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Alteração na lei sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo é analisada
A matéria propõe a reclassificação do nível, critério que define a posição e a complexidade das funções de confiança desempenhadas por servidores do quadro de efetivos, de funções específicas da administração municipal: seis agentes de contratação, um(a) gestor(a) do sistema de registro de preços e um tesoureiro.
Atualmente enquadradas no nível V, com gratificação de R$ 2.324,44, essas funções passariam ao nível VII, cuja gratificação é de R$ 4.207,08. De acordo com a justificativa da proposta, a mudança busca alinhar a gratificação à responsabilidade e à complexidade das atribuições desempenhadas por esses profissionais.
A proposta também prevê, uma gratificação específica para o(a) servidor(a) efetivo(a) designado(a) como Gestor(a) da Folha de Pagamento. Conforme o texto, esse profissional receberá uma Gratificação por Desempenho de Atividade Especial no valor correspondente a 50% do Nível VII da tabela salarial do Quadro Geral dos Cargos em Comissão.
A medida é uma exceção ao valor da gratificação previsto para outras funções e reconhece a complexidade e a responsabilidade atribuídas ao cargo, que envolve o controle e a gestão de um dos principais instrumentos administrativos do município.
Conforme a justificativa do Projeto de Lei, a proposta surge da necessidade do Poder Executivo de promover ajustes na legislação vigente, com base no entendimento de que as funções a serem exercidas demandam um nível de responsabilidade e especialização superior ao exigido pelo cargo original do servidor. A iniciativa busca reconhecer essa responsabilidade adicional, valorizar a expertise técnica requerida, incentivar a qualificação e o comprometimento dos servidores, além de fortalecer os princípios fundamentais da administração pública, como a transparência e a eficiência na gestão.
O documento ressalta ainda que as funções já previstas exigem elevado grau de competência e responsabilidade, com os servidores respondendo solidariamente pelos atos praticados. Nesse contexto, o Executivo considera razoável a revalorização dessas funções como forma de estímulo e reconhecimento, incentivando os servidores a assumirem tais responsabilidades.
“Programa de Premiação a Consumidores” poderá ser instituído em Uruguaiana
A proposta do Poder Executivo foi apresentada dia 6 de maio de 2025. O Programa tem por objetivo incrementar as receitas decorrentes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), pelo incentivo à emissão dos documentos fiscais, bem como sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania fiscal por meio da realização de sorteios aos consumidores finais, pessoas físicas.
O PL estabelece que os sorteios serão mensais, através da distribuição de prêmios em bens ou dinheiro, efetivados com a utilização da Plataforma do Programa “Nota Fiscal Gaúcha”. Estarão habilitados a concorrer as pessoas que adquirirem produtos em estabelecimentos, no município, dentro dos períodos definidos para os sorteios, a partir da inclusão do seu CPF na Nota Fiscal.
Conforme o Poder Executivo, a matéria torna-se necessária e indispensável à adequação ao Programa de Integração Tributária (PIT), com o intuito de aumentar o índice do Município no retorno do ICMS. O município regulamentará a presente Lei, no que couber, através de Decreto.
Atapur manifesta indignação com a suspensão de repasses a associações de aposentados
A Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Uruguaiana e região participou da reunião do dia 6 de maio de 2025 da Câmara Municipal. Na oportunidade, a representante da instituição, Tânia Herrera, manifestou indignação com suspensão de todos os acordos com associações e entidades representativas de aposentados que permitiam a cobrança de mensalidades descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).![]()
A medida foi anunciada em 23 de abril, após a deflagração da operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que aprofunda as investigações sobre esquema nacional de descontos indevidos e não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas.
Segundo Tânia, associações sérias, com décadas de atuação transparente e de compromissos com aos aposentados estão sendo prejudicadas por fraudes e desvios cometidos por uma minoria. “É uma injustiça que estão fazendo conosco. Como é que nós vamos enfrentar essa situação? Tivemos que demitir todos os nossos colaboradores, e nossos associados ficarão sem acesso aos serviços. Estamos buscando o apoio de vocês, vereadores, para intervir junto às forças políticas nacionais”, afirmou.
A ATAPUR oferece serviços de defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas, atividades orientadas por profissionais, convênios em saúde e bem-estar, além d cursos nas mais diversas áreas inclusive em melhoria da renda familiar.

Durante a fala, a ATAPUR distribuiu a “Carta Aberta à População”, emitida pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP), que reúne 30 federações e 365 associações em todo o país. O documento afirma: “A suspensão dos repasses nos coloca, injustamente, no grupo de entidades envolvidas em escândalos, afetando diretamente a vida de milhares de idosos. Nossos descontos são legais, autorizados pelos associados, e revertidos em fisioterapia, atendimento médico, psicológico e apoio jurídico”.
Câmara analisa proibição de músicas com apologia ao crime em escolas
A matéria de autoria da vereadora Stella Luzardo (União Brasil) foi encaminhada às Comissões Técnicas da Casa Legislativa dia 6 de maio de 2025.
A proposta veda a veiculação de obras com letras e coreografias que promovam ou incentivem a criminalidade, o cometimento de ilícitos penais; o uso de substâncias ilícitas, como drogas e entorpecentes; conteúdos verbais ou não verbais que envolvam temática sexual, erótica ou pornográfica.
O objetivo é garantir o respeito aos direitos da infância e adolescência, conscientizando e evitando a exposição de crianças e adolescentes a estes tipos conteúdos. Sendo a escola um dos principais formadores de caráter, valores e personalidade dos jovens, o que se pretende é preservar a finalidade pedagógica como um local destinado ao estudo e crescimento individual.
“Buscamos promover um ambiente escolar mais saudável, seguro e adequado aos desenvolvimento dos estudantes, focado na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. É fundamental que os espaços permaneçam como locais de aprendizado e formação de valores positivos, livres de conteúdos que possam influenciar negativamente”, afirma Stella.
O PL também dispõe de sanções aplicadas aos responsáveis pelas unidades de ensino e que qualquer cidadão que perceber o descumprimento da norma poderá denunciar aos órgãos competentes.
Projeto atualiza lei municipal para facilitar regularização fundiária
Apresentada no dia 6 de maio de 2025, a proposta é dos vereadores Lilian Cuty, Egídio Carvalho, Mano Gás e Bispo Padovan.
O projeto inclui os imóveis aptos à regularização fundiária no dispositivo que trata da alienação de bens municipais, dispensando o procedimento de concorrência pública, desde que haja interesse público devidamente justificado, avaliação prévia e autorização legislativa.
Nesse critério já estão os imóveis destinados à moradia popular; assentamento de pequenos agricultores; ou dação em pagamento, sendo acrescidos os de REURB.
O objetivo da proposta é proporcionar maior segurança jurídica e atualizar a legislação municipal quanto à alienação de imóveis públicos. Segundo os vereadores, a matéria viabiliza na legislação municipal que famílias residentes em imóveis em áreas pertencentes ao município possam se tornar proprietárias, tendo a possibilidade e segurança de investir no seu próprio bem de direito, além do favorecimento à dignidade.
A Regularização Fundiária Urbana (REURB) é um processo que visa formalizar a posse e propriedade de áreas urbanas irregulares, permitindo que os moradores obtenham títulos de propriedade e segurança jurídica. Os critérios são estabelecidos nos Art.13 e 16 da Lei federal 13.465/2017 (Reurb S e E),Decreto Federal 9.310/2018 e Art.76 da Lei 14.133/2021 (Lei de Licitações).
A matéria será analisada por Comissão Especial composta pelos vereadores Manoela Couto (PDT), Mano Gás (Republicanos), Adenildo Padovan (Podemos), Celso Duarte (Progressistas) e vereadora Stella Luzardo (União Brasil).
O projeto fica à disposição durante cinco (5) dias úteis para receber subemendas, que só poderão ser apresentadas com redação que permita inclusão no texto constitucional.
Reajuste no orçamento da Cultura é aprovado em PL
De autoria do Poder Executivo, a matéria realoca recursos nas rubricas orçamentárias da Secretaria Municipal de Cultura (R$ 2.000,00) destinados para cobrir despesas com a execução de ações da Secretaria, e do Fundo Municipal de Cultura, sendo em fomento e qualificação ao audiovisual (R$ 29.214,66) e projetos culturais (R$ 9.504,78).
Esses valores correspondem a saldos remanescentes vinculados à prestação de contas do convênio da Lei Federal Paulo Gustavo.
O projeto também inclui a alocação de R$ 400,00 no orçamento da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.
ESF da União das Vilas será denominado “Doutor Jacob Jovchelovitch”
No dia 6 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que denomina “Doutor Jacob Jovchelovitch” a Estratégia de Saúde da Família n.º 07, localizada na União das Vilas.
De autoria do vereador Egídio Carvalho (Progressistas), a matéria homenageia o médico, especialista em pediatria que se dedicou à profissão e à saúde em ações como a construção da enfermaria de pediatria da Santa Casa de Misericórdia e o novo hospital, trabalhou no antigo Samsu, na Santa Casa, e no Hospital Santo Antônio.
Jacob nasceu em 8 de agosto de 1930, em Erechim, no norte do Estado, estudou em Passo Fundo e Porto Alegre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde se formou médico em dezembro de 1956.
Estabeleceu-se em Uruguaiana, terra que amava profundamente e que adotou como sua, tendo sido muito bem acolhido por todos, em especial pela comunidade médica local, da qual manteve amigos pelo resto de sua vida.
“Quem o conheceu viveu sua sabedoria, boa companhia e senso de humor único. Com presença leve, alegre, sempre bem disposto e encantava as pessoas tanto pela hospitalidade quanto pelo olhar maroto e brincalhão. Nossa homenagem é pelo histórico exemplar e contribuição para a comunidade”, afirmou Egídio.
Foi Presidente do Rotary Club dedicando-se em sua gestão a arrecadar fundos para a construção do novo hospital de Uruguaiana. Em 1975, transferiu-se para Porto Alegre onde atuou na antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), no Hospital da Criança Conceição e coordenador médico e chefe do Serviço de Pronto Atendimento do Posto de Assistência Médica do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).
Em 2027, recebeu a Medalha Mérito Municipal de Uruguaiana e em 2011, foi homenageado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul pelos serviços prestados à criança gaúcha.
Evento “Mulheres no Legislativo” celebra o protagonismo feminino e o empreendedorismo em Uruguaiana
Na tarde desta quarta-feira, 30 de abril de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu o evento “Mulheres no Legislativo – Empreendedorismo que Transforma”, em alusão ao Dia Nacional da Mulher. A atividade reuniu empreendedoras, empresárias e lideranças femininas no plenário da Casa Legislativa, com o objetivo de valorizar e fortalecer o protagonismo das mulheres no mundo dos negócios e da inovação.
Na abertura, a organização destacou a importância de criar espaços de escuta, troca de experiências e construção de caminhos para transformação social e econômica. “Celebramos hoje uma data que nos convida à reflexão e, ao mesmo tempo, à ação. Esta Casa está aberta para promover conhecimento, acolhimento e oportunidades para todas vocês”, ressaltou Ricardo Simas, diretor da Escola do Legislativo, responsável pela condução do evento.

Uma das convidadas foi Aline Brandolt, presidente da Associação das Mulheres Empresárias de Uruguaiana (AME Uruguaiana), que falou sobre a trajetória da associação, que nasceu de um grupo informal de empreendedoras e hoje promove capacitações e parcerias com instituições como o Sebrae. “A AME é para mulheres que já empreendem e também para aquelas que ainda sonham em abrir o próprio negócio. A gente acolhe, orienta e capacita”, explicou.
O Instituto Federal Farroupilha foi representado pela professora Stephane Dias, que apresentou o programa Mulheres Mil, voltado à capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Nesta primeira edição, o programa ofertará um curso de qualificação profissional na área de vendas, com 160 horas de formação técnica. A coordenação recebeu mais de 100 inscrições e selecionará 30 mulheres, além de 10 suplentes, para integrar a turma. “São mulheres que estão na ponta, cuidando de outras mulheres. Isso é muito importante para a gente refletir”, destacou.
A secretária municipal de Administração, Ecilma Herrera, também esteve presente, representando o Executivo Municipal, reforçando a importância de abrir espaço para iniciativas que impulsionam o protagonismo feminino e promovem o desenvolvimento social e econômico em Uruguaiana.
Durante sua participação no evento, a comunicadora Isis Bispo apresentou a trajetória da Rede Mulher Empreendedora (RME), criada por Ana Fontes em 2010 com o objetivo de apoiar mulheres que, assim como ela, enfrentavam dificuldades para empreender. “Muitas mulheres empreendem por necessidade, após serem abandonadas com filhos e sem acesso a empregos formais. Nosso trabalho é apoiar essas trajetórias com capacitação e acolhimento”, destacou Isis.
O evento “Mulheres no Legislativo” também contou com a participação especial da deputada distrital Paula Belmonte (DF), que acompanhou a atividade de forma online. Atualmente, Paula é a única mulher na mesa diretora da Câmara Distrital, onde ocupa o cargo de segunda vice-presidente e também atua como procuradora especial da mulher. Sua trajetória é marcada pela defesa da infância, da juventude, da educação e da promoção da dignidade feminina. Ela enfatizou que, para promover a transformação nas comunidades, é essencial dar autonomia financeira às famílias, especialmente às mulheres.
A deputada concluiu com uma mensagem de apoio à união entre mulheres empreendedoras: "Devemos nos apoiar mutuamente, valorizar o trabalho uma da outra e fortalecer a rede de mulheres para gerar uma corrente do bem, mostrando que podemos ser autônomas financeiramente e fortalecer nossas famílias", destacou.
"O evento "Mulheres no Legislativo" foi uma oportunidade para fortalecer o papel da mulher no empreendedorismo e na política local. Ao reunir lideranças femininas e iniciativas que visam à capacitação e ao fortalecimento da autonomia financeira, a Câmara Municipal de Uruguaiana reafirmou seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e a transformação social. A união e o apoio mútuo entre as mulheres presentes no evento são essenciais para que, juntas, possam continuar a trilhar o caminho do sucesso e da liderança, contribuindo para o desenvolvimento de Uruguaiana e do país", registrou Ricardo.
1ª Reunião da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes no Agronegócio foi realizada na Câmara




Leitos destinados à pacientes em situação de cuidados paliativos são tratados em projeto de lei
De autoria do vereador Mano Gás (Republicanos), a proposta apresentada dia 29 de abril de 2025, segue para análise das Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana.
Os leitos deverão ter ambiente adequado que garanta privacidade, silêncio e conforto; acompanhamento por equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social); condições facilitadas de visitação por familiares; e cuidados paliativos contínuos, respeitando a dignidade e a autonomia do paciente.
“Quando uma doença grave ou incurável avança, precisamos garantir que a pessoa receba um cuidado adequado para aliviar sintomas, reduzir o sofrimento e preservar sua dignidade. A disponibilidade do ‘Leito de Descanso’ vem a somar na qualidade de vida para aqueles que estão vivenciando seus momentos finais”, justifica Mano Gás.
A iniciativa visa assegurar o direito ao cuidado digno, humano e compassivo aos pacientes em estágio de final da vida, com acolhimento adequado em leitos de descanso, aliado aos cuidados paliativos, representa uma política de saúde que valoriza a vida em sua integralidade. Os cuidados paliativos têm foco no alívio da dor, no controle de sintomas e no apoio emocional.
A proposta trata de, no mínimo, 5% dos seus leitos para essa finalidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana poderá firmar parcerias com entidades especializadas em cuidados paliativos para apoio técnico e capacitação das equipes de saúde.
Cabe destacar como amparo legal a Resolução nº41/2018 que dispõe sobre as diretrizes para a organização dos cuidados paliativos, à luz dos cuidados continuados integrados, no âmbito Sistema Único de Saúde, ou seja, um ordenamento onde a meta é oferecer cuidados paliativos de qualidade e baseado em evidências, seguindo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para toda a Rede de Atenção à Saúde.
Dia de valorização ao Sistema S (SESC/SENAC) pode ser instituído em Uruguaiana
A proposta de autoria do vereador Celso Duarte (Progressistas) foi apresentada dia 29 de abril de 2025. A data indicada é 16 de maio, em referência aos atos públicos organizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em todo Brasil com apoio das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) estaduais, reunindo colaboradores do Sistema Comércio, usuários, alunos e professores em uma grande manifestação de apoio às instituições.
O objetivo é enaltecer a relevância das atividades desenvolvidas pelo SESC e pelo SENAC em favor da produção gaúcha, reconhecendo o papel fundamental dessas instituições na promoção do desenvolvimento social, cultural, econômico e educacional.
Sobre SESC/SENAC
O Serviço Social do Comércio (SESC), estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 9.853 de 1946, visa promover o bem-estar social e melhorar o padrão de vida dos comerciários e suas famílias. Com 51 unidades fixas e 9 móveis, o SESC oferece programas de educação, saúde, lazer e assistência. Atendeu mais de 6,8 milhões de pessoas no último ano, mantendo uma tradição de atuação eficaz e alinhada ao contexto socioeconômico do estado ao longo de seus 79 anos de história.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), criado pelo Decreto-Lei n.º 8.621 de 1946, desempenha um papel crucial na formação e atualização de profissionais para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Rio Grande do Sul, contando com 51 unidades escolares que atendem a mais de 460 municípios gaúchos.
Legislativo aprova mais cozinheiros e auxiliares de cozinha para SEDES
De autoria do Poder Executivo, a proposta altera de 3 (três) para 9 (nove) vagas de cozinheiro e de 4 (quatro) vagas para 9 (nove) de auxiliar de cozinha, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEDES.
A matéria modifica as vagas previstas na Lei n.° 5.705/24 e dispõe que novas contratações serão realizadas, preferencialmente de pessoal selecionado e classificado no Processo Seletivo Simplificado - PSS 169, de 2024.
De acordo com o exposto no PL, a ampliação das vagas busca garantir o atendimento adequado à demanda da Secretaria. As contratações realizadas anteriormente atenderam à demanda da Política de Segurança Alimentar, com destaque para o Restaurante Popular, que servia cerca de 200 almoços diários a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente idosos e moradores de rua, totalizando cerca de 4.000 atendimentos mensais.
Atualmente, a realidade mudou. Além da equipe do Restaurante Popular, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) gerencia outros serviços de acolhimento, como a Casa Dois e a Casa Azul, que oferecem até 20 vagas para crianças e adolescentes, e o Serviço de Acolhimento de Adultos e Famílias, com capacidade para 50 pessoas. Em breve, será inaugurada a Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, com 10 vagas, prevista para junho de 2025.
Dados da gestão em saúde de 2024 são apresentados na Câmara
Audiência pública foi realizada no dia 28 de abril de 2025, para apresentação do relatório para prestação de contas da gestão municipal de saúde, referente ao 3º quadrimestre de 2024. O evento realizado pela Comissão de Serviços Municipais e Saúde foi presidido pelo vereador Egídio Carvalho com os vereadores Lilian Cuty, Luis Fernando Braite, Stella Luzardo, Celso Duarte, Manoela Couto e Mano Gás, com a demonstração dos dados da produção de serviços públicos pela Secretária Municipal de Saúde, Secretária Ana Caroline Barreto, e o Secretário Adjunto, Diego Cantori.
O objetivo é tornar públicas as ações realizadas pelo Poder Executivo na área da saúde, em conformidade com a Lei Complementar Nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

As despesas aplicadas em ações e serviços públicos de saúde no período representaram 17,23% da receita municipal. Entre setembro e dezembro de 2024, foram registrados 164.702 atendimentos, com 6.050 internações. A maior demanda concentrou-se nas unidades básicas de saúde (43%, com 70.653 atendimentos), seguida pela Unidade de Pronto Atendimento (16%, com 26.898 atendimentos) e pela Policlínica (9%, com 1.595 atendimentos).
Durante a audiência, também foram apresentados os investimentos realizados por meio de convênios. Os maiores aportes foram destinados ao Pronto Socorro/UTI e Obstetrícia (R$ 2.184.000,00), à Unidade de Pronto Atendimento (R$ 2.183.378,31) e à Clínica Renal (R$ 946.013,76). Além disso, houve subsídios para o banco de sangue, oftalmologia, hemodinâmica, cirurgias eletivas e exames de imagem.
Entre as ações de destaque do quadrimestre estão o programa "Saúde na Escola", a campanha "Dezembro Vermelho" e ações de prevenção ao câncer de pele, além da realização do Fórum das Diversidades e atendimentos domiciliares.
Em relação aos valores financeiros, as receitas que transitaram nas contas da Secretaria Municipal de Saúde foram de R$ 19.182.479,94 da esfera municipal, R$ 3.379.772,81 da esfera estadual e R$ 17.585.007,87 da esfera federal.
A audiência pública foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara. A íntegra do relatório da prestação de contas está disponível para consulta pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/sessao/875
“Câmara Cidadã” reúne mais de 10 instituições para atendimento à comunidade
No sábado, dia 26 de abril de 2025, a semana de atividades alusivas ao aniversário da 178 anos do Poder Legislativo foi encerrada com o programa “Câmara Cidadã”. O objetivo foi aproximar o Poder Legislativo da comunidade, oferecendo um canal direto para o acesso a serviços públicos, informações essenciais e estímulo à participação social. “Nosso agradecimento especial às instituições parceiras que contribuíram para o sucesso do evento e à comunidade que prestigiou e participou ativamente desta ação”, registrou o diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas.
A ação reuniu mais de dez parcerias com prestação de serviços e orientações à comunidade. Realizado na frente do prédio da Câmara e no plenário, foram mais de 200 atendimentos na área da saúde e cidadania, com apoio do Poder Executivo e do 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou a aplicação de mais de 140 vacinas contra H1N1, e mais serviços de testes rápidos e odontológicos, e verificação de sinais vitais; o Cartório Eleitoral realizou 15 atendimentos como emissão de título de eleitores e regularização da situação eleitoral; e os servidores da Casa Legislativa auxiliaram mais de dez cidadãos com as senhas do GOV.br e registros através da Ouvidoria.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com realizou dez atendimentos sobre o CADÚnico, e também esteve presente com os serviços do programa Família Acolhedora, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e o projeto CEU realizou uma apresentação musical.

Estiveram presentes com atendimento em saúde o Senac e a Unopar; o Procon com orientações sobre defesa do consumidor; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Uruguaiana) com informações da área jurídica; o Instituto Geral de Perícia (IGP) com agendamentos para emissão de carteiras de identidade; e o projeto Movimento da Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão, com avaliações físicas.
Contamos ainda com a representação da UNIPAMPA, com Técnico Laboratório, Giancarlo Ribeiro Bilo e a “Sofia”, cobra jiboia com quem os vistantes puderam tirar fotos, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal em campanha contra dengue e atendimentos.
Todas as fotos na página oficial da Câmara no Facebook.
“Mulheres no Legislativo: empreendedorismo que transforma” acontece na quarta-feira
No dia 30 de abril de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizará o evento “Mulheres no Legislativo” com o tema: empreendedorismo que transforma, às 14h, no plenário do Poder Legislativo.
A atividade é alusiva ao Dia Nacional da Mulher, instituído pela Lei Federal nº 6.791/80, e tem como objetivo incentivar o protagonismo feminino, promovendo o debate sobre os desafios e as oportunidades do empreendedorismo entre mulheres, além de valorizar iniciativas que têm transformado realidades no âmbito local e nacional.
Também destacará ações de capacitação, parcerias e estratégias de fortalecimento da presença feminina no mercado de trabalho.

O encontro contará com a participação de convidadas que compartilharão suas experiências e trajetórias no empreendedorismo feminino:
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Coordenadora de Comunicação e Marketing da Rede Mulher Empreendedora (São Paulo), Izis Bispo.
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Presidente da AME (Associação de Mulheres Empresárias de Uruguaiana), Aline Brandolt.
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Presidente da Escola do Legislativo do Distrito Federal, Deputada Distrital e empresária, Paula Belmonte.
INSCRIÇÕES no link: https://www.uruguaiana.rs.leg.br/institucional/escola-do-legislativo/eventos/eventos-inscricoes