Notícias

Informações sobre prédios cedidos são solicitadas

A Câmara Municipal de Uruguaiana requer ao Poder Executivo informações sobre a cedência de prédios públicos para terceiros.

             A demanda do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi apresentada dia 8 de dezembro de 2022.

         Entre os questionamentos direcionados a prédios está a quantidade pertencente ao município; quais e quantos estão cedidos a terceiros; as justificativas e os prazos de cedências. “É importante prestar o máximo de transparência para a população, para entidades que tenham interesse e aos órgãos de fiscalização como no caso, a Câmara de Vereadores”, afirmou Marcelo.

 

 

 

 

 

Luta pela liberdade do povo palestino em destaque

            No espaço da tribuna livre do dia 6 de dezembro de 2022, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu representantes da comunidade árabe para tratarem sobre o Dia Internacional de Apoio ao Povo Palestino e sobre a Lei Municipal nº 4.994/18 que declarou oficialmente reconhecida como cidade-irmã do município de Uruguaiana-RS, a Cidade de Beitunia, na Palestina.

        Por proposição da vereadora Zulma Ancinello, o presidente da Sociedade Árabe de Uruguaiana, Nasser Rahman, explanou sobre a situação política da Palestina e o trabalho social realizado pela comunidade em Uruguaiana. “No início da pandemia doamos cinco toneladas de alimentos. Estamos hoje registrando um dia que não é comemorativo, mas que lembra um dos piores da nossa história onde foi votado o estabelecimento da divisão do território palestino. A situação hoje é complicada e triste, e a frase que fica é Palestina Livre”, concluiu Nasser.

         Através de vídeo, também manifestaram-se o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah, que contextualizaram a luta do povo palestino e agradeceram a oportunidade no Legislativo uruguaianense.

         “A solidariedade ao povo da palestina é mais importante do que nunca, porque ela vai além, deixa claro à humanidade que somente a igualdade dos povos nos levará a um futuro de liberdade e democracia. A luta na Palestina é a luta de todos os povos para que o direito internacional prevaleça. Assim Uruguaiana faz história novamente ao elevar juntos com a comunidade internacional, alçando sua voz e solidariedade ao povo Palestino”, afirmou Rabah.

Câmara indica sugestões ao Banco de Sangue

Indicação para melhorias no Banco de Sangue do Hospital Santa Casa será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

        As considerações do vereador Marcelo Lemos (PDT) foram apresentadas na reunião do dia 6 de dezembro de 2022.

       O parlamentar solicita que seja disponibilizada a Unidade Móvel de Saúde uma vez por mês em locais públicos para coleta de sangue, e também a possibilidade de aumentar o horário de coleta no Hospital Santa Casa que é das 8h às 13h.

         “Notamos em Uruguaiana seguidamente campanhas individuais para doação de sangue. A falta de sangue no serviço constitui-se em um problema de saúde pública grave, que deve receber a devida atenção da administração pública. Este horário dificulta para os doadores, por conta da incompatibilidade de horário com o trabalho e outras questões”, afirma Marcelo.

            O vereador também solicita mais atenção às campanhas de doação de sangue com objetivo de conscientizar a população sobre a importância e os procedimentos, através de materiais informativos, divulgação nas redes sociais, veículos de informações, cartazes, banners e adesivos.

 Informações para Doação de Sangue

  • Para doar sangue, é preciso:

    •  Trazer documento oficial de identidade com foto;

    •  Ter 18 e 67 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar somente com autorização e acompanhamento de um responsável. Se for a primeira doação, somente até aos 60 anos incompletos;

    •  Pesar 50 kg ou mais;

    •  Ser e estar saudável;

    •  Não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

  • Não pode doar quem:

    •  Teve hepatite após os dez anos de idade;

    •  Teve Doença de Chagas;

    •  Teve ou tem Malária ou Sífilis;

    •  Está no período de janela imunológica (breve período após alguma contaminação no qual a mesma não é detectada em exames de sangue. Esse período varia de acordo com cada doença, por isso é necessário ser sincero quanto ao histórico de saúde e de comportamento de risco na entrevista e questionário respondidos na triagem anterior à doação);

    •  Recebeu transfusão de sangue ou de hemocomponentes do último ano, está resfriado ou com qualquer outra infecção, tenha sido vacinado recentemente (neste caso o período de impedimento para a doação varia de acordo com o tipo de vacina).

  • Intervalos para doação:

    •  Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)

    •  Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

  • Cuidados após a doação:

    •  Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas;

    •  Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;

    •  Aumentar a ingestão de líquidos;

    •  Não fumar por cerca de duas horas;

    •  Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas;

    •  Não trabalhar em andaimes, pilotar ou dirigir veículos de grande porte até por 12 horas

 

Contratações para Secretaria de Saúde tramitaram na reunião de terça-feira

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprecia projetos de lei que tratam da contratação de profissionais, por tempo determinado, para atender necessidades da Secretaria Municipal de Saúde.

         Na reunião do dia 6 de dezembro de 2022, foi aprovado PL sobre contratações para Equipe de Atenção Primária Prisional (eAPP), e encaminhado para análise das Comissões Técnicas da Casa o Projeto de Lei nº 151/22 que busca autorização de contratar de até 364 profissionais em diversas especialidades.

      São 223 vagas destinadas a programas, projetos, ações e serviços próprios da SMS; e, 141 vagas para compor as equipes da Estratégia de Saúde da Família (EFS) e equipes de Saúde Bucal (ESB).

         Conforme o Poder Executivo, as contratações impõem-se pelas reconhecidas necessidades de atendimentos das demandas da área da saúde, tais como às de manter em funcionamento a prestação dos serviços, agora unificados e especificados na referência Secretaria Municipal de Saúde.

     As contratações serão precedidas de Processo Seletivo Simplificado, em substituição as contratações anteriores, norteado por edital próprio observando as atribuições e requisitos para o exercício das funções oferecidas, inclusive as diferenciações salariais entre programas e projetos, em razão da fonte e vínculo dos recursos para efetivação e manutenção das contratações.

       São profissionais para atuar no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO; Projeto DANTS (Doenças e Agravos Não Transmissíveis); Laboratório Municipal; do Serviço de Fisioterapia; Policlínica Infantil; Saúde da Mulher; Assistência Farmacêutica e Almoxarifado; Unidades Básicas de Saúde; Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS – SAE; Vigilância em Saúde; Serviço de Vigilância do Óbito (SVO); Unidade Básica de Saúde do 6º Distrito Sanchuri; Equipe de Consultório na Rua; Ambulatório de Saúde Mental; CAPS II; e, CAPS AD.

 Aprovada composição de eAPPP

        O PL nº14/22 autoriza a contratação de médico; enfermeiro; psicólogo; cirurgião dentista; técnico de enfermagem e auxiliar de saúde bucal para manutenção de atendimento médico e odontológico na Penitenciaria Modulada de Uruguaiana.

       A transferência de recursos financeiros do Governo Estadual e do Governo Federal está condicionada à habilitação de Equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP). Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde mantém atendimento médico e odontológico na Penitenciaria Modulada, regularmente duas vezes por semana, sem que haja contrapartida estadual ou federal para este serviço.

          Em reuniões entre a Prefeitura Municipal, Direção da Penitenciária, Estado e Ministério Público, chegou-se à definição que a implantação de uma Unidade de Saúde Prisional em Uruguaiana, tornou-se imprescindível para o atendimento da população carcerária, evitando que os detentos sejam deslocados diariamente.

Evento é realizado sobre “Dezembro Vermelho”

       A campanha “Dezembro Vermelho” trata da prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Em Uruguaiana é instituída pela Lei Municipal nº 4870/17, de autoria da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos).

       Este ano, a Escola do Legislativo Dr Homero Tarragó, por proposição da parlamentar, realiza debate sobre o assunto. Na quarta-feira, dia 7 de dezembro de 2022, Às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, estarão reunidos para tratar da prevenção, tratamento e questões sociais relacionadas a coordenadora do Programa IST/AIDS, Cida Boffil; médico pneumologista e infectologista, Claudio Crespo; e Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori.

 

Comissão de Direitos Humanos e Bem-estar Animal analisa PL sobre carroças

           Na pauta da Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade, Defesa do Consumidor e Bem Estar Animal, do dia 5 de dezembro de 2022, esteve o projeto de lei que prevê a redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal.

        Durante a reunião, foi dada oportunidade para manifestação do posicionamento sobre a matéria de representantes de entidades de proteção dos direitos dos animais, do Poder Executivo e de carroceiros. Participaram os vereadores Marcia Fumagalli, Juca (Joalcei) Gonçalves, Cristiano Bonapace, Zulma Ancinello, Egídio Carvalho e Carlos Delgado.

       O PL nº 139/22 recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; e Serviços Municipais. Está na Comissão de Direitos Humanos e Bem-estar animal para emissão de parecer, para posterior votação em plenário.

       https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/6379

Recursos investidos do SUS são apresentados

         A Comissão de Serviços Municipais e Saúde realizou audiência pública para apresentação do relatório de Gestão Municipal de Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2022. No dia 5 de dezembro de 2022, os vereadores Clemente Correa, Egídio Carvalho, José Carlos Zaccaro, Marcia Famagalli, Zulam Ancinello, Carlos Delgado e Juca (Joalcei) Gonçalves, acompanharam a explanação do Secretário Municipal de Saúde, Diego Cantori e do contador, Mario Pedelhes.

        De maio a agosto, o município teve despesa de R$ 17.326.497,81; o Estado do Rio Grande do Sul investiu R$ 2.137.988,02; e a esfera federal foram R$ 7,963.470,83. “Há disparidade dos investimentos entre as esferas, com o município aplicando muito mais recursos mensais, situação que precisa mudar”, registrou Cantori.

          A Comissão encaminhará ao Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas, por determinação do presidente, vereador Clemente, denúncia constando a negligência do Estado em relação a discrepância dos repasses.

         Entre os questionamentos realizados pelos vereadores estiveram na pauta o atendimento em saúde nas localidades do interior do município; na saúde da mulher; na farmácia popular; pacientes com TDAH; vacinação de HPV, atendimento oftalmológico e programa de fraldas geriátricas. Também sobre a contratação de neuropediatra, que segundo o Poder Executivo há inúmeras tentativas para contratos, entretanto não há médicos especialistas com interesse em Uruguaiana.

Normativa para terrenos baldios é sugerida

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará a Prefeitura indicação de Projeto de lei para limpeza de terrenos baldios no município.

     Na reunião do dia 1º de dezembro de 2022, os vereadores Juca (Joalcei) Gonçalves e Carlos Delgado (Progressistas) reapresentaram a proposta já recebida pelo Executivo em 2021.

    O objetivo é garantir a limpeza de terrenos baldios, através de normas aos proprietários e obrigatoriedade da manutenção dos espaços limpos, roçados e drenados, sob pena de aplicação de multa.

    A matéria estabelece prazo de 30 dias para providências, multa incluída no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e valor em dobro para reincidência, também proíbe o emprego de fogo como forma de limpeza na vegetação, lixo ou quaisquer detritos e objetos nos imóveis habitados e não habitados.

      “O problema é de saúde pública que nos preocupa. E nossa sugestão penaliza os proprietários, mas possibilita que o Executivo providencie limpeza e cobre dos responsáveis. Têm crescido verdadeiros matagais e lixos clandestinos, onde proliferam insetos, ratos e outros animais que faz mal a saúde da população”, afirmou Juca.

Câmara registra atuação de Bombeiros nos incêndios da estiagem

      No dia 1º de dezembro de 2022, os vereadores entregaram Moção de Congratulações e Louvor a bombeiros militares pela bravura e exemplar atuação nos incêndios do início do ano. Receberam a honraria o 1º Tenente Ivaldo Jorge Trindade Martins e Bombeiros Militares Ismael Fernando de Souza dos Reis, Rodrigo Moreira Silva, Lilian Cristiane Guedes de Freitas e Alan Prado Freitas.

          “Nosso reconhecimento a estes profissionais será enviado para conhecimento de todas as autoridades responsáveis. Novamente no aproximamos de uma estiagem e aporte a esses guerreiros deve ser dado em proteção também a população”, afirmou o vereador Clemente Correa.

           Também registrou que o início do ano foi marcado por uma forte estiagem e que castigou severamente a cidade, resultando em incêndios que atingiram residências, propriedades rurais, reservas ambientais e, até mesmo, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O combate às chamas foi dificultado, tendo em vista o clima, a grande área atingida neste incêndio somado com atendimento de outras ocorrências simultâneas.

Dados do SUS dos últimos meses serão apresentados

      Audiência pública de apresentação do Relatório de Gestão Municipal de Saúde referente ao 2º quadrimestre de 2022 acontecerá na Câmara Municipal de Uruguaiana. O evento promovido pela Comissão de Serviços Municipais e Saúde será realizado segunda-feira, dia 5 de dezembro de 2022, às 10h.

           Na oportunidade serão demonstrados a fonte dos recursos aplicados, as atividades e os dados indicadores de saúde, em cumprimento à Lei que regulamenta os serviços, a fiscalização e a avaliação dos serviços de saúde.

 

Dezembro é de campanha contra AIDS e ISTs

     A Campanha “Dezembro Vermelho” de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis é instituída em Uruguaiana pela Lei nº 4.870/17. No dia 1º de dezembro de 2022, por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), a coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS, Maria Aparecida Bofil, e Secretária Adjunta de Saúde, Suziele Moreira Pivetta.

        Os números epidemiológicos, o trabalho desenvolvido e a importância da prevenção e diagnóstico precoce foram destaque. Conforme apresentado, Uruguaiana está entre os 15 municípios prioritários no Rio Grande do Sul em relação ao número de casos. A Campanha de 2022 é ampliar o acesso ao diagnóstico, estimulando que a testagem seja considerada como rotina de saúde da população sexualmente ativa, principalmente público masculino de 15 a 29 anos pela alta incidência de casos.

     "Em Uruguaiana foram realizados 11 mil testes, com 40 novos casos. Destes, 30 são homens e nove diagnosticados com vírus avançado, resultando em quatro óbitos. Isso é um alerta extremamente preocupante e grave, pois temos em todos os serviços de saúde o teste que é gratuito, rápido e importante para o tratamento de AIDS e infecções sexualmente transmissíveis”, afirmou Cida Bofil.

         Entre as ações do “Dezembro Vermelho” está a presença da carreta da saúde na Praça Barão do Rio Branco, no 22º GAC AP e na Unipampa. No dia 7 de dezembro, a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó realizará debate sobre o assunto.

Aprimoramento da Lei que instituiu a Feira do Livro é proposto

Lei do ano de 1975, nº 1332, criou a Feira do Livro. Na reunião do dia 29 de novembro de 2022, foi encaminhado às Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana, projeto de lei que acrescenta e altera dispositivos da norma original.

       A proposta do vereador Clemente Correa (PDT) considera a necessidade da adequação da Lei ao crescimento, ao desenvolvimento e à relevância da Feira do Livro, inclusive oficializando a destinação de recursos públicos no orçamento municipal.

     O PL inclui objetivos como promover e divulgar a produção científica, literária, artística, histórica e cultural; reconhecer e valorizar os artistas e os escritores, favorecer a realização de palestras, oficinas de criação literária, leituras compartilhadas, hora do conto, bate-papos e rodas de conversa com autores e artistas, exposições artísticas e culturais e espetáculos teatrais. Também inclui o evento no calendário oficial do município e indica a participação de um representante do Legislativo para acompanhar e auxiliar os trabalhos de Comissão Organizadora.

          “Alterar a lei colabora ainda mais com a continuidade e fortalecimento da Feira que tanto tem crescido nos últimos anos. Nossa proposta leva em conta a democratização do acesso ao livro, o incentivo à leitura e à produção artística e cultural, a valorização da literatura e o reconhecimento aos escritores e aos artistas que colaboram para o desenvolvimento da cultura”, afirmou Clemente.

Brinquedos adaptados em praças são indicadas

A instalação de brinquedos adaptados e equipamentos especiais desenvolvidos para lazer e recreação de crianças com deficiência será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

        A proposta do vereador José Carlos Barbosa Zaccaro (Progressistas) foi apresentada na reunião do dia 29 de novembro de 2022.

     O objetivo é reforçar ao orçamento de manutenção das praças e parques o investimento em brinquedos adaptados. De acordo com o parlamentar, a indicação é inspirada no projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), um movimento articulado por mães de todo o Brasil, que buscam repercutir a importância e propor alternativas para difundir a inclusão e diversão às crianças com deficiência, com origem em Curitiba.

         “Estudos comprovam os benefícios do ato de brincar, dentre elas permite o autoconhecimento, estimula as competências e melhora a atenção e concentração. Por isso, assegurar o direito de brincar é fundamental no desenvolvimento de qualquer criança”, afirma Zaccaro.

Comissão Especial encaminha revogação de datas oficializadas e feiras

A Comissão Especial para revisão, compilação e consolidação das Leis Municipais apresentou na reunião da Câmara de Vereadores, dia 29 de novembro de 2022, projeto de lei que revoga 28 leis sobre datas oficializadas e feiras de Uruguaiana.

             O trabalho desenvolvido em 2022, analisou 168 normas, sendo decidida a anulação daquelas que perderam a eficácia, são desatualizadas, têm redação inadequada ou obsoleta, causam confusão por estarem em vigor, não possuíam mais aplicabilidade devido a elaboração de outras leis que tratam do mesmo assunto, dentre outros motivos.

           A finalidade é organizar as normas e facilitar a consulta pelos cidadãos. Durante este trabalho foram oficiadas secretarias e entidades pertinentes aos assuntos que tratavam as leis e as respostas recebidas estão arquivadas para consulta de quem desejar, o que contribuiu e embasou as decisões da comissão.

          No processo de estudos da Comissão, também foram consideradas 44 leis históricas. Elas têm relevância para a história de Uruguaiana e foram preservadas, sendo atualizado no SAPL a data da vigência e inserida a observação “Lei histórica”.

       A lista completa está acessível no link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/6497

 

Reunião da Câmara aconteceu na Feira do Livro

           A reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana desta terça-feira, dia 29 de novembro de 2022, foi realizada durante a programação da 45ª Feira do Livro. Os vereadores apreciaram a ordem do dia com requerimentos, projetos de lei e moções na Praça Barão do Rio Branco.

          Durante a sessão, os vereadores registraram a importância da Feira do Livro para valorização e difusão de cultura. “A Câmara participar desse grandioso evento aproxima a população do trabalho legislativo. Uruguaiana está de parabéns pelo prestígio a este espaço que acolhe e difunde a cultura através de livros e arte”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Paulo Kleinubing. A autoridade também parabenizou a Comissão Organizadora do evento e a escolha do patrono, Dagoberto Alvim.

Projetos de lei foram aprovados

          Na reunião, dois projetos de lei do Poder Executivo foram aprovados. Trata-se da abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente, no valor de R$ 400.000,00. O recurso é destinado à Secretaria Municipal de Educação para investimento na aquisição de materiais didáticos pedagógicos e investimento em ações e projetos educativos voltados ao combate à violência contra crianças, adolescentes e mulheres e para o enfrentamento a todas as formas de discriminação em nossa sociedade.

         Também projeto de lei nº 129/22 alterando lei que autorizou o município a proceder à doação de área ao grupo empresarial econômico formado pelas empresas: J. D. dos Santos Rezes – ME, Bidinha e Moresco Ltda. – ME e M. A. Moresco Filho – EPP. De acordo com o Poder Executivo, a mudança atende reivindicação da própria empresa, já instalada no Distrito Industrial deste 2017, para expansão das atividades econômicas.

 

Ações do documento