Aprimoramento da Lei que instituiu a Feira do Livro é proposto

Lei do ano de 1975, nº 1332, criou a Feira do Livro. Na reunião do dia 29 de novembro de 2022, foi encaminhado às Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana, projeto de lei que acrescenta e altera dispositivos da norma original.

A proposta do vereador Clemente Correa (PDT) considera a necessidade da adequação da Lei ao crescimento, ao desenvolvimento e à relevância da Feira do Livro, inclusive oficializando a destinação de recursos públicos no orçamento municipal.

O PL inclui objetivos como promover e divulgar a produção científica, literária, artística, histórica e cultural; reconhecer e valorizar os artistas e os escritores, favorecer a realização de palestras, oficinas de criação literária, leituras compartilhadas, hora do conto, bate-papos e rodas de conversa com autores e artistas, exposições artísticas e culturais e espetáculos teatrais. Também inclui o evento no calendário oficial do município e indica a participação de um representante do Legislativo para acompanhar e auxiliar os trabalhos de Comissão Organizadora.

“Alterar a lei colabora ainda mais com a continuidade e fortalecimento da Feira que tanto tem crescido nos últimos anos. Nossa proposta leva em conta a democratização do acesso ao livro, o incentivo à leitura e à produção artística e cultural, a valorização da literatura e o reconhecimento aos escritores e aos artistas que colaboram para o desenvolvimento da cultura”, afirmou Clemente.