente: Anderson Menezes (Cuco)
Vereadores Lilian Cuty, Luis Fernando Braite e Stella Luzardo.

Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Mercosul (CSM) – 10h
Presidente: Egídio Carvalho
Vice-presidente: Paulo Kleinübing
Vereadores 
Lilian Cuty, Luis Fernando Braite e Stella Luzardo.

Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade, Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal (CDH) 
– 10h30
Presidente: 
Egídio Carvalho
Vice-presidente: Paulo Kleinübing
Vereadores Manoela Couto, Vagner Garcia (Mano Gás) 
e Stella Luzardo

Comissão de Ética Parlamentar (CEP
) reúne-se quando houver demanda
Presidente: Stella Luzardo
Vice-presidente: Egídio Carvalho
Vereadores Manoela Couto, Vagner Garcia 
(Mano Gás) e Paulo Kleinübing.

Projeto que reconhece rodeio e outras atividades afins como patrimônio cultural em debate

       Audiência pública será realizada no dia 19 de março de 2025, quarta-feira, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, para o Poder Legislativo oportunizar o debate com a comunidade e os interessados sobre o Projeto de Lei n.º 11/25.

        A matéria, de autoria do vereador Luis Fernando Braite (PDT), propõe reconhecer o rodeio, o laço, e respectivas expressões artísticas e esportivas como manifestações culturais municipais; elevar essas atividades à condição de bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural Uruguaianense; e dispõe sobre as modalidades esportivas equestres tradicionais e sobre a proteção ao bem-estar animal.

      No PL são consideradas expressões artísticas e esportivas do rodeio e do laço atividades como montarias (Gineteadas); provas de laço; apartação; bulldog; provas de rédeas; provas de Tambores; paleteadas; e outras provas típicas.

     As modalidades esportivas equestres tradicionais são aquelas como adestramento, concurso completo de equitação, trabalho de mangueira; provas de velocidade, concurso de marcha, julgamento de morfologia; polo equestre; e paraequestre.

     A proposta é que as atividades fiquem reconhecidas enquanto intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade Gaúcha.

      O projeto também prevê que os regulamentos específicos para rodeios e as modalidades esportivas equestres por suas respectivas associações ou entidades tradicionalistas legais reconhecidas pela sociedade civil organizada devem estabelecer regras que assegurem a proteção ao bem-estar animal e prever sanções para os casos de descumprimento.

        O evento é realizado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Acesse na íntegra pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/11730

 

Semana Legislativa: 11 e 13 de março

        Informativo semanal com o resumo dos principais requerimentos e indicações em destaque na reunião do dia 11 e 13 de março de 2025.

      As matérias estão divididas por assuntos. As pautas das reuniões na íntegra estão disponíveis aqui no site da Câmara, na página SAPL, em “sessão plenária” e “matérias legislativas”.

        Os demais encaminhamentos, como projetos de lei em tramitação, eventos realizados e ações dos vereadores, também estão noticiados no site.


Inclusão

*Requerimento à Câmara Municipal para que realize Audiência Pública sobre o tema do Autismo.

Autor: Vereador Mano Gás (Requerimento n.º 205)

 

Saúde

*Indica Adoção de Políticas Públicas para cumprimento do Calendário de Feriados e Ponto Facultativo do ano de 2025, na rede pública de saúde.

*Indica alteração do Art. 6º a Lei Municipal n.º 4.793/17 (Incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias).

Autor: Vereador Anderson Cuco (Indicações n.º 102 e n.º 105)

 

Famílias do antigo lixão

*Requer ao Poder Executivo que forneça a lista das famílias do Lixão, que serão beneficiadas com as casas que foram construídas na Horta Pública.

*Requer informações sobre os trabalhos sociais que estão sendo realizados com as famílias que serão contempladas com moradias do antigo lixão.

Autores: Vereador Mano Gás (Requerimento n.º 204), Ver.ª Lilian Cuty (Requerimento n.º 212)

 

Infraestrutura e segurança

*Requer estudo técnico e projeto para apuração de materiais e pontos adequados de nossa cidade a receber o cercamento eletrônico.

*Requer convocação do Conselho do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais do Município de Uruguaiana (FUNDESTRADA) para que preste informações acerca dos serviços contratados, bem como, dos serviços que estão prestados nas estradas do interior.

*Requer estudo da revitalização, manutenção permanente e paisagismo do Projeto Bela Vista.

Autores: Ver.ª Stella Luzardo (Requerimento n.º 214 e 217), Ver. Paulo Kleinubing (Requerimento n.º 215)

 

Outros:

*Indica a realização de campanha de combate a violência contra mulheres durante o carnaval fora de época de Uruguaiana.

*Indica ao Poder Executivo a realização de um estudo de viabilidade para a inclusão da carne de ovinos na alimentação de rede escolar municipal.

*Indica ao Poder Executivo estudo de viabilidade para a instalação de pontos eletrônicos para o registro de frequência dos servidores públicos municipais, incluindo os cargos de confiança, que atuam em todos os órgãos e secretarias da administração municipal.

Autores: Ver.ª Lilian Cuty (Indicação n.º 108), Ver.ª Stella Luzardo (Indicação n.º 93 e n.º 94)

Comissão de Finanças aprecia realocação de verbas prevista em dois projetos de lei

Autorização do Legislativo para ajuste no orçamento municipal está prevista em dois projetos de lei apresentados na reunião do dia 13 de março de 2025 que serão encaminhados para análise da Comissão de Finanças e Orçamento.

        O Projeto de Lei nº 40/25 busca autorização para abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 2.454.412,40.

          São recursos para Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Assistência Social, principalmente de saldos de prestação de contas para ajuste na lei orçamentária.

     Ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico são os valores mais expressivos do projeto de lei para remanejo de verbas e execução das ações pertinentes ao FUMDE. São R$ 2.350.358,88 em verbas, superávits financeiros e aportes, conforme comprovantes, em anexo ao PL,e Ata do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – FUMDE.

     Também tramita para a Comissão o Projeto de Lei n.º 39/25 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente, no valor de R$ 327.000,00. O ajuste destina-se a atender necessidades do Poder Legislativo, especificamente na categoria econômica de indenizações e restituições, e de aprimoramento das condições e a manutenção dos serviços de tecnologia de informação e comunicação. Os recursos são provenientes de dotação orçamentária previamente reservada para a aquisição de terrenos ou imóveis destinados à ampliação da Câmara Municipal.

 

Conselho de Ministros Evangélicos de Uruguaiana poderá ser declarado de utilidade pública

No dia 13 de março de 2025, foi encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana, projeto de lei que busca declarar de utilidade pública, o Conselho de Ministros Evangélicos de Uruguaiana (CMEU).

         A matéria de autoria do vereador Adenildo Padovan (Podemos) tem o objetivo de reconhecer a importância e o impacto positivo das atividades da instituição na sociedade uruguaianense. “O trabalho contínuo na promoção da solidariedade e do amparo social demonstra o merecimento deste título para a CMEU, garantindo maior respaldo institucional à sua atuação e fortalecendo ainda mais suas iniciativas em prol da comunidade”, afirma Padovan sobre a iniciativa.

        O Conselho de Ministros Evangélicos de Uruguaiana (CMEU), fundado em 25 de agosto de 2009, é uma entidade que atua no campo religioso, filosófico e social. Localizado na região central de Uruguaiana, o CMEU desempenha um papel fundamental na promoção da assistência social, apoio comunitário e fortalecimento dos valores éticos e morais, contribuindo significativamente para a qualidade de vida da população.

      Ao longo de sua trajetória, o CMEU tem se destacado na organização de ações sociais, prestando auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo eventos de cunho beneficente e incentivando a cidadania por meio da fé e do diálogo interdenominacional. Além disso, o Conselho mantém uma estreita parceria com órgãos públicos e entidades da sociedade civil, reforçando seu compromisso com o bem-estar coletivo.

     O título é concedido a sociedades civis, associações e fundações com finalidade filantrópica e comprovada prestação de serviços à coletividade, conforme estabelecido pela Lei nº 2.019, de 11 de julho de 1989.

 

Legislativo analisa Projeto de Lei que proíbe contratação de condenados por maus-tratos a animais

Projeto de lei que veda o exercício de cargo, emprego ou função na Administração Pública de Uruguaiana, bem como a prestação de serviços ou participação em licitação, de pessoa condenada pela prática de crime de maus-tratos contra animais foi apresentado dia 13 de março de 2025 na Câmara Municipal.

            A proposição de autoria do vereador Paulo Kleinubing (Podemos) prevê que a restrição se estenda a todos os órgãos de Administração Pública direta e indireta, incluindo o Poder Executivo e Legislativo, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mistas com participação do município.

            O objetivo é reforçar a proteção animal, assim como garantir que os agentes públicos e as questões de serviço tenham conformidade com os valores da administração pública. De acordo com o parlamentar, como o exercício dessas funções impacta diretamente a sociedade, é essencial estabelecer critérios éticos que impeçam o acesso de pessoas com histórico de maus-tratos a animais.

             “Apesar da Lei, a ocorrência de maus-tratos ainda é uma realidade corriqueira em Uruguaiana, sendo necessária uma intervenção para amenizar o quadro atual, cabendo ao Poder Legislativo, em parceria com os órgãos de proteção animal, propor projetos que prevejam ações efetivas para inibir tais práticas”, justifica Kleinubing.

         De acordo com o texto, a restrição aplica-se após o trânsito em julgado de sentença penal condenatória e perdurará cinco anos após o cumprimento da reprimenda imposta ao sentenciado.

     É crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos, de acordo com a Lei 9.605/98. Existem várias condutas que podem caracterizar os crimes, tais como o abandono, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene, não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária se preciso, dentre outros.

          A proposta foi encaminhada para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.

Criação de política de Incentivo à contratação de mulheres acima de 60 anos tramita na Câmara

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu, no dia 12 de março de 2025, projeto de lei que propõe a criação da Política de Incentivo à Contratação de Mulheres acima de 60 anos.

        De autoria da vereadora Manoela Couto (PDT), a iniciativa busca promover a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho por meio da concessão de isenção de tributos municipais às empresas que realizarem tais contratações.

      O objetivo é incentivar a inclusão dessas mulheres no mercado de trabalho e promover a equidade de gênero. “A proposta não é somente aumentar as oportunidades de emprego para mulheres idosas, mas também contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas, ao mesmo tempo em que a cidade demonstra seu compromisso com a justiça social e o bem-estar de todos os seus cidadãos”, destaca Manoela.

      A isenção deve ser concedida às empresas que realizarem a contratação para cargos de qualquer natureza, desde que com vínculo empregatício formalizado, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e demonstrar, mediante documentos fiscais e trabalhistas, que as contratações são mantidas de forma contínua durante o período da concessão da isenção.

      O benefício abrange Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), relacionado à atividade da empresa contratante; taxas de licenciamento e fiscalização empresarial, conforme regulamentação vigente no município; e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para empresas que possuam estabelecimentos comerciais, industriais ou de serviços localizados no município.

       O PL dispõe sobre os critérios para as empresas obterem a isenção, assim como a responsabilidade da fiscalização por parte da Secretaria Municipal da Fazenda, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

 

 

Câmara celebra 20 anos de AAPECAN em sessão especial

         Em homenagem aos 20 anos da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão especial. O evento aconteceu dia 11 de março de 2025, por proposição do vereador Mano Gás, sob a presidência do presidente em exercício, Adenildo Padovan, e integraram a mesa a vereadora Lilian Cuty, e o Fundador e Diretor Executivo da AAPECAN, Paulo Vasques.

       Durante a solenidade, foi entregue um certificado de reconhecimento pelos serviços relevantes prestados pela instituição. Além disso, destacaram a importância da assistência integral oferecida pela AAPECAN as assistentes sociais da unidade de Uruguaiana, Patricia Manzoni e Priscila Lima, bem como as usuárias Antônia Iracema Pinheiro, de Uruguaiana, e Clarissa Lopes de Lopes, de Manoel Viana.

         Com a missão de atender, orientar e integrar pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social, a AAPECAN oferece suporte emocional e material para os pacientes e suas famílias. Entre os serviços gratuitos disponibilizados estão atendimentos sociais, psicológicos, nutricionais e orientação jurídica. Atualmente, a instituição atende cerca de 6.440 pessoas em todo o estado e, somente em 2024, distribuiu mais de 96 mil refeições.

        O vereador Mano Gás ressaltou a relevância do trabalho da entidade no apoio aos pacientes oncológicos da região. “A AAPECAN tem sua trajetória marcada pela solidariedade e pelo compromisso com o bem-estar dos assistidos. Seu trabalho vai além da assistência direta, promovendo também a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer”, destacou.

         O assessor de comunicação, David Pazato, descreveu a história de construída por acolhimento, solidariedade e cuidado da AAPECAN, que já impactou mais de 31 mil pessoas em todo o estado, oferecendo o suporte fundamental para pessoas que enfrentam o desafio do diagnóstico e o tratamento oncológico. “A AAPECAN é mais do que apenas uma instituição que oferta alimentação, hospedagem e suporte social, psicológico e nutricional. É um ponto de acolhimento emocional. É um espaço onde os usuários encontram não apenas os serviços essenciais, mas também um lugar onde se sentem ouvidos, apoiados e abraçados durante todo esse período do tratamento”, salientou.

            Paulo Vasques, fundador e diretor executivo da AAPECAN, relembrou o início da instituição, que surgiu a partir de um grupo de voluntários voltado ao atendimento de gestantes em situação de vulnerabilidade e que, ao longo do tempo, percebeu a necessidade de um suporte especializado para pacientes oncológicos. “É muito gratificante saber que o trabalho brilhante de cada um da equipe está fazendo a diferença na vida desses usuários e familiares. Agradeço a Deus em primeiro lugar e agradecer ao povo gaúcho que acredita e apoia o projeto”, afirmou.

 

 Todas as fotos estão disponíveis no Facebook da Câmara.

Recesso no meio do ano para profissionais de apoio à educação é assunto de Projeto de Lei

Na reunião do dia 11 de março de 2025, foi apresentado projeto de lei que dispõe sobre o direito ao recesso escolar de meio de ano para auxiliares pedagógicos, serventes e merendeiras, guardas escolares, secretários e auxiliares de secretaria da rede municipal de ensino.

         A proposta do vereador Luis Fernando Braite (PDT), foi encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Casa Legislativa.

        A matéria assegura a estes profissionais o direito ao recesso escolar de meio de ano, com duração idêntica à concedida aos professores definido pelo calendário escolar municipal, sem prejuízo de seus vencimentos.

          No período, esses servidores não serão convocados para o trabalho, salvo em casos excepcionais e devidamente justificados pela administração escolar, sendo estes casos regulamentados por decreto do Poder Executivo, garantindo a compensação das horas trabalhadas ou o pagamento de horas extras.

         No PL, o proponente destaca o papel fundamental desses profissionais no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento pedagógico dos alunos, na organização e limpeza das escolas, e na preparação e distribuição da merenda escolar.

         “O recesso escolar de meio de ano é um período de descanso e recuperação importante para todos os profissionais da educação. A concessão desse direito é uma forma de valorizar seu trabalho e garantir seu bem-estar”, justifica Braite.