Notícias

Câmara sedia evento da ULFRO dias 28 e 29

            A 204ª reunião de União dos Legislativos da Fronteira Oeste – ULFRO acontecerá na Câmara Municipal de Uruguaiana nos próximos dias 28 e 29 de setembro de 2023. A entidade reúne as lideranças do Poder Legislativo de 13 cidades da região.

          Na quinta-feira, das 14h às 18h, palestram o diretor de gestão de projetos/convênios e parcerias da Secretaria de Cultura do RS, Marcos Paulo Silva da Luz; e o Engenheiro diretor do Instituto Ruas de Curitiba, Alex Mashio.

           Na sexta-feira, das 9h às 12h, acontece a exposição do Secretário Executivo do Gabinete de Articulação dos Municípios e Prefeitos, Salmo Dias de Oliveira, também a assinatura do Termo de Associação da Câmara de Uruguaiana na ULFRO.

Eventos de metas fiscais está agendada para quarta-feira

          A Comissão de Finanças e Orçamento promoverá audiência pública para apresentação do relatório das metas fiscais do 2º quadrimestre do 2023. O evento acontece na quarta-feira, dia 27 de setembro, às 10h30min, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana.

         Na oportunidade, o Poder Executivo tem espaço para demonstrar os gastos e os investimentos do Poder Executivo, conforme prevê a legislação, tornando público o cumprimento das metas fiscais do município, oportunizando o debate sobre a execução do planejamento das finanças e garantir o papel fiscalizador do Poder Legislativo.

Grupo Uruguaiana Viva fala sobre o evento "SANTA CAUSA"

 

Participaram da reunião da Câmara, neste dia 21 de setembro, o grupo “Uruguaiana Viva”. A convite do Vereador Carlos Delgado utilizou a Tribuna a Srª Diva Ceolin para explanar sobre o evento “SANTA CAUSA” que este grupo formado por dez mulheres está organizando em prol do Hospital Santa Casa de Uruguaiana.

O evento que acontecerá no próximo sábado dia 23 de setembro das 10 h até as 17 horas, na Praça Barão do Rio Branco com atividades para toda a população, vai contar com diversos espaços, Cultural, Kids, Pets, Saúde, Comercial e uma vasta praça de alimentação.

O grupo espera que a comunidade participe, qualquer compra que for feita no evento reverterá em ajuda à Santa Casa.

Esperamos toda a população para estar conosco neste sábado, unidos pela nossa Santa Casa,” finalizou Diva, representando o grupo Uruguaiana Viva.

 

Tribuna Livre sobre o PROERD

Em atenção ao requerimento do Ver. Clemente (PDT), participou da Tribuna da Câmara na manhã do dia 21 de setembro a Soldado Yuri Matsuki do Batalhão de Polícia Fazendária, para discorrer sobre as ações desenvolvidas pela instituição através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD em Uruguaiana.  Segundo a Soldado Yuri, é um grande desafio já que a prevenção não aparece em dados, e enfatizou que a grande missão do Programa é plantar uma semente do bem para o futuro das crianças e adolescentes que participam do programa e assim lutar por uma cultura de paz e uma sociedade melhor.

Aprovado PL que denomina Ginásio da Escola Rui Barbosa, Bernardo de Oliveira Jaques

Foi aprovado neste dia 21/09 o Projeto de Lei 85/2023 de autoria da Bancada Progressista que denomina Bernardo de Oliveira Jaques o Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa

Justifica-se o presente Projeto de Lei, como forma de homenagem póstuma a um ex aluno, no qual teve uma atuante participação no âmbito escolar, que teve sua vida ceifada prematuramente pela doença “encefalite auto-imune”.

Aprovados PLOs de origem do Poder Executivo

Na Reunião Ordinária desta quinta-feira, dia 21 de setembro foram aprovados em discussão e votação únicas os seguintes Projetos de autoria do Poder Executivo;

Projeto de Lei Ordinária nº 145 de 2023, que inclui Programa e Ação no Plano Plurianual do Município – PPA 2022/2025, e na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2023, de que tratam, respectivamente, as Leis n.ºs 5.299/2021 e 5.454/2022.


Projeto de Lei Ordinária nº 146 de 2023 que autoriza a abertura de crédito adicional especial, no Orçamento vigente, no valor de R$ 2.872.419,93.

 

Projeto de Lei Ordinária nº 149 de 2023 que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar, no Orçamento vigente, no valor de R$ 4.229.586,51.

 

 

S.R .C. Os Rouxinóis declarada de utilidade pública

 

 

Aprovado PL de autoria dos Vereadores Carlos Delgado (Progressista) e José Clemente Correa (PDT) que declara de Utilidade Pública a “Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis”.

Com fundação em janeiro de 1953, uma das maiores agremiações carnavalescas da cidade de Uruguaiana, sempre reuniu e mobilizou a comunidade, em favor da diversidade artística, da cultura, da tradição do carnaval brasileiro.

O Poder Legislativo Municipal reconhece o trabalho e a história da S.R.C. Os Rouxinóis, exalta sua relevante contribuição como entidade carnavalesca, para a valorização da história, cultura, arte e tradição popular brasileira, bem como seus serviços prestados a comunidade.

Torneio “Open de Tênis Fernando Bastos Fittipaldi”

 

 

Aprovado neste dia 19 de setembro o PL que institui o Torneio “Open de Tênis Fernando Bastos Fittipaldi” no município de Uruguaiana-RS, a ser realizado no segundo semestre de cada ano. Reconhece o torneio Open de Tênis Fernando Bastos Fittipaldi, como um evento esportivo que já se tornou referência, caminhando para sua sétima edição anual, e contando atualmente com a participação de atletas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Esta proposição, foi uma construção em conjunto com o Ver. Fernando Deitos de Bermudez - Balaka, atualmente Secretário Adjunto de Educação, representa a compreensão compartilhada de que o esporte aproxima as pessoas, reúne valores, integra e ainda traz benefícios à saúde, e como objetivo maior construir o futuro do tênis na região de Uruguaiana, valorizando os talentos locais e honrando os que se esforçaram pelo esporte no passado.

 

Aprovado PL que institui o Programa de Prevenção ao Diabetes nas Escolas

 

Aprovado o Projeto de Lei nº 31, de autoria do Vereador Marcelo Lemos (PDT) que institui o Programa de Prevenção ao Diabetes nas Escolas Públicas Municipais e Creches no município de Uruguaiana.

O projeto tem como objetivo alertar aos pais e professores da rede municipal de ensino, sobre a importância de identificar e reconhecer os sintomas do diabetes em crianças e adolescentes, para que seja iniciado o tratamento ainda na fase inicial da doença.

O diabetes é uma doença crônica, sendo que o tipo 1 aparece geralmente na infância e na adolescência, já o tipo 2 atinge com mais frequência indivíduos adultos.

Aprovado Projeto de Lei que dispõe sobre contratação de Assistentes Sociais e Psicólogos

 

 

Aprovado na reunião desta terça-feira o PL Nº 150, do Poder executivo que dispõe sobre a contratação, por tempo determinado, de Assistentes Sociais e Psicólogos, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, e Assistente Social, vinculado à Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária – SEHARF.

As contratações destinam-se a continuidade da execução da Política de Assistência Social no município através do Sistema Único de Assistência Social.

 

Aprovado Projeto de Lei nº 93

 

 

Aprovado na reunião ordinária deste dia 19 de setembro o PL Nº 93, que reverte ao patrimônio público do Município o imóvel adquirido nos termos da Lei n.º 993, de 5 de agosto de 1969, e, autoriza a sua desafetação e alienação, por meio de concorrência pública.

A reversão ao patrimônio público, observa o disposto no artigo 16 da Lei Orgânica do Município, ou seja, que reverterão ao Município ao término da vigência de qualquer concessão, com privilégio exclusivo, todos os bens materiais e benfeitorias, independentemente de qualquer indenização.

 

Escola do Legislativo de Uruguaiana presente na ONU

 

Utilizou o espaço da tribuna da Câmara, neste dia 19 de setembro, o Diretor da Escola do Legislativo, Prof. Ricardo Simas, a convite da Mesa Diretora, para falar sobre sua participação, representando a Câmara de Uruguaiana, no Evento que ocorreu na Sede da ONU em Genebra/Suíça, nos dias 14 e 15 de setembro, com o objetivo de tratar sobre a Capacitação do Servidor Público com foco nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.

Simas divulgou os trabalhos realizados pela Escola e estabeleceu contatos com delegações brasileiras e estrangeiras, abrindo-se, assim, as portas para futuras cooperações. A participação de um servidor público, discutindo educação para cidadania e para a democracia, é um fato inédito na ONU e a Câmara de Uruguaiana estava presente neste momento histórico.

Jovem Senadora ocupa a tribuna da Câmara

 

 

Em atenção ao requerimento do Ver. Marcelo Lemos (PDT), participou da Tribuna da Câmara na manhã do dia 19 de setembro a Jovem Senadora Ana Luiza Pires Garcia.

O programa do Senado Federal selecionou um representante de cada Estado brasileiro, por meio de um concurso de redação. A vencedora do Estado do Rio Grande do Sul foi a jovem Ana Luiza, do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls, de Uruguaiana, que usou o espaço da tribuna para falar sobre sua atuação e a experiência que vivenciou no Senado Federal.

 

Solenidade registra homenagens na Semana Farroupilha

 

A Câmara Municipal de Uruguaiana celebrou sessão solene alusiva à Semana Farroupilha na noite do dia 14 de setembro de 2023. No evento, a Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas prestou homenagens a personalidades que contribuem de forma significativa para a preservação das tradições nativistas em nosso município.

 

Durante a solenidade, por indicação da Comissão foi concedida a entrega do título de “Homenageado da Semana Farroupilha 2023” a Otaliz da Rosa Silveira; de “Mulher Gaúcha” a Fernanda Zubiaurre Ferreira e a “Homenagem póstuma” realizada a Orlando Ribas.

 

Em referência à data, Silvio Carvalho enfatizou a relevância de preservar e valorizar a rica cultura gaúcha e relembrar o centenário da Revolução de 1923.

 

Através de indicação de parlamentares foram entregues três Diplomas de Honra ao Mérito. Receberam a homenagem Carmen Jovita Maciel Meireles, por sugestão do vereador Marcelo Lemos; João Renato Palma, por proposição do presidente, vereador Juca (Joalcei Alves); e José Nivaldo Brites Alves, por designação do vereador José Clemente Corrêa. Também foi entregue o Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana a Ricardo Silveira Pinto, por solicitação da vereadora Marcia Fumagalli.

O Senhor Marcelo Duarte de Carvalho Ribeiro reverenciou a data magna do povo gaúcho à convite da Mesa Diretora, homenageando aqueles que a 188 anos lutaram para que hoje tívessemos verdadeiramente um povo gaúcho. Encerrou dizendo, que na guerra ou na paz permaneçamos em pé pela cultura e tradição dos nossos ancestrais, e que “Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”.

 

 

Câmara aprova orçamento para 2024

 

 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2014 foi aprovada na reunião do dia 14 de setembro de 2024. A previsão de despesas e receitas estão detalhadas do projeto de lei nº 115/23.

Acesse na íntegra: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/8180

 

Para o próximo ano, o orçamento estimado de investimentos é de R$ R$ 440.435.271,72. Na matéria estão estabelecidas despesas como amortização de dívidas, Câmara Municipal, folha de pagamento, cirurgias eletivas, serviço de atendimento a mulher vítima de violência e segurança pública, entre outras.

 

O Projeto foi aprovado com mais de 60 emendas. A maioria do vereador Clemente Correa incluindo a possibilidade de investimentos nas áreas de habitação, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, proteção a idosos, ampliação de segurança, educação e cultura. Também apresentaram emendas o vereador José Carlos Zaccaro, para fomento ao carnaval e a vereadora Marcia Fumagalli para aquisição de instrumentos musicais.

 

Dados apresentados em audiência pública

 

Em saúde há previsão de investimentos de R$ 69.367.305,13, com maior valor para atenção básica (R$ 26.895.982,18), seguido de recursos humanos (R$ 21.147.801,47) e assistência hospitalar (R$ 20.265.516,34). Para educação serão investidos R$ 133.322.613,04.

 

Na área de infraestrutura urbana e rural será destinado R$ 51.244.353,67, destes serão R$ 19.780.551,97 para pavimentação; R$ 4.950.000,00 para estradas do interior; R$ 6.164.295,51 para iluminação pública; R$ 16 milhões pra destinação final de resíduos sólidos; R$ 2.330.000,00 para o parque de máquinas; e R$ 2.019.506,19 para outras despesas.

 

Ações do documento