Notícias

10ª Reunião Ordinária Itinerante será na Cidade Alegria

A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza na manhã da próxima terça-feira, dia 6 de maio, a 10ª Reunião Itinerante do Poder Legislativo Municipal no bairro Cidade Alegria. A sessão ocorrerá a partir das 9h30min, no antigo salão da Baterias Goulart, localizado na Avenida Santos Dumont, nº 561. A Câmara Municipal convida a população do município e, em especial, os moradores do bairro Cidade Alegria para participar da reunião ordinária.

2 de maio de 2008

Bicentenário de Manoel Osório será reverenciado em Sessão Especial

O bicentenário do Marechal Manoel Luiz Osório, patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro, será reverenciado e assinalado durante uma Sessão Especial que será realizada conjuntamente pelo Poder Legislativo e pelo Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua. A solenidade será realizada na próxima segunda-feira à noite, a partir das 20h, no plenário do Palácio Borges de Medeiros.

Em 2008, o Exército Brasileiro comemora o Bicentenário de Nascimento do Legendário Marechal Manoel Luis Osório, figura ilustre de notável carreira militar que foi escolhido como Patrono da Arma de Cavalaria, por encarnar em vida os ideais de coragem, arrojo e habilidade no combate. Na história do Brasil, Osório se inseriu como um de seus personagens mais significativos. A sessão especial do Poder Legislativo se inclui na programação de atividades que objetivam difundir a vida e os feitos do Marechal Osório, reverenciando a data de seu nascimento e relembrando a personalidade deste grande militar.

30 de abril de 2008

Câmara Municipal homenageia Escola Nossa Senhora do Horto

A Câmara Municipal de Uruguaiana homenageou, nesta quinta-feira (30/04/09), a comunidade da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Horto pelo primeiro centenário do educandário. O aniversário de 100 anos será festejado no próximo dia 04 de maio. Na sessão especial, proposta pelo vereador Mauro Brum (PMDB), a irmã-diretora Valdete Pirocca recebeu da presidente da Câmara Municipal, Neraí Kauffmann (PSDB), uma placa comemorativa em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados no município na área da educação.

A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Horto foi fundada em 17 de fevereiro de 1909 por irmãs da Congregação Católica Gianelina a pedido de famílias uruguaianenses. Inicialmente, o colégio foi criado para ser uma escola exclusivamente voltada à educação feminina. Em 1965, porém, a escola foi transformada em escola mista, atendendo meninas e meninos. Atualmente, a instituição de ensino atende 450 alunos, possui 25 docentes e diversos especialistas em educação. A linha pedagógica da Escola do Horto é baseada em uma proposta de educação evangélica, católica e libertadora.

A Escola do Horto é mantida pela Associação Instrução e Caridade, com o apoio da Associação dos Ex-alunos. Na sessão especial, a irmã-diretora Valdete Pirocca disse que desde a chegada das primeiras irmãs à cidade, a comunidade local demonstra carinho e respeito. “Nestes centenário, agradecemos à comunidade local, representada pela Câmara Municipal, por mais esta demonstração de carinho”, disse.

No seu pronunciamento, o vereador Mauro Brum parabenizou a comunidade escolar e externou o reconhecimento da Câmara Municipal ao trabalho desenvolvido pela escola em 100 anos. “A Escola Nossa Senhora do Horto é um agente de mudança no pensar e na construção de uma nova sociedade”, declarou.

Câmara Municipal realiza sessão alusiva ao Dia Nacional da Mulher

A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza, na noite desta quarta-feira (30/04), a partir das 19h30min, no plenário da Palácio Borges de Medeiros, a Sessão Solene alusiva ao Dia Nacional da Mulher. No evento, serão homenageadas oito mulheres uruguaianenses com o Diploma de Honra ao Mérito. Entre as homenageadas estão a terapeuta em estética Carlinda Dorneles Santariano, a médica Marta Aurora Santiago Abad, a coordenadora de pastoral Carmem Fagundes Fialho, a educadora Yolanda Soares Azambuja, a professora Elvira da Rosa Pereira, a diretora do Lar da Velhice Gelsi Luíza Colpo Ferrareli, professora Sabrina Borrtoluzzi Pinto, a recicladora Sandra Regina Alves Machado. Os homenageados foram indicados, respectivamente, pelos vereadores Alfonsina Guedes de Moura, Liliane Riela, Maria do Carmo Victorino, Mauro Brum, Luis Gilberto de Almeida Risso, Marcus Lemos, Rogério de Moraes e Francisco Barbará.

30 de abril de 2008

Vereadores assinalam aniversário de instalação da Câmara Municipal

Os vereadores Rogério de Moraes (PSDB) e Maria do Carmo Machado Victorino (PT) assinalaram, nesta quinta-feira, durante suas manifestações na tribuna, o aniversário de instalação da Câmara Municipal de Uruguaiana. Instalada em 24 de abril de 1847, a Câmara Municipal de Uruguaiana completou, nesta quinta-feira, 161 anos de existência.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Brum (PMDB) cumprimentou os dois vereadores pela lembrança da data e anunciou que a Mesa Diretora irá preparar um projeto de resolução para instituir o diploma ou a medalha de reconhecimento para homenagear ex-vereadores e ex-funcionários do Legislativo. A idéia do presidente é instituir também uma sessão solene que assinale a data de aniversário da Câmara Municipal. “Esta data tem sido esquecida ao longo de muitos anos e quem sabe não será o momento de estabelecermos esta homenagem a ex-vereadores e a ex-funcionários que passaram pela Câmara Municipal, assinalando a data de instalação do Parlamento Municipal”, disse Brum.
Entre os eventos que marcam a importância histórica do parlamento municipal está a participação do legislativo no ato de assinatura da libertação de todos os escravos do município em 31 de dezembro de 1884.

24 de abril de 2008

Nona reunião itinerante da Câmara Municipal ocorrerá na Vila de João Arregui

A Câmara Municipal convida a população de Uruguaiana e, em especial os moradores do 4º Distrito de João Arregui, para participar da 9ª reunião ordinária itinerante do Parlamento do Município. A reunião ocorrerá nas dependências do CTG Laçadores Esteio de Japeju, a partir das 9h30min, na próxima terça-feira, dia 29 de abril.

24 de abril de 2008

Colégio Sant’Ana será o local da oitava reunião itinerante da Câmara Municipal

A Câmara Municipal convida a população de Uruguaiana e, em especial os moradores do Bairro Bela Vista, para participar da oitava reunião ordinária itinerante do Parlamento do Município. A reunião ocorrerá nas dependências do Colégio Marista Sant’Ana, a partir das 9h30min, na próxima terça-feira, dia 22 de abril. Para esta reunião, a pauta do trabalho dos vereadores deverá incluir a discussão e votação do projeto de lei que concede o benefício do passe livre para aposentados, pensionistas, deficientes, excepcionais e portadores de sofrimento psíquico grave, além de pessoas que realizam tratamento oncológico e de hemodiálise. O projeto de autoria do executivo municipal objetiva beneficiar pessoas cuja renda familiar seja inferior a um salário-mínimo.

18 de abril de 2008

Acompanhe a divulgação institucional da Câmara Municipal

O Poder Legislativo cumpre um papel imprescindível perante a sociedade.

Ele desempenha funções primordiais para a consolidação da democracia.

Representa o povo,
Legisla sobre os assuntos de interesse local,
E fiscaliza a aplicação dos recursos públicos.

Acompanhe as atividades da Câmara de Vereadores

Participe das reuniões, nas manhãs de terças e quintas-feiras, ou acompanhe as transmissões ao vivo das sessões pela Rádio São Miguel AM.

Leia as notícias atualizadas do parlamento no site www.camarauruguaiana.rs.gov.br

Assista programação semanal da TV Câmara no canal 16 da Net, de segunda a sexta-feira, a partir das 19h30min.

E não perca a transmissão do resumo das atividades parlamentares pela Rádio Charrua AM, sempre às quartas e sextas-feiras, a partir das 9 horas e 15 minutos.

Câmara Municipal de Uruguaiana, a Casa de Todos os Uruguaianenses.

 

17 de abril de 2008

NOTA À POPULAÇÃO

A Câmara Municipal de Uruguaiana, por motivos de ordem administrativa e de força maior, decidiu pela suspensão da Sessão Solene do Poder Legislativo, alusiva a Tiradentes – Patrono das Polícias, que seria realizada na noite desta sexta-feira, dia 18 de abril, no plenário do Palácio Borges de Medeiros, a partir das 19 horas.

A Câmara Municipal de Uruguaiana pede escusas à população, bem como aos que seriam homenageados na referida solenidade, por este inconveniente motivado por força maior.

 

17 de abril de 2008

Núcleo do CPERS critica política estadual de investimentos em ensino

A presidente do 21º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), em Uruguaiana, professora Gonçalina Alves, não poupou críticas ao governo estadual, nesta quinta-feira. Convidada pelos vereadores a falar sobre a situação do ensino de competência estadual, em Uruguaiana, Gonçalina Alves relatou que 99% das bibliotecas das escolas estaduais de Uruguaiana estão fechadas por falta de servidores, e que há escolas com mais de 40 alunos por sala de aula devido à falta de professores.
Nesta sexta-feira, o 21º Núcleo do CPERS realizará, a partir das 9h, na Esquina Democrática, entre as ruas Bento Martins e Duque de Caxias, no centro de Uruguaiana, um ato público no qual deverão participar professores e alunos da rede estadual de ensino. Caravanas de professores das cidades de São Luiz Gonzaga, Alegrete, Manoel Viana e da Barra do Quaraí também devem participar do ato público em defesa da qualidade do ensino público estadual.
No encontro com os vereadores, a representante de Uruguaiana, na direção estadual do CPERS, professora Glaci Weber, enfatizou que a gestão da governadora Yeda Crusius (PSDB) cortou 30% das verbas destinadas às escolas, em 2007 e 2008. “Não vamos manter a primeira posição no ranking dos estados brasileiros com melhor qualidade de ensino público se esses cortes continuarem sendo realizados”, declarou. Os vereadores de Uruguaiana, inclusive os parlamentares da bancada do PSDB, manifestaram o apoio e solidariedade com os professores estaduais.

17 de abril de 2008

Novo projeto de passe livre será votado em uma semana.

Graças a um acordo estabelecido entre os líderes das bancadas partidárias, o novo projeto de lei que estabelece a gratuidade no sistema de transporte coletivo de Uruguaiana será votado na próxima terça-feira (22/04). O acordo para agilizar a tramitação do projeto de autoria do executivo municipal foi proposto pelo vereador José Fernando Tarragó (PSDB), líder do governo. Segundo o parlamentar, há necessidade de aprovar o projeto com urgência, porque desde de janeiro passado não há concessão deste benefício aos usuários do transporte público.
Na semana passada, os vereadores mantiveram o veto aposto pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB) ao anterior projeto de lei, o qual havia sido aprovado pelos vereadores, com emendas. O veto foi mantido por seis votos favoráveis e apenas quatro contrários. Na ocasião, o vereador Tarragó comprometeu-se em apresentar novamente o projeto de lei do passe livre, o que acabou ocorrendo na sessão ordinária desta terça-feira, realizada na Escola Moacir Ramos Martins.
Antes da votação, o projeto do passe livre será apreciado pelas três comissões técnicas da Câmara Municipal para receber parecer. O projeto prevê a concessão de benefícios para 1.750 usuários. Os beneficiados serão aposentados, pensionistas, deficientes físicos, excepcionais, portadores de sofrimento psíquico grave, crianças e adolescentes sob tutela do Estado e pessoas sob tratamento oncológico e de hemodiálise.

15 de abril de 2008

Câmara Municipal homenageará quatro policiais com Medalha Tiradentes

Na sessão solene alusiva ao Dia Nacional do Herói da Inconfidência Mineira, que ocorrerá na noite da próxima sexta-feira (18/04), no plenário do Palácio Borges de Medeiros, a Câmara Municipal de Uruguaiana homenageará quatro policiais (civis e militares) com a Medalha Tiradentes e um Diploma de Reconhecimento. Os homenageados da sessão serão o 3º Sargento Bombeiro José Antônio Alves, a policial civil Rosa Maria Fontes, o 3º sargento policial militar Clóvis Augusto Rosa da Costa e o guarda municipal Vilson Ervandil Messa dos Santos. Os quatro homenageados foram indicados, respectivamente, pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Civil, pelo Comando do Pelotão Ambiental e pelo prefeito de Uruguaiana. A sessão solene terá início às 19h30min de sexta-feira próxima.

15 de abril de 2008

Câmara Municipal começa a apreciar projetos de contratação temporária

Dois projetos, encaminhados pelo governo municipal, começaram a tramitar na Câmara Municipal, nesta terça-feira. Um dos projetos de lei prevê a contratação temporária de dois farmacêuticos, cinco auxiliares de farmácia e um serviçal para atuação na Farmácia Popular do Brasil. A contratação, se aprovada pelo Legislativo, será por apenas 120 dias, prazo em que a prefeitura espera realizar o concurso público para o preenchimento das vagas.
O segundo projeto prevê a contratação temporária de dois médicos, um enfermeiro, oito técnicos de enfermagem, um assistente social, um agente administrativo e três serviçais. O quadro funcional temporário atuará na equipe do serviço municipal de hemodiálise. Os contratos também serão pelo prazo de 120 dias, prazo em que deverá ser realizado o concurso público. Os valores a serem pagos aos médicos é de R$ 4,6 mil. Para o enfermeiro, R$ 1,4 mil e para os técnicos em enfermagem R$ 664.
A Câmara Municipal aprovou o pedido de tramitação em regime de urgência urgentíssima e ambos os projetos deverão ser apreciados pelas comissões técnicas e levados à votação, em plenário, no prazo de até 15 dias.

15 de abril de 2008

Câmara Municipal realizará reunião no bairro União das Vilas

A Câmara Municipal de Uruguaiana realiza, nesta terça-feira (15/04), a sua sétima reunião ordinária itinerante pelos bairros e vilas da cidade. Desta vez, os vereadores se deslocarão até o bairro União das Vilas, na zona oeste da cidade. A reunião será realizada na Escola Municipal Moacir Ramos Martins, a partir das 9h30min. O bairro União das Vilas é formado pelas vilas Áreas Verdes, Chácara do Sol, Promorar, Proficar, Dner e Nova Esperança. A reunião será aberta à comunidade e terá transmissão pela Rádio São Miguel.

14 de abril de 2008

Vereador propõe novo projeto de conscientização ambiental

O vereador Luís Gilberto de Almeida Risso (PMDB) apresentou, nesta terça-feira (14/04/09), o projeto de lei, denominado Semeando Vida, que busca instituir no município uma área destinada aos pais de cada recém nascido da cidade para o plantio de mudas de árvores. O projeto prevê a obrigação da prefeitura em oferecer gratuitamente a muda de árvore para os pais do recém nascido que requererem o benefício em até 90 dias após o nascimento. Segundo o vereador Risso, o objetivo do projeto é despertar a consciência ecológica da população e ampliar o número de árvores existentes na cidade. Em Uruguaiana, há cerca de 2 mil nascimentos por ano. Para Risso, o projeto tem cunho didático e poderá estimulara a população a manter e renovar o meio ambiente. “Plantar uma árvore a cada nascimento é uma prática saudável e com duplo significado. Uma muda de árvore plantada é um ato de renovação da natureza, e o nascimento de uma criança é a renovação da humanidade, estando um vinculado ao outro de forma indissociável”, diz o parlamentar municipal.

 

Ações do documento