Dezembro é de campanha contra AIDS e ISTs

A Campanha “Dezembro Vermelho” de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis é instituída em Uruguaiana pela Lei nº 4.870/17. No dia 1º de dezembro de 2022, por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), a coordenadora do Programa Municipal IST/AIDS, Maria Aparecida Bofil, e Secretária Adjunta de Saúde, Suziele Moreira Pivetta.

Os números epidemiológicos, o trabalho desenvolvido e a importância da prevenção e diagnóstico precoce foram destaque. Conforme apresentado, Uruguaiana está entre os 15 municípios prioritários no Rio Grande do Sul em relação ao número de casos. A Campanha de 2022 é ampliar o acesso ao diagnóstico, estimulando que a testagem seja considerada como rotina de saúde da população sexualmente ativa, principalmente público masculino de 15 a 29 anos pela alta incidência de casos.

"Em Uruguaiana foram realizados 11 mil testes, com 40 novos casos. Destes, 30 são homens e nove diagnosticados com vírus avançado, resultando em quatro óbitos. Isso é um alerta extremamente preocupante e grave, pois temos em todos os serviços de saúde o teste que é gratuito, rápido e importante para o tratamento de AIDS e infecções sexualmente transmissíveis”, afirmou Cida Bofil.

Entre as ações do “Dezembro Vermelho” está a presença da carreta da saúde na Praça Barão do Rio Branco, no 22º GAC AP e na Unipampa. No dia 7 de dezembro, a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó realizará debate sobre o assunto.