Dados da violência contra mulher são destaque no Agosto Lilás

Relatório da Polícia Civil sobre dados da violência contra mulher no Rio Grande do Sul e Uruguaiana foi apresentado no espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 24 de agosto de 2021. Durante o mês “Agosto Lilás”, de atividades de conscientização sobre o assunto, por indicação da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), estiveram presentes a delegada Caroline Huber e a Coordenadora do CRAM, Janete Paré.

São 15 anos da Lei Maria da Penha, que proporcionou uma série de avanços no enfrentamento à violência doméstica. Em 2020, a Polícia Civil registrou 80 feminicídios consumados no RS, 43% dos feminicídios ocorreram no final de semana; 56% durante o dia; 70% dos crimes foram cometidos na residência da vítima ou do agressor. Em 2021, até junho foram 49 feminicídios consumados.

Ainda salientou-se na explanação que 82,5% das vítimas nunca registraram ocorrência contra o agressor; apenas 2% das vítimas possuíam medidas protetiva em vigor na época dos fatos, e 70% das vítimas não possuíam registro de ocorrência anterior. “Percebemos com esses dados que os registros de ocorrência salvam vidas. É preciso denunciar na primeira ameaça e situação de violência”, afirmou Caroline.

Em Uruguaiana, no 1º semestre de 2020 foram registradas 646 ocorrências e em 2021 foram 608 registros. Na oportunidade, também foi relatada a rede integrada de combate e acolhimento à mulher vítima de violência que conta com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher; Sala das Margaridas, Guarda Municipal; Brigada Militar e Centro de Referência de Atendimento à Mulher.

O CRAM, inaugurado em 05 de junho de 2020, atendeu até o momento 230 mulheres que sofreram algum tipo de violência.

Em Uruguaiana, os canais disponibilizados são:

-Telefone 24h: 197

Ligue 180 - ROMU 153

Brigada Militar 190

-DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher): 3411 1168

-Plantão da DPPA: 3412-1127

-Através do site: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br

-Whats App: (51) 98444 0606

-Presencialmente na Delegacia da Polícia Civil, Av. Pres. Vargas, 3905

- CRAM - Rua Dr. Maia, nº3112, Centro, parte superior da Secretaria de Desenvolvimento Social