Notícias

Câmara planeja atividades da Semana Farroupilha

           Na programação da Semana Farroupilha de 2023, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizará atividades alusivas aos festejos que celebrarão o centenário da Revolução de 1923. No dia 2 de agosto, o presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves recebeu o presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilha no município, José Henrique Andriotti.

        Durante o encontro, foi debatida a importância de valorizar a cultura gaúcha e de fomentar a preservação das tradições. Também houve destaque para a necessidade de resgatar a história do Rio Grande do Sul e reconhecer a significativa contribuição de figuras uruguaianenses, a exemplo de Setembrino de Carvalho e seu legado.

            Entre as ações planejadas estão a realização de sessão solene com homenagens a personalidades tradicionalistas no parlamento e de reunião ordinária na Praça Farroupilha. “Essas ações visam não apenas enaltecer a herança cultural, mas também promover o engajamento da comunidade em momentos que evocam a identidade e os valores gaúchos”, justifica Juca.

Desconto na fatura de energia elétrica para residências de autistas é indicado

A implementação de programa de descontos na energia elétrica para famílias que tenham pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) é solicitada pela Câmara de Uruguaiana.

       A indicação de autoria do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas) foi apresentada na reunião do dia 1º de agosto de 2023.

       No Pará, o programa “Energia Azul” foi adotado em maio 2022 e possibilita desconto de até 65% de desconto na conta de energia elétrica, com base na interpretação humanizada do art. 177, inciso III da Resolução 1000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

         A sugestão da Câmara de Uruguaiana será encaminhada para estudo da viabilidade da proposta pela empresa Rio Grande Energia (RGE), concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em vários municípios do estado do Rio Grande do Sul.

 

Divulgação de lista de espera para castração é solicitada

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicitará ao Poder Executivo que disponibilize à comunidade lista com o nome dos tutores e animais que aguardam o procedimento de castração.

             O requerimento da vereadora Marcia Fumagalli (PSB) foi aprovado na reunião do dia 1º de agosto de 2023.


         A parlamentar sugere a publicação da lista com informações em ordem cronológica de espera, para que os interessados possam acompanhá-la. “É grande o grande número de munícipes que diariamente buscam por informações em nosso Gabinete sobre os serviços de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem Estar Animal, especialmente sobre os procedimentos de castrações”, registra Márcia.

            Também o requerimento prevê que a lista seja publicada no mural e no site oficial da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, bem como em suas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Legislativo presente nos “Jogos Rurais”

          Neste final de semana, aconteceram os “Jogos Rurais” no distrito do Plano Alto. No dia 21 de julho de 2023, a Câmara Municipal de Uruguaiana, representada pelo presidente vereador Juca (Joalcei) Gonçalves e vereador Carlos Delgado, prestigiou o evento de abertura da competição.

            A Escola Antônio Lôndero sediou o evento que envolveu cerca da 100 atletas da comunidade local, de João Arregui e da Barragem, Sanchuri em disputas de voleibol, futsal, futebol sete e outras modalidades como cabo de guerra, serra mista e estacionamento de trator. O “jogos rurais” são organizados pela Prefeitura, tendo como parceiros a EMATER/RS e o SESC Uruguaiana.

            Todas as fotos estão disponíveis na página da Câmara no facebook.

 

Câmara destaca ações dos primeiros meses de 2023

A Câmara Municipal de Uruguaiana registra as principais ações institucionais dos primeiros meses de 2023, enfatizando as atividades coletivas que envolveram vereadores e servidores, empenhados em aprimorar os serviços para melhor atender à comunidade, legislar e trabalhar pelo desenvolvimento.

Entre o destacado está o trabalho da Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento; a ativação do Whatsapp para recebimento de manifestações e o registro de quase 4 mil visitas no prédio do parlamento.

Em números foram encaminhados 497 requerimentos e 150 indicações com sugestões e pedidos de providências para setores responsáveis. Até julho, recebidos para análise 112 projetos de lei.

"Obtivemos resultados positivos tanto nas matérias de plenário quanto nas ações de mobilização e estruturação do Legislativo para atender melhor às demandas dos cidadãos de Uruguaiana. Nosso trabalho é baseado no respeito, gestão eficiente e compromisso com nossa comunidade. A partir da avaliação e acompanhamento do que realizamos, a Câmara de Uruguaiana irá projetar novas atividades para o 2° semestre e desenvolvimento da cidade", destaca o presidente da Câmara, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves.

Na oportunidade, o Poder Legislativo também salienta as atividades em destaque mês a mês.

Julho
Mobilização pela votação da Br 290 e Hospital Regional do “Brasil Participativo”

Câmara regulamenta entrega de moções de congratulações e louvor, com criação de reunião especial para o ato.

Junho
Câmara devolve 1 milhão de reais do primeiro semestre e o repasse mensal de 106 mil reais para o serviço de medicina da UTI Neonatal, totalizando R$ 1.742.000,00 na gestão 2023.

Gestão pública sustentável foi tema de curso do Senado em Uruguaiana

Maio
Homenagens foram realizadas em comemoração aos 177 do município

Abril
Inauguração da “Galeria das Vereadoras” e evento “Mulheres no Legislativo” com parceria do TRE-RS
Iniciou o 2º módulo de Libras para servidores públicos na Câmara

Março
Câmara investe em energia solar e ações de sustentabilidade foram continuadas, com distribuição aos servidores de canecas para uso na Casa Legislativa, visando redução de consumo de copos descartáveis.

Fevereiro
O canal no Youtube, com transmissões ao vivo, teve a estreia.

Janeiro
Comissão de Serviços Municipais embargou a obra da BRK

 

Capacitação interna da Câmara aconteceu hoje

          A Câmara Municipal de Uruguaiana, através da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, realizou dia 28 de julho de 2023, treinamento sobre Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) para os cargos em comissão para aprimorar os conhecimentos.

        O site do Poder Legislativo, hospedado na plataforma do Senado Federal, disponibiliza o SAPL para consulta das matérias em tramitação da Câmara. Além disso, o Sistema oferece uma navegação que permite acompanhar o trabalho dos vereadores, a tramitação de projetos, a pauta das reuniões e a presença dos vereadores, entre outras informações úteis para o público em geral.

          O SAPL é uma ferramenta de informações do que acontece no âmbito municipal, que permite aos cidadãos o acesso às mais de 5 mil e quinhentas leis aprovadas, andamento dos processos legislativos, pedidos de serviços e atendimento às demandas da comunidade.

         A consulta pode ser feita pelo site da Câmara Municipal no menu lateral da direita, na opção SAPL.

 


 Informações disponíveis:

 MESA DIRETORA: Órgão colegiado, composto por cinco vereadores a quem cabe a direção dos trabalhos legislativos.

 COMISSÕES: Órgão da Casa Legislativa, de natureza técnica especializada e que tês por objetivo prestar melhores esclarecimentos aos parlamentares para a tomada de decisão. Assim, as comissões elaboram estudos, pareceres e respeito de determinados projetos de lei e investigação de irregularidades sobre fatos.

 PAUTA DAS SESSÕES: Utilizadas para se determinar quais matérias serão discutidas e votadas.

 SESSÃO PLENÁRIA: Foro apropriado para a tomada de decisões sobre os projetos de lei e outras matérias legislativas ou administrativas, aprovadas ou rejeitadas em votação pelos parlamentares.

 MATÉRIAS LEGISLATIVAS: Têm início com o processo de criação de leis e apresentação de projetos no Poder Legislativo.

 NORMAS JURÍDICAS: na íntegra todas as emendas à Lei Orgânica, às leis complementares, às leis ordinárias, aos decretos legislativos e às resoluções.

 RELATÓRIOS: contém informações estatísticas sobre a produção legislativa dos parlamentares e da Casa, dispostas e agrupadas de diferentes formas de acordo com parâmetros fornecidos.

 

 

Câmara regulamenta entrega de moções de congratulações

No segundo semestre de 2023, a entrega de certificados relativos às moções de congratulações e louvor aprovadas no Poder Legislativo de Uruguaiana serão entregues em reunião especial.
            Através de resolução da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, ficam determinadas diretrizes para o ato de entrega das moções estabelecidas no artigo 157 de Regimento Interno. 
     “Nosso objetivo é criar o espaço para realmente dar o prestígio às instituições e pessoas que receberem este reconhecimento do Poder Legislativo. Além disso, buscamos otimizar as reuniões ordinárias, dedicando-as exclusivamente à discussão e apreciação da pauta”, esclarece Juca.
     Ao final de cada mês poderá ser realizada uma Reunião Especial para a entrega dos certificados solicitados, conforme moções já aprovadas em reunião ordinária, não havendo limitação ao número de certificados a serem entregues.
      A Resolução também determina que não serão entregues certificados nas reuniões plenárias ordinárias; nas moções deverão constar o nome do homenageado e a solicitação de entrega de certificado, registrados no protocolo; e o conteúdo do certificado atenderá ao texto da moção aprovada, contendo as assinaturas do presidente e do autor.
      O documento entrou em vigor no dia 13 de julho de 2023.

Projetos sobre Cantão, transporte coletivo e ajustes no orçamento foram aprovados hoje

Os vereadores aprovaram cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo em reunião extraordinária realizada dia 25 de julho de 2023.

           O PL nº 108/2023 altera a redação e acrescenta dispositivos na Lei n.º 4.876/17 que dispõe sobre os Serviços de Transporte Coletivo Público de Passageiros Urbano e Rural de Uruguaiana. As modificações visam a atualização de modo geral da Lei para readequação e atualização de procedimentos previstos em legislação superior mais recente, tornando-a, em nível local, apta para servir de referência na abertura do competente processo licitatório à concessão desses serviços.

            Na oportunidade, o Poder Executivo destaca que haverá um melhor detalhamento das categorias e tipos de transportes a serem empregados no município, facilitando as respectivas contratações. Igualmente no que se refere a idade máxima e média de fabricação dos veículos que serão utilizados na operação do Sistema de Transporte Urbano e Rural nas concessões e/ou permissões, influenciando diretamente no valor das tarifas a serem cobradas.

          PL na íntegra: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/8133

             A proposta de ampliar o prazo de concessão de uso, a título oneroso, de áreas e instalações do local denominado ‘Cantão’, no 5º Distrito – São Marcos foi aprovada através do PL nº 110/23. A Lei n.º 5.309 de 2021, autorizava o uso do espaço por cinco anos. Nesses termos, o processo licitatório não obteve o êxito esperado. Diante disso, propõe-se autorizar a concessão da área por 10 anos, na expectativa de tornar a concorrência mais atrativa.

          PL na íntegra: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/8135

              Na reunião extraordinária, três projetos de lei aprovados tratam de realocação de verbas no orçamento vigente. O PL nº 106/23 autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 4.023.148,21. Trata-se da alocação de verbas para Gestão de Pessoal na Folha de pagamento (R$ 3.463.344,96); Secretaria Municipal de Educação em higienização de cozinhas das escolas (R$ 270.000,00); e Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para aquisição de carrinhos expositores para ambulantes do comércio central (R$ 14.709,10).

               O PL nº 107/23 autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 112.000,00 para Secretaria Municipal de Educação, sendo valores para locomoção de servidores, indenizações e rescisões. O PL nº 109/23 trata da abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 135.556,94, ajustando o orçamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte para auxílio-transporte a estudantes do Ensino Superior que utilizam transporte coletivo para deslocamento; e da Secretaria Municipal de Cultura para Carnaval Fora de Época, valor destinado à devolução de rendimentos de aplicação para prestação de contas do Convênio (R$ 1.788,57).

         Matérias no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/pesquisar-materia

             O pedido de afastamento do prefeito de 27 a 29 de julho de 2023 para cumprimento de agenda fora do país também foi aprovado.

Cinco projetos serão apreciados terça-feira

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão extraordinária para apreciar cinco projetos de autoria do Poder Executivo. Na terça-feira, dia 25 de julho de 2023, às 10h, as matérias serão apresentadas, as Comissões Técnicas exaram pareceres e os vereadores votam.

Na pauta, também será votado o pedido de afastamento do prefeito de 27 a 29 de julho de 2023 para cumprimento de agenda fora do país.

Pl altera Lei que regula transporte coletivo

               Mudanças são propostas na Lei que dispõe sobre os Serviços de Transporte Coletivo Público de Passageiros Urbano e Rural de Uruguaiana através do PL 108/2023. As alterações, bem como os acréscimos visam a atualização de modo geral da Lei n.º 4.876, de 2017, que regula os serviços de transporte público no que se refere à readequação e atualização de procedimentos previstos em legislação superior mais recente, tornando-a, em nível local, apta para servir de referência na abertura do competente processo licitatório à concessão desses serviços.

         Entre o disposto, o Poder Executivo destaca que haverá um melhor detalhamento das categorias e tipos de transportes a serem empregados no Município, facilitando as respectivas contratações. Igualmente no que se refere a idade máxima e média de fabricação dos veículos que serão utilizados na operação do Sistema de Transporte Urbano e Rural nas concessões e/ou permissões, influenciando diretamente no valor das tarifas a ser cobradas, resultante da Tabela GEIPOT, ou seja, Cálculo de Tarifa de Ônibus, no caso específico dessa planilha, coeficiente que é representado pelo índice que expressa o consumo do insumo por quilômetro percorrido.

 Concessão de 10 anos para o Cantão é analisado

          Na reunião extraordinária, será analisado o Pl nº 110/23 que altera a Lei sobre a concessão de uso, a título oneroso, de áreas e instalações do local denominado ‘Cantão’, no 5º Distrito – São Marcos. Conforme o Poder Executivo, a proposta de concessão, autorizada nos termos da Lei n.º 5.309, de 2021, submetida a processo licitatório não logrou o êxito esperado, à época, muito provavelmente pelo prazo da concessão ser de cinco anos. Assim, propõe-se autorizar a concessão da área para 10 anos, na expectativa de tornar a concorrência interessante.

 Ajustes no Orçamento

          O PL nº 106/23 autoriza a abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 4.023.148,21. Trata-se da alocação de verbas para Gestão de Pessoal na Folha de pagamento (R$ 3.468.44,96); Secretaria Municipal de Educação em higienização de cozinhas das escolas (R$ 270.000,00); e Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para aquisição de carrinhos expositores para ambulantes do comércio central (R$ 14.709,10).

        Autorização para abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 112.000,00 para Secretaria Municipal de Educação é disposto no PL nº 107/23, sendo valores para locomoção de servidores, indenizações e rescisões.

         O PL nº 109/23 autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 135.556,94. Ajustando o orçamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte para auxílio-transporte a estudantes do Ensino Superior que utilizam transporte coletivo para deslocamento; e da Secretaria Municipal de Cultura para Carnaval Fora de Época, valor destinado à devolução de rendimentos de aplicação para prestação de contas do Convênio (R$ 1.788,57).

 

Câmara certifica assinatura digital para documentos administrativos

A Câmara Municipal de Uruguaiana implementou o uso de Certificado Digital na assinatura de documentos públicos na forma eletrônica.

             A autorização do uso de assinatura digital foi instruída por Resolução da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Juca (Joalcei) Gonçalves, publicada no dia 13 de julho de 2023.

            O certificado digital é um arquivo eletrônico de validação jurídica, com ele é possível agilizar processos, reduzir custos e, principalmente, garantir a autenticidade, a integralidade, a segurança e a confidencialidade de dados, pois identifica de forma inquestionável pessoas no meio eletrônico.

            A Resolução trata de documentos como correspondências oficiais, atos processuais, processos licitatórios, despachos, portarias, entre outros tipos de documentos administrativos. A distribuição de certificados digitais será realizada na medida da necessidade e da implantação das funcionalidades tecnológicas.

         O Legislativo trabalha continuamente pela eficiência e essa determinação, contribui para agilizar procedimentos e para economicidade dos recursos, a medida que procedimentos importantes até este momento precisavam ser impressos para que a assinatura fosse dada e autenticada a veracidade”, afirma Juca.

            A utilização da assinatura digital para documentos do processo legislativo estão em tramitação, através de Projeto de Resolução estabelecendo no Regimento Interno que as proposições, independente de origem, deverão ser registradas exclusiva e necessariamente no formato digital, no setor de protocolo geral e reprografia, que dará o encaminhamento legal.

Cumprimento da lei sobre Piso da Enfermagem segue na pauta

          A Câmara Municipal de Uruguaiana, através da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, tem acompanhado às questões relacionadas ao cumprimento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

         No dia 18 de julho de 2023, o presidente da Comissão, vereador Clemente Correa, e o presidente da Câmara, Juca (Joalcei) Gonçalves, reuniram-se com o Prefeito Ronnie Mello para discutir as informações e questionamentos apresentados em uma reunião extraordinária realizada pela categoria na última sexta-feira.

         Durante o encontro, os parlamentares relataram o trabalho da Câmara em acompanhar a demanda e a preocupação em ser viabilizado o direito dos profissionais a receberem o pagamento do piso nacional a ser pago para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, conforme Lei nº Lei 14.434/22.

             O prefeito informou que há uma determinação para que os setores competentes avaliem o número de servidores da saúde que seriam beneficiados e os recursos anunciados pelo Governo Federal, a fim de emitir um parecer técnico sobre a situação e se manifestar sobre o assunto.

Reunião extraordinária de sexta-feira

          A Comissão de Serviços Municipais e Saúde reuniu representantes do sindicato de técnicos e auxiliares de enfermagem (Sindisaúde), da Secretaria Municipal de Saúde e de Administração e da diretoria do Hospital Santa Casa de Caridade para manifestação aos vereadores Clemente Correa, Juca (Joalcei) Gonçalves, Egídio Carvalho. Marcia Fumagalli, e Adenildo Padovan.

            "Reconhecemos o trabalho desses profissionais que salvam vidas, e o Legislativo está atento e empenhado em buscar alternativas para garantir o direito ao piso salarial, levando em consideração as tratativas do Governo Federal. Precisamos nos unir em prol dessa causa", afirmou Clemente.

           Audiência pública para debater amplamente o tema deverá ser agendada para as próximas semanas.


Câmara presente em cerimônia do Dia do Veterano

            O Dia do Veterano é o momento de prestar homenagem e reconhecimentos aos profissionais que deixaram o serviço ativo do Exército Brasileiro. O 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (8° RC MEC) realizou cerimônia de formatura em referência da data transcorrida no dia 19 de julho de 2023.

       O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, Juca (Joalcei) Gonçalves, prestigiou o evento comandado pelo Ten Cel, Luciano Araujo Vizzotto.


Horário de expediente permanece no recesso

             A Câmara Municipal de Uruguaiana inicia hoje, dia 18 de julho de 2023, o recesso parlamentar. O horário de funcionamento permanece das 8h às 14h de segunda sexta-feira, até 31 de julho. Neste período, somente estão interrompidos os trabalhos como as sessões de terças e quintas-feiras e reuniões das Comissões Técnicas.

        A Câmara poderá reunir-se em convocação extraordinária quando houver deliberação sobre matéria urgente.

Câmara analisa resultado da votação no Brasil Participativo

              A Câmara Municipal de Uruguaiana mobilizou-se para a votação no programa “Brasil Participativo” nos últimos dias. A votação encerrada no domingo, dia 16 de julho de 2023, teve o empenho voluntário dos servidores do Legislativo para orientação e votação. Equipamentos foram disponibilizados na recepção do prédio e atendimentos realizados no sábado (calçadão) e domingo (feira da Praça e Câmara).

          Durante a ação, além dos votos computados, a Câmara prestou o serviço de cadastro e recuperação de acesso de diversos cidadãos na plataforma Gov.br, ferramenta para consulta de serviços digitais do governo como SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, e simular aposentadoria no Meu INSS.

          As propostas locais foram a criação de um Hospital federal, regional, transfronteiriço, 100% SUS em rede, para atender média/alta complexidade em saúde na fronteira, em Uruguaiana; e a duplicação BR 290 - Rodovia do Mercosul - Trecho RS. Estas disputaram com ações do Brasil todo pela inclusão no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027.

         Na área da saúde, o Hospital Regional federal ficou em 7ª colocada entre 1331 propostas apresentadas, e 25ª colocação geral. Na área de transporte, a duplicação de BR 290 foi a mais votada entre 467 de todo o país.

          O trabalho foi coletivo dos servidores da Câmara e de todos que reconheceram a importância das demandas e buscaram as informações para votar, demonstrando a força do povo. Alcançamos nosso objetivo e estamos entre os 20 mais votadas das duas áreas. A ação também norteará outras atividades da Câmara em prol do bem maior que é a comunidade”, reconhece o presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves.

 E agora?

          O Brasil Participativo tem a responsabilidade de entregar, até o final de julho, um relatório aos ministérios com as 20 propostas mais votadas de cada área, além da priorização de programas de governo feita pelo povo, o detalhamento dos perfis dos participantes e outras informações do processo participativo.

           Os ministérios têm a responsabilidade de analisar os conteúdos. Em seguida, o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) elaborará um documento de devolutiva contendo o que foi incorporado e a justificativa do que não foi incorporado.

          Em seguida, o governo tem até 31 de agosto para apresentar o PL ao Congresso Nacional. O PL será analisado internamente pelas duas casas: Câmara dos Deputados e Senado Federal. Parlamentares ainda podem sugerir alterações ao PL. Após aprovado no Congresso, o PL volta ao Executivo para sanção do presidente Lula e vira lei.

 Fonte: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals?component_id=2&participatory_process_slug=programas

 

Legislativo faz reconhecimento a diversas ações realizadas em Uruguaiana

              Durante as reuniões plenárias desta semana (dias 11 e 13 de julho de 2023), a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou a entrega de Moções de Congratulações e Louvor a diversas instituições e cidadãos de atividades relevantes ao município.

 

Na área de segurança, por proposição do vereador Egídio Carvalho (Progressistas), recebeu certificado o comandante da 2° Brigada da Cavalaria Mecanizada, General da Brigada Rovian Alexandre Janjar, pela Operação Ágata Conjunta Sul.

 

Também o Delegado da Polícia Civil, Wellington da Silva Pinheiro.

 

Por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), os 46 anos da Igreja Universal do Reino de Deus foram registrados.

 

Os novos dirigentes do Lions Clube Uruguaiana, Douglas de Mendonça Thompson; e do Lions Clube Uruguaiana Três Fronteiras, Flávio Vasconcelos dos Santos e a Silvani Santos, receberam as congratulações

 

E 1ª Jornada de Aprendizado -Evento sobre o Transtorno do Espectro Autista -Conhecimento, Neurodiversidade e Reflexões,

através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, teve espaço no parlamento.

 

De autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), os organizadores e as equipes vencedoras do Ideathon 2023 receberam certificados da Câmara Municipal.

 

O vereador Clemente Correa (PDT) foi proponente de congratulações a guardas civis municipais pelo desempenho em ação no dia 28 de junho de 2023,

no Parque D.Pedro II (Parcão).

 

A Revista “O Historiador”, por indicação da vereadora Marcia Fumagalli (PSB), foi parabenizada através do historiador Luciano Dias Desseards.

 

 

 

Ações do documento