Cumprimento da lei sobre Piso da Enfermagem segue na pauta

A Câmara Municipal de Uruguaiana, através da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, tem acompanhado às questões relacionadas ao cumprimento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

No dia 18 de julho de 2023, o presidente da Comissão, vereador Clemente Correa, e o presidente da Câmara, Juca (Joalcei) Gonçalves, reuniram-se com o Prefeito Ronnie Mello para discutir as informações e questionamentos apresentados em uma reunião extraordinária realizada pela categoria na última sexta-feira.

Durante o encontro, os parlamentares relataram o trabalho da Câmara em acompanhar a demanda e a preocupação em ser viabilizado o direito dos profissionais a receberem o pagamento do piso nacional a ser pago para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, conforme Lei nº Lei 14.434/22.

O prefeito informou que há uma determinação para que os setores competentes avaliem o número de servidores da saúde que seriam beneficiados e os recursos anunciados pelo Governo Federal, a fim de emitir um parecer técnico sobre a situação e se manifestar sobre o assunto.

Reunião extraordinária de sexta-feira

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde reuniu representantes do sindicato de técnicos e auxiliares de enfermagem (Sindisaúde), da Secretaria Municipal de Saúde e de Administração e da diretoria do Hospital Santa Casa de Caridade para manifestação aos vereadores Clemente Correa, Juca (Joalcei) Gonçalves, Egídio Carvalho. Marcia Fumagalli, e Adenildo Padovan.

"Reconhecemos o trabalho desses profissionais que salvam vidas, e o Legislativo está atento e empenhado em buscar alternativas para garantir o direito ao piso salarial, levando em consideração as tratativas do Governo Federal. Precisamos nos unir em prol dessa causa", afirmou Clemente.

Audiência pública para debater amplamente o tema deverá ser agendada para as próximas semanas.