Luta pela liberdade do povo palestino em destaque

No espaço da tribuna livre do dia 6 de dezembro de 2022, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu representantes da comunidade árabe para tratarem sobre o Dia Internacional de Apoio ao Povo Palestino e sobre a Lei Municipal nº 4.994/18 que declarou oficialmente reconhecida como cidade-irmã do município de Uruguaiana-RS, a Cidade de Beitunia, na Palestina.

Por proposição da vereadora Zulma Ancinello, o presidente da Sociedade Árabe de Uruguaiana, Nasser Rahman, explanou sobre a situação política da Palestina e o trabalho social realizado pela comunidade em Uruguaiana. “No início da pandemia doamos cinco toneladas de alimentos. Estamos hoje registrando um dia que não é comemorativo, mas que lembra um dos piores da nossa história onde foi votado o estabelecimento da divisão do território palestino. A situação hoje é complicada e triste, e a frase que fica é Palestina Livre”, concluiu Nasser.

Através de vídeo, também manifestaram-se o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah, que contextualizaram a luta do povo palestino e agradeceram a oportunidade no Legislativo uruguaianense.

“A solidariedade ao povo da palestina é mais importante do que nunca, porque ela vai além, deixa claro à humanidade que somente a igualdade dos povos nos levará a um futuro de liberdade e democracia. A luta na Palestina é a luta de todos os povos para que o direito internacional prevaleça. Assim Uruguaiana faz história novamente ao elevar juntos com a comunidade internacional, alçando sua voz e solidariedade ao povo Palestino”, afirmou Rabah.