Câmara indica sugestões ao Banco de Sangue

Indicação para melhorias no Banco de Sangue do Hospital Santa Casa será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

As considerações do vereador Marcelo Lemos (PDT) foram apresentadas na reunião do dia 6 de dezembro de 2022.

O parlamentar solicita que seja disponibilizada a Unidade Móvel de Saúde uma vez por mês em locais públicos para coleta de sangue, e também a possibilidade de aumentar o horário de coleta no Hospital Santa Casa que é das 8h às 13h.

“Notamos em Uruguaiana seguidamente campanhas individuais para doação de sangue. A falta de sangue no serviço constitui-se em um problema de saúde pública grave, que deve receber a devida atenção da administração pública. Este horário dificulta para os doadores, por conta da incompatibilidade de horário com o trabalho e outras questões”, afirma Marcelo.

O vereador também solicita mais atenção às campanhas de doação de sangue com objetivo de conscientizar a população sobre a importância e os procedimentos, através de materiais informativos, divulgação nas redes sociais, veículos de informações, cartazes, banners e adesivos.

Informações para Doação de Sangue

• Para doar sangue, é preciso:

•  Trazer documento oficial de identidade com foto;

•  Ter 18 e 67 anos. Menores de idade a partir dos 16 anos podem doar somente com autorização e acompanhamento de um responsável. Se for a primeira doação, somente até aos 60 anos incompletos;

•  Pesar 50 kg ou mais;

•  Ser e estar saudável;

•  Não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

• Não pode doar quem:

•  Teve hepatite após os dez anos de idade;

•  Teve Doença de Chagas;

•  Teve ou tem Malária ou Sífilis;

•  Está no período de janela imunológica (breve período após alguma contaminação no qual a mesma não é detectada em exames de sangue. Esse período varia de acordo com cada doença, por isso é necessário ser sincero quanto ao histórico de saúde e de comportamento de risco na entrevista e questionário respondidos na triagem anterior à doação);

•  Recebeu transfusão de sangue ou de hemocomponentes do último ano, está resfriado ou com qualquer outra infecção, tenha sido vacinado recentemente (neste caso o período de impedimento para a doação varia de acordo com o tipo de vacina).

• Intervalos para doação:

•  Homens: 60 dias (até quatro doações por ano)

•  Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

• Cuidados após a doação:

•  Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas;

•  Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;

•  Aumentar a ingestão de líquidos;

•  Não fumar por cerca de duas horas;

•  Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas;

•  Não trabalhar em andaimes, pilotar ou dirigir veículos de grande porte até por 12 horas