Câmara celebra 20 anos de AAPECAN em sessão especial

         Em homenagem aos 20 anos da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão especial. O evento aconteceu dia 11 de março de 2025, por proposição do vereador Mano Gás, sob a presidência do presidente em exercício, Adenildo Padovan, e integraram a mesa a vereadora Lilian Cuty, e o Fundador e Diretor Executivo da AAPECAN, Paulo Vasques.

       Durante a solenidade, foi entregue um certificado de reconhecimento pelos serviços relevantes prestados pela instituição. Além disso, destacaram a importância da assistência integral oferecida pela AAPECAN as assistentes sociais da unidade de Uruguaiana, Patricia Manzoni e Priscila Lima, bem como as usuárias Antônia Iracema Pinheiro, de Uruguaiana, e Clarissa Lopes de Lopes, de Manoel Viana.

         Com a missão de atender, orientar e integrar pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social, a AAPECAN oferece suporte emocional e material para os pacientes e suas famílias. Entre os serviços gratuitos disponibilizados estão atendimentos sociais, psicológicos, nutricionais e orientação jurídica. Atualmente, a instituição atende cerca de 6.440 pessoas em todo o estado e, somente em 2024, distribuiu mais de 96 mil refeições.

        O vereador Mano Gás ressaltou a relevância do trabalho da entidade no apoio aos pacientes oncológicos da região. “A AAPECAN tem sua trajetória marcada pela solidariedade e pelo compromisso com o bem-estar dos assistidos. Seu trabalho vai além da assistência direta, promovendo também a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer”, destacou.

         O assessor de comunicação, David Pazato, descreveu a história de construída por acolhimento, solidariedade e cuidado da AAPECAN, que já impactou mais de 31 mil pessoas em todo o estado, oferecendo o suporte fundamental para pessoas que enfrentam o desafio do diagnóstico e o tratamento oncológico. “A AAPECAN é mais do que apenas uma instituição que oferta alimentação, hospedagem e suporte social, psicológico e nutricional. É um ponto de acolhimento emocional. É um espaço onde os usuários encontram não apenas os serviços essenciais, mas também um lugar onde se sentem ouvidos, apoiados e abraçados durante todo esse período do tratamento”, salientou.

            Paulo Vasques, fundador e diretor executivo da AAPECAN, relembrou o início da instituição, que surgiu a partir de um grupo de voluntários voltado ao atendimento de gestantes em situação de vulnerabilidade e que, ao longo do tempo, percebeu a necessidade de um suporte especializado para pacientes oncológicos. “É muito gratificante saber que o trabalho brilhante de cada um da equipe está fazendo a diferença na vida desses usuários e familiares. Agradeço a Deus em primeiro lugar e agradecer ao povo gaúcho que acredita e apoia o projeto”, afirmou.

 

 Todas as fotos estão disponíveis no Facebook da Câmara.