Brinquedos adaptados em praças são indicadas

A instalação de brinquedos adaptados e equipamentos especiais desenvolvidos para lazer e recreação de crianças com deficiência será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

A proposta do vereador José Carlos Barbosa Zaccaro (Progressistas) foi apresentada na reunião do dia 29 de novembro de 2022.

O objetivo é reforçar ao orçamento de manutenção das praças e parques o investimento em brinquedos adaptados. De acordo com o parlamentar, a indicação é inspirada no projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade), um movimento articulado por mães de todo o Brasil, que buscam repercutir a importância e propor alternativas para difundir a inclusão e diversão às crianças com deficiência, com origem em Curitiba.

“Estudos comprovam os benefícios do ato de brincar, dentre elas permite o autoconhecimento, estimula as competências e melhora a atenção e concentração. Por isso, assegurar o direito de brincar é fundamental no desenvolvimento de qualquer criança”, afirma Zaccaro.