Núcleo do CPERS critica política estadual de investimentos em ensino

A presidente do 21º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), em Uruguaiana, professora Gonçalina Alves, não poupou críticas ao governo estadual, nesta quinta-feira. Convidada pelos vereadores a falar sobre a situação do ensino de competência estadual, em Uruguaiana, Gonçalina Alves relatou que 99% das bibliotecas das escolas estaduais de Uruguaiana estão fechadas por falta de servidores, e que há escolas com mais de 40 alunos por sala de aula devido à falta de professores.
Nesta sexta-feira, o 21º Núcleo do CPERS realizará, a partir das 9h, na Esquina Democrática, entre as ruas Bento Martins e Duque de Caxias, no centro de Uruguaiana, um ato público no qual deverão participar professores e alunos da rede estadual de ensino. Caravanas de professores das cidades de São Luiz Gonzaga, Alegrete, Manoel Viana e da Barra do Quaraí também devem participar do ato público em defesa da qualidade do ensino público estadual.
No encontro com os vereadores, a representante de Uruguaiana, na direção estadual do CPERS, professora Glaci Weber, enfatizou que a gestão da governadora Yeda Crusius (PSDB) cortou 30% das verbas destinadas às escolas, em 2007 e 2008. “Não vamos manter a primeira posição no ranking dos estados brasileiros com melhor qualidade de ensino público se esses cortes continuarem sendo realizados”, declarou. Os vereadores de Uruguaiana, inclusive os parlamentares da bancada do PSDB, manifestaram o apoio e solidariedade com os professores estaduais.

17 de abril de 2008