Notícias
Dados da violência contra mulher são destaque no Agosto Lilás
Relatório da Polícia Civil sobre dados da violência contra mulher no Rio Grande do Sul e Uruguaiana foi apresentado no espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 24 de agosto de 2021. Durante o mês “Agosto Lilás”, de atividades de conscientização sobre o assunto, por indicação da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), estiveram presentes a delegada Caroline Huber e a Coordenadora do CRAM, Janete Paré.
São 15 anos da Lei Maria da Penha, que proporcionou uma série de avanços no enfrentamento à violência doméstica. Em 2020, a Polícia Civil registrou 80 feminicídios consumados no RS, 43% dos feminicídios ocorreram no final de semana; 56% durante o dia; 70% dos crimes foram cometidos na residência da vítima ou do agressor. Em 2021, até junho foram 49 feminicídios consumados.
Ainda salientou-se na explanação que 82,5% das vítimas nunca registraram ocorrência contra o agressor; apenas 2% das vítimas possuíam medidas protetiva em vigor na época dos fatos, e 70% das vítimas não possuíam registro de ocorrência anterior. “Percebemos com esses dados que os registros de ocorrência salvam vidas. É preciso denunciar na primeira ameaça e situação de violência”, afirmou Caroline.
Em Uruguaiana, no 1º semestre de 2020 foram registradas 646 ocorrências e em 2021 foram 608 registros. Na oportunidade, também foi relatada a rede integrada de combate e acolhimento à mulher vítima de violência que conta com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher; Sala das Margaridas, Guarda Municipal; Brigada Militar e Centro de Referência de Atendimento à Mulher.
O CRAM, inaugurado em 05 de junho de 2020, atendeu até o momento 230 mulheres que sofreram algum tipo de violência.
Em Uruguaiana, os canais disponibilizados são:
-Telefone 24h: 197
Ligue 180 - ROMU 153
Brigada Militar 190
-DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher): 3411 1168
-Plantão da DPPA: 3412-1127
-Através do site: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br
-Whats App: (51) 98444 0606
-Presencialmente na Delegacia da Polícia Civil, Av. Pres. Vargas, 3905
- CRAM - Rua Dr. Maia, nº3112, Centro, parte superior da Secretaria de Desenvolvimento Social
Evento sobre LOA será sexta-feira
Na sexta-feira, dia 27 de agosto de 2021, às 9h30min, a Comissão de Finanças e Orçamento promove audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. O PL nº 82/21 traça as diretrizes, objetivos e metas da administração para o próximo ano.
Os anexos que complementam o projeto expõem detalhadamente os programas e subsidiam esses objetivos administrativos, todos disponíveis no sistema SAPL em “Documentos Acessórios” do Projeto.
A previsão de receita corrente líquida para o período é R$ 339.473.848,29. Na matéria estão especificados recursos e ações das secretarias, previsão da despesa por categoria econômica; relação de precatórios a serem pagos, entre outras informações orçamentárias.
Na íntegra pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4752
Videomonitoramento em pauta na Câmara
Requerimento do vereador Egídio Carvalho (Progressistas), do dia 19 de agosto de 2021, solicita informações sobre a disponibilidade dos equipamentos de segurança.
Busca-se conhecimento sobre quantas são, os locais onde estão instaladas e se todas estão operando. “Estas informações servem para tranquilizar nossa população e evidenciar o trabalho que está sendo realizado pela administração municipal em prol da segurança pública em nossa cidade”, salientou Egídio.
Também sobre videomonitoramento, a vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) indicou ao Poder Executivo a instalação de câmeras em pontos estratégicos no interior do município. “Temos elevados índices de ocorrências de abigeato, contrabando, descaminhos entre outros nos distritos de Uruguaiana; uma vez que não temos efetivos suficientes de segurança pública para manter a ordem e a segurança distrital deste município”, esclareceu Zulma sobre a demanda.
Câmara presente na instalação do 6º Batalhão de Polícia de Choque
Na quinta-feira, dia 19 de agosto de 2021, foi inaugurado 6º Batalhão de Polícia de Choque (6° BP Chq) em Uruguaiana. O Poder Legislativo acompanhou o momento e a agenda do governador do Estado, Eduardo Leite, e demais autoridades estaduais.
O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Carlos Delgado, compôs o palanque de honra da cerimônia com vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior; secretários de Estado Artur Lemos (Casa Civil) e Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), deputados federais e estaduais, Prefeito Ronnie Mello, o comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, o subcomandante-geral, Claudio dos Santos Feoli, e o comandante do Policiamento de Choque (CPChq), coronel André Ilha Feliú.
Os vereadores Marcelo Lemos, Zulma Ancinello, Celso Duarte, Adenildo (Bispo) Padovan, Egídio Carvalho e Manoela Rosa Couto estiveram presentes.
Na oportunidade, a aprovação de projeto de lei pela Câmara Municipal que autorizou a doação de área e viabilizou a instalação na unidade foi registrada. Durante o ato, o prefeito Ronnie Mello (PP), acompanhado do presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Delgado (PP), entregou ao Governador o decreto de doação da área e ressaltou que a medida somente foi possível graças ao apoio dos vereadores. "Muito obrigado a todos. Sem vocês isso não seria possível", disse.
A reforma da sede contou com a doação de R$ 130 mil por empresas locais ao Executivo municipal, que também arcou com a mão de obra. O 6° BP Chq contará inicialmente com 86 policiais - que pode passar de 156 - especialmente treinados para as atividades de alto risco desempenhadas por essas unidades de elite da BM. Sob o comando do major Otemar Bianchini, atuarão em Uruguaiana e em operações especiais na região.
Informações Jornal Cidade - Gabriela Barcellos




Modernização de registro de marcas e sinais é indicada
A proposta exposta dia 19 de agosto de 2021 foi indicada pela Bancada Progressistas, composta pelos vereadores Carlos Delgado, Celso Duarte, Egídio Carvalho e José Carlos Barbosa Zaccaro.
O registro assegura o direito de propriedade e dos rebanhos. A norma contempla espécies: bovino, caprino, ovino, bubalino, equino e muar, conforme as legislações sobre uso de marca a fogo no gado bovino e sobre a aplicação de rastreabilidade na cadeia produtiva das carnes de bovinos e de búfalos.
“Atualmente o sistema é precário, fichado em livros. São quase 7 mil registros e quando há necessidade de consulta ou novo cadastro todos precisam ser checados manualmente. Assim, indicamos a digitalização e implantação de sistema computadorizado, o que permitirá inclusive acesso das forças policiais, controle sanitário e de fiscalização para combate ao crime de abigeato”, esclareceu Carlos Delgado.
Proposta para apoio ao aleitamento materno é apresentada
A matéria de autoria da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT) foi apresentada dia 19 de agosto de 2021.
O objetivo é garantir a segurança alimentar das crianças em idade de aleitamento materno exclusivo, através de ações na atenção primária de saúde. Orientações, treinamento e as vantagens da amamentação devem ser incluídas nas atividades.
O PL também dispõe sobre espaços próprios para amamentação em todos os setores que atendam lactantes, em instituições de ensino e que as empresas privadas devam permitir o aleitamento materno em seu interior, tendo ou não espaços para essa finalidade.
“Estamos do Agosto Dourado de campanha de incentivo à amamentação, por isso é oportuna nosso projeto. A demanda das lactantes sempre foi pauta e mulheres têm o direito a alimentarem seus filhos, assim como as crianças a partir de zero anos tem o direito a uma alimentação adequada”, frisou Manoela.
Travessa no Salso poderá chamar-se de Aristides de Oliveira Goulart
Projeto de Lei a ser analisado pelas Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana propõe denominar “Aristides de Oliveira Goulart” rua no bairro Salso de Baixo. A proposição de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi apesentada dia 17 de agosto de 2021.
A demanda dos moradores locais foi oficializada através de abaixo-assinado com 65 participantes. O logradouro localiza-se na travessa da Rua da Peras. A ação viabiliza a readequação da numeração e devida identificação aos Correios, as empresas concessionárias de energia, água e esgoto ou outras.
O homenageado foi fundador do lugar conhecido como Chácara das Peras, participou de vários projetos na área, como a construção da BR 472, também cedeu parte de suas terras para a construção das ruas que existem hoje.
Auxiliou muitos moradores do local na construção de suas casas, que hoje formam a Chácara das Peras. Aristides foi produtor de leite, verduras, produtos coloniais e derivados, servindo ao bairro e o município.
“Pessoa cuja personalidade tinha por característica a humildade e um coração bondoso, ajudou na construção da capela na qual trabalhava em prol da formação de crianças e a capacitação de adultos para o mercado de trabalho. Com sua dedicação ajudou a alfabetizar muitos dos moradores do local”, justifica Marcelo.
Enfrentamento e pesquisa do COVID-19 em destaque
A pandemia de COVID-19 foi pauta na Câmara Municipal de Uruguaiana esta semana nos espaços de tribuna livre das reuniões. No dia 19 de agosto de 2021, a Coordenadora Regional da Saúde, Heili Temp, explanou sobre as ações de enfrentamento ao vírus na região da Fronteira Oeste por proposição do vereador Celso Duarte (Progressistas).
Na oportunidade foi relatado o trabalho desenvolvido nas diversas frentes da saúde como infraestrutura de hospitais, distribuição de insumos e vacinação. “Atingimos a capacidade máxima do sistema de saúde. A comunidade precisa ajudar para não vivermos o mesmo cenário. Estamos otimistas pelo controle do vírus, é preciso continuarmos com as máscaras e as vacinas”, salientou Heili.
Dia 17 de agosto, trabalho de pesquisa sobre a pandemia no estado foi demonstrado pela Coordenadora da Secretária de Saúde, Emanuele Ambros e a Farmacêutica, Raqueli Bittencourt. A presença foi indicada pelo vereador Egídio Carvalho (Progressistas).
O estudo populacional foi um raio-x do coronavírus no Rio Grande do Sul, sendo o único no mundo com dez fases numa mesma população. A matéria foi divulgada em publicação internacional e contou com a parceria de diversas instituições para o desenvolvimento.

Legislativo recebe Comdicau
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAU) estiveram na Câmara Municipal de Uruguaiana na quarta-feira, dia 18 de agosto de 2021. O presidente, vereador Carlos Delgado e a vereadora Zulma Ancinelo receberam do Conselho o presidente Samir Salman, a vice-presidente, Rosana Schineider Kessler, Maria de Lurdes Ibaldo, José Cleverson Teixeira, Kelly da Silva, Dirceu Paz e Douglas Thompson.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo, normativo, formulador e controlador da política de atendimento dos direitos. Avalia, acompanha e controla ações governamentais e comunitárias. É responsável pelo registro de entidades não governamentais e governamentais que desenvolvem programas com crianças e adolescentes na forma dos artigos 90 e 91 da Lei Federal 8069/90.
Na ocasião, as ações e os projetos do COMDICAU foram apresentados ao parlamento que reiterou apoio ao órgão.
Aprovados dois Pls para realocação de verbas
O PL nº 87/21 autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.558.730,45. A ação aloca recursos em rubricas da Gestão de Pessoal; Fundo Municipal de Saúde; Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico; Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; Fundo Municipal de Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; e Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.
Na íntegra disponível no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4799
O PL nº 88/21 autoriza a abertura de crédito adicional especial de R$ 101.000.00. Os valores são direcionados para Fundo Municipal de Cultura (R$ 100.000,00) para atender o Edital n.º 04/2021 – Chamada de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, disponível no site da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul – SEDAC – PRO Cultura. Também inclui R$ 1.000,00 no Fundo Municipal de Desenvolvimento Social para contratação de serviços de internet à plataforma digital.
Na íntegra disponível no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4800
Câmara recebe Fogo Simbólico da Pátria
Nesta quarta-feira, dia 18 de agosto de 2021, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu em solenidade a chama do Fogo Simbólico da Pátria. Autoridades civis e militares estiveram presentes no ato que marca o início das comemorações alusivas à Semana da Pátria e registra o início da guarda do fogo pelo Poder Legislativo que seguirá até o dia 1º de setembro.
O Fogo Simbólico representa a Pátria, e tem como nobre missão levar aos seus munícipes, a emoção do espírito patriótico, gerando integração natural pela fraternidade, promovendo a união de entidades públicas e civis que compõem a sociedade. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito, conforme o Exército Brasileiro.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Delgado, explanou sobre o significado da ação. “Exaltar a ideia de Pátria e cultuar as tradições nacionais, uma chama que alimenta os valores da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre como podemos fazer melhor pela nossa cidade, estado e país. Assim construímos a esperança por dias melhores, não esquecendo de nossos deveres, e renovando o amor por nossa terra e nossos símbolos”, afirmou Delgado.
A atividade é desenvolvida pela Liga de Defesa Nacional (LDN), presidente Vander Manoel Corrêa, e pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, diretor Ricardo Simas. Na oportunidade também fez uso da palavra em referência ao momento o Prefeito, Ronnie Mello.


Vagas em estacionamento para TEA é tema de PL
As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que trata sobre as vagas em áreas de estacionamento às pessoas com transtorno de espectro autista (T.E.A.). A proposição do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) foi apresentada na reunião do dia 17 de agosto de 2021.
A normativa municipal garante uso de vagas de deficientes em áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, aos portadores da carteira de identificação instituída pela Lei Federal nº 13.977/2020,
“Muitos autistas não ficam bem quando submetidos a alguma situação de estresse. Por isso é importante a facilidade no acesso, mesmo que não sejam os condutores de veículos, porque essas vagas são estrategicamente melhores posicionadas nos estabelecimentos”, considerou Zaccaro.
O parlamentar registrou que a finalidade é proteger os autistas e acompanhantes de situações que causem constrangimento e, principalmente, nervosismo.
Mudança na coleta de lixo dos distritos é sugerida
No dia 17 de agosto de 2021, o vereador Celso Duarte (Progressistas) apresentou a demanda da Barragem Sanchurí, São Marcos, João Arregui e demais localidades.
A solicitação inclui a coleta de resíduos duas vezes na semana, preferencialmente as segundas-feiras e quintas– feiras. “Hoje o recolhimento acontece somente aos sábados. Em breve as temperaturas aumentam e nos finais de semana há grande presença de público, assim solicitamos estudos para a proposta prevendo também o acúmulo de lixo nas localidades, por questões sanitárias e de saúde coletiva”, esclareceu Celso.
Próximos 4 anos de orçamento em discussão sexta-feira
A Comissão de Finanças e Orçamento realiza audiência pública virtual na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto de 2021, às 9h30min, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana. Na ocasião será discutido o Pl nº 70/21 que institui o Plano Plurianual de Uruguaiana para o período de 2022-2025.
O PPA é o instrumento de planejamento da administração que define os objetivos financeiros e prioridades em todas as áreas como saúde, educação, esporte, cultura, lazer, segurança, mobilidade urbana, assistência social, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento econômico urbano e rural. No Plano, consta a previsão de receita para o período, o demonstrativo das metas das ações de governo e a descrição dos programas previstos.
O evento oportuniza a manifestação da comunidade sobre as diversas metas programadas na matéria. Sugestões poderão ser apresentadas e dúvidas esclarecidas. Emendas podem ser protocoladas até dia 30 de agosto.
A audiência acontece de forma virtual e com público restrito, conforme estabelecido nos protocolos de combate ao Covid-19. Transmissão pelas redes sociais e pelo canal E-Democracia.
Veja na íntegra através do link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/4684
CCJ analisa contratações para saúde e Conselho de Turismo
O PL 89/21 trata de profissionais para atuação na Vigilância Epidemiológica, sendo enfermeiro (2 vagas); técnico de enfermagem (8 vagas); assistente social (1 vaga); no Serviço de Assistência Especializada: IST/AIDS, HV e TB (Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Tuberculose), sendo enfermeiro (2 vagas) e técnico em enfermagem (2 vagas); e no LAMINF – Laboratório de Monitoramento de Infecções do HIV, duas vagas de farmacêuticos.
As contratações deverão ser efetuadas através de processo seletivo simplificado, e se darão por regime jurídico-administrativo, pelo prazo de até seis meses, prorrogáveis por iguais períodos. A medida impõem-se pela necessidade de se manter o pleno atendimento dessas unidades.
Conselho de Turismo
Também é apreciado o PL nº 85/21 que dispõe sobre a organização, composição e atribuições do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Refere-se a criação de órgão consultivo e deliberativo, que deverá obedecer a um plano de desenvolvimento e auxiliará na determinação de ações estratégicas para se alcançar o fortalecimento das atividades turísticas e econômicas em Uruguaiana, bem como estimular o estabelecimento de investimentos estaduais, nacionais e internacionais no município.
O PL estabelece a composição do Conselho por 16 titulares e respectivos suplentes, representantes de órgãos governamentais e não-governamentais. Revogam-se as disposições em contrário, especialmente a Lei n.º 2.453, de 20 de maio de 1994 criando o CMTUR.
O Poder Executivo registrou na justificativa da matéria que a solicitação de alteração do CMTUR, se deu em virtude de que entidades que atuam diretamente com o planejamento e organização do turismo na cidade, não constavam na composição estabelecida inicialmente, dificultando, muitas vezes, as projeções adequadas ao turismo local. Entre elas Sindicato Rural; SINDILOJAS; SEBRAE e UNIPAMPA.