Notícias

Evento registra data da Proclamação de República

            A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza sessão solene alusiva à Proclamação da República, no dia 10 de novembro de 2022, às 19h. No evento, seis cidadãos serão homenageados, registrando a data que marcou o primeiro grande avanço brasileiro rumo à consolidação da democracia, com fim da monarquia e início do presidencialismo no Brasil, em 15 de novembro de 1889.

          O Diploma de Honra ao Mérito será recebido por Suzana da Veiga Ribas, através de proposição do vereador Marcelo Lemos. A Grande Condecoração Municipal “Medalha de Ouro” será entregue a Francisco Martins Bastos Sobrinho, por sugestão do vereador Balaka Bermúdez; ao Ten Paulo César Saraiva de Camargo, por indicação do vereador José Clemente Correa; a Vander Manoel Freitas Corrêa e a João Luis Ferreira Miller, conforme designação da vereadora Márcia Fumagalli.

           O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana será concedido ao Ten Ivaldo Jorge Trindade Martins, por requerimento do vereador Celso Duarte.

Câmara recebe proposta para redução gradativa de carroças

             Vereadores e comitiva do Poder Executivo trataram sobre Programa Municipal de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal em Uruguaiana. O projeto de lei protocolado nesta segunda-feira, dia 7 de novembro de 2022, será analisado pelas Comissões Técnicas da Casa Legislativa.

              No gabinete do presidente, vereador Paulo Kleinubing, parlamentares acompanharam as considerações sobre a proposta pelo prefeito, Ronnie Mello, e diversos secretários municipais. Conforme destacado, o Projeto de lei é resultado de análise de Grupo de Trabalho Interinstitucional formado para elaborar proposta proibindo o trânsito de veículos de tração animal/carroças, na área urbana.

         “Este programa foi pensado para coibir o trânsito, mas amparando as famílias nas diversas áreas, como educação, segurança e assistência social. A medida considera a mobilidade urbana e o cometimento de maus tratos aos animais; contemplando melhorias das condições de vida dos proprietários de veículos de tração animal, dos seus familiares, e garantindo o bem-estar que é imprescindível”, justifica o prefeito.

           O projeto trata das atribuições de diversas secretarias; prazos e restrições; procedimentos e medidas administrativas. Entre as disposições está a microchipagem dos animais; o cadastramento dos veículos e animais de tração; o cadastramento sócio-familiar de proprietários e condutores; implantar nas escolas municipais o projeto de empreendedorismo e trabalho; e instituição de programa temporário de transferência de renda, a ser regulamentado por legislação específica

         A matéria na íntegra pode ser consultada no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/6379

 

 

 

Plano Municipal de Asfaltamento é detalhado na Câmara

             O Poder Executivo participou da reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 3 de novembro de 2022 para tratar do Plano Municipal de Asfaltamento. Por proposição do vereador Carlos Delgado (PP), o prefeito, Ronnie Mello, e secretários de Infraestrutura Urbana e Rural, Joalcei (Juca) Gonçalves, e de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio, explanaram sobre as obras asfálticas projetadas através do Programa de Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), no valor de R$ 18.000.000,00.

            Conforme exposto, para seleção dos trechos foram priorizadas vias que facilitem o escoamento e mobilidade do trânsito, considerando ainda área de acesso a serviços de saúde, educação e ligação entre bairros.

          “Estamos intensificando os investimentos em obras de asfaltamento, porque desde 2017 foram feitos mais de 7 mil metros de novas pavimentação e 50 quadras de asfalto, como Setembrino de Carvalho, Adir Mascia e João Laptz. Sempre considerando normas técnicas, com análise de solo para garantir durabilidade”, registrou o Prefeito.

             As próximas obras serão a Rua Hércules Alaor Bom, Bairro Cidade Nova, entre as ruas Miguel Beleza e Alcides Trein; a Rua Sarandi, bairro Cabo Luiz Quevedo, entre ruas Emílio Tauceda e Monteiro Lobato; a rua Gregório Beregaray, bairro São João, entre as ruas Venâncio Aires e Joaquim Murtinho; a Rua Bento Martins, bairro Santana, entre as ruas Bento Gonçalves e Ramão Prunes de Oliveira; e Rua Uruguaia (duas alamedas) e Rua Irmãos Galante, bairro União das Vilas, até a Rua 21 de abril.

Serviços e informações de saúde estão acessíveis em Aplicativo

         O aplicativo SAU possui informações sobre todos os serviços de saúde do município. No espaço da tribuna livre do dia 1º de novembro de 2022, as funcionalidades da ferramenta foram apresentadas pelo professor da UNIPAMPA, Jeferson Rafael, por proposição da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Paulo Kleinubing.

        Entre os conteúdos disponíveis estão locais de atendimento em saúde; contatos das unidades; campanhas de saúde em desenvolvimento; atualizações da COVID-19; e espaço com jogos infantis para uso em salas de aulas. Também está divulgada a lista de medicamentos disponíveis e faltantes nas Farmácias Básicas.

          “O usuário, antes de deslocar-se até as farmácias, podem consultar se seu medicamento está disponível. A população, o turista, o estudante, os estrangeiros, os caminhoneiros têm na palma da mão informações e até a rota traçada para o atendimento em saúde mais próximo, em três idiomas”, afirmou o docente.

            O App SAU foi criado através de projeto de pesquisa e desenvolvido por equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Pampa, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana e Prefeitura. Está disponível no play store ou em navegação pelo link: https://applink.com.br/app_da_saude_em_uruguaiana.

Fisioterapeuta para interior do município é requerido

Disponibilização de profissional da área de fisioterapia para atendimento no interior do município é solicitada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

           Requerimento do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi apresentado na reunião do dia 1º de novembro de 2022.

           O parlamentar indica a necessidade de fisioterapeuta para população em localidades como Barragem Sanchuri, São Marcos, João Arregui e adjacências, no mínimo uma vez por semana. “Estamos formalizando um pedido já feito à Secretaria Municipal de Uruguaiana. A demanda é urgente para a melhoria e maior comodidade às famílias que precisam deslocamento até a área urbana, por vezes com o auxílio de vizinhos ou transporte coletivo”, afirmou Marcelo.

 

REFIS 2022 tramita na Câmara

A instituição do programa de recuperação fiscal (REFIS 2022) será analisada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

        Na reunião do dia 1º de novembro de 2022, o projeto de lei do Poder Executivo foi encaminhado para apreciação das Comissões Técnicas.

        A proposta concede desconto de 100% nos juros e multas de débitos tributários e não tributários inscritos ou não em dívida ativa, em cobrança administrativa ou judicial, com vencimento até 31/12/2021.

        O desconto é exclusivamente para pagamento à vista, com previsão de vigência de 16 de novembro a 29 de dezembro de 2022. O executivo justifica que o Município está recorrendo, ao Programa de anistia na expectativa de recuperar a meta e o equilíbrio de seu Orçamento para o exercício financeiro.

Recolhimento de lixo no interior em 2 dias é solicitado

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicita ao Poder Executivo que viabilize o recolhimento de resíduos sólidos nos distritos em dois dias.

        Na reunião do dia 27 de outubro de 2022, o vereador Celso Duarte (PP) apresentou a demanda. Atualmente, o recolhimento de lixo acontece somente nos sábados. O parlamentar indica ampliar e alterar o sistema de coleta, sugerindo implementação nas segundas e quintas-feiras. “Especialmente com a chegada do verão, Barragem Sanchuri, São Marcos, João Arregui e demais localidades do interior, têm grande aumento de público residente e de turistas. O lixo acumula e somente é recolhido no outro sábado. É necessário mudança nessa logística”, afirmou Celso.

Câmara registra Dia do Servidor Público

             Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor Público, foi tema na Câmara Municipal de Uruguaiana. Explanou em alusão à data o Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (SIMUR), representada pela presidente, Andrea do Canto, na reunião do dia 27 de outubro de 2022, por proposição do vereador Carlos Delgado (PP).

           “É um momento de celebração e reflexão sobre a importância do servidor público para o atendimento à população. A pandemia foi oportunidade para mostrar e mensurar o valor desses profissionais, com destaque, por exemplo, na área da saúde e segurança, e professores”, afirmou Andrea.

        Na oportunidade, o legado de Luiz Alberto Borges do Canto (Cuíca), vítima da COVID-19, foi exaltado, salientando conquistas como a reativação do sindicato, aquisição da sede, convênio com IPE e restabelecimento de direitos.

 

Abertura de crédito da Câmara tramita nas Comissões

Projeto de lei que autoriza a abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 2.964.816,09.

        A matéria apresentada, no dia 25 de outubro de 2022, visa alocar recursos em rubricas da Câmara Municipal. Conforme a justificativa, o fato gerador da operação decorre da orientação do Tribunal de Contas do Estado – TCE/RS, que observou uma divergência entre valor de Receita Realizada no Exercício Anterior – RREA, declarada no Programa Autenticador de Dados - PAD/TCE-RS, referente ao 3º Quadrimestre 2021, pelo Poder Executivo e a declarada pelo Poder Legislativo Municipal, havendo necessidade da correção dos valores das Receitas 2022.

Projeto adapta cargos de Guardas Municipais à legislação federal

           A Câmara Municipal de Uruguaiana analisa projeto de lei sobre a criação do cargo de provimento efetivo de Guarda Civil Municipal. A matéria de autoria do Poder Executivo foi apresentada na reunião do dia 25 de outubro de 2022 para encaminhamento às Comissões Técnicas da Casa Legislativa.

          A proposição cria no Grupo de Fiscalização e Vigilância, 132 cargos efetivos de Guarda Civil Municipal. A alteração no provimento se impõe ao município, pela exigência de formação de nível médio completo para esta categoria profissional, a partir da vigência da Lei Federal que “Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais”.

        O número de cargos resulta da soma de vagas previstas em leis vigentes. O Poder Executivo salienta a necessidade da medida para preenchimento das vagas em aberto, nesta categoria funcional, hoje na ordem de 55 vacâncias dos 132 cargos.

         O projeto de lei ainda refere-se a 77 cargos atualmente com exigência de formação de ensino fundamental que serão extintos na medida em que ocorreram as vacâncias; ao preenchimento de cargos observado o percentual mínimo de 10% para o sexo feminino e às disposições sobre o curso de formação.

           A categoria esteve presente na Câmara Municipal em audiência com o vereador Clemente, representando o Poder Legislativo. A autoridade registrou que o projeto é uma adequação à Lei Federal nº 13.022/201 e viabilizará a realização de novo concurso para o cargo no município. "A categoria já nos trouxe dúvidas e o Poder Legislativo garantirá que não haja prejuízo aos direitos dos atuais guardas municipais em atividade, com estudo, emendas e participação da classe", afirmou Clemente 

       

Autoridades articulam ações para maior segurança em atividades noturnas

         A Comissão de Serviços Municipais e Segurança reuniu-se nesta segunda-feira, dia 24 de outubro de 2022, com representações de órgãos da administração pública e segurança. Na pauta da discussão esteve o registro de desordem em alguns estabelecimentos e necessidade de antecipar medidas para contenção de violência, com objetivo de coibir excessos, perturbação de sossego e badernas que prejudiquem a população e aqueles que trabalham regrados e com conduta adequada.

         Os vereadores Clemente Correa, Egídio Carvalho, Fernando Balaka Bermudez, Marcia Fumagalli, Zulma Ancinello, Adenildo (Bispo) Padovan, Celso Duarte, Carlos Delgado e Cristiano Bonapace integraram os trabalhos.

            “Nossa intenção não é impedir o exercício dessas atividades ou querer que alguém não trabalhe. O objetivo é precipitar ações para que a comunidade desfrute do laser com regras, limites e responsabilidade. Tivemos situação de cidadãos acuados, veículos depredados e aglomerações excessivas com brigas, e não vamos esperar que alguém sofra mais para assumir uma postura”, afirmou o vereador presidente da Comissão, Clemente.

          Na reunião de trabalho, as secretarias municipais sintetizaram as determinações legais e atividades desenvolvidas. Estiveram presentes as secretarias de Segurança e Trânsito, de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e de Governo. Entre os apontamentos, o licenciamento de estabelecimentos, a fiscalização e determinações da administração.

          As questões serão tratadas em grupo de trabalho misto para estudo das sugestões e das legislações para atuação mais eficiente dos órgãos responsáveis. Também manifestaram-se o Corpo de Bombeiros, a Ordem dos Advogados do Brasil, o 1ºBPAF, 4º Batalhão Ambiental, a Polícia Civil, o Conselho Tutelar e representantes de estabelecimentos comerciais.

  

 

Pl para expansão de atividades de empresa é analisado

As Comissões Técnicas analisarão projeto alterando lei que autorizou o município a proceder à doação de área a grupo empresarial econômico Uruguaiana.

           Conforme o Poder Executivo, a mudança atende reivindicação da própria empresa, já instalada no Distrito Industrial deste 2017, para expansão das atividades econômicas.

              A partir da atualização da razão social da empresa M. A. Moresco Filho LTDA para Transbrax Transporte e Armazenamento LTDA, com a devida apreciação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi aprovada a inclusão de serviços no centro de distribuição para comercialização, distribuição, logística, transporte de cargas em geral, depósito e armazenamento.

           O Projeto de lei foi apresentado na Câmara Municipal de Uruguaiana dia 21 de outubro de 2022.

 

Praça da Santinha se chamará Caio Silva

          A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que denomina “Praça Caio Silva” a Praça localizada na rua Vasco Alves em frente a “Santinha no Rio Uruguai”. A proposta do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi votada na reunião do dia 20 de outubro de 2022.

         Nascido no dia 28/10/1959 em Quaraí, Carlos Alberto Soares da Silva, 61 anos, foi radialista, professor de música e cantor. O comunicador faleceu vítima de complicações da Covid-19 no dia 18 de março de 2021.

      Era conhecido pelo seu jeito alegre de se comunicar com os ouvintes da rádio Charrua, onde trabalhou por 30 anos. Na emissora, ele apresentou por muitos anos os programas Espaço Aberto, Fim de Tarde Nativo e Querência Charrua. Ligado intimamente à música, durante muitos anos foi professor de violão.

        “Homenageamos um homem prestigioso e notável, sua pessoa será sempre lembrada com carinho e respeito. Dedicou-se à comunicação e à nobre arte de ensinar os segredos das cordas a milhares de alunos”, registrou Marcelo.

Troféu Imprensa é entregue a Luis Alberto Goulart

           Em cerimônia realizada no dia 20 de outubro de 2022, a Câmara Municipal de Uruguaiana concedeu o Troféu Imprensa 2022 ao jornalista Luis Alberto Irasosques Goulart. O profissional iniciou a carreira na rádio em 1978, atuando posteriormente na televisão como repórter, apresentador e chefe de jornalismo e em assessoria de imprensa em diversos setores. Recebeu premiações em concursos internos entre as emissoras de TV com três reportagens vencedoras no ano de 1990. Desde 2014 trabalha na Rádio Líder FM/Diário da Fronteira.

          Na oportunidade, o homenageado agradeceu a distinção do Parlamento e relacionou as diversas atuações na rádio e na televisão. A vereadora Marcia Fumagalli, em nome do Poder Legislativo, destacou a respeitada trajetória profissional de Luis Alberto. “Merecido reconhecimento da Câmara por esse talento que faz a diferença para a comunicação em Uruguaiana”, afirmou.

 

Enfrentamento à intolerância religiosa é destaque na tribuna

        A valorização da cultura e religiosidade dos povos de matriz africana e o enfrentamento à intolerância religiosa foram destaque na Câmara Municipal de Uruguaiana. No dia 20 de outubro de 2022, o Conselho Federativo dos Cultos Afro-umbandistas da América do Sul (AFROCONESUL), representada pelo cônsul, Flávio Marotte, fez uso da tribuna livre por proposição do vereador Clemente Correa (PDT).

       “Precisamos desmistificar muitas coisas, e com conscientização saber o propósito e o fundamento das religiões de matriz africana. Em Uruguaiana contribuímos com diversas famílias carentes e trabalhamos combatendo intolerância, racismo e preconceito”, afirmou Marotte.

          Seminários explicativos e divulgação de leis vigentes de proteção à liberdade religiosa são promovidos. Em 2022, o vereador Clemente propôs a ampliação e o fortalecimento da Semana da Cultura Afro-Brasileira em Uruguaiana, possibilitando inclusive a destinação de recursos públicos para a realização do evento através de lei orçamentária.

Ações do documento