Notícias

“Amigos da Biblioteca” são recebidos na Câmara

             A diretoria da Associação “Amigos da Biblioteca” foi recebida na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta quinta-feira, dia 28 de novembro de 2019. A presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello, esteve com a presidente da Associação, Dilah de Almeida, as secretárias Cleci Jaques e Vanessa Finoqueto, e a voluntária Maria Celça. Na pauta esteve o desenvolvimento do projeto “Estação Leitura”.

 

PL busca instituir programa “Adote uma família carente”

Ação contra a fome e a miséria através da doação de cestas básicas de alimentos é tratada em projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 28 de novembro de 2019.

          A matéria de autoria do vereador Carmelo Madeira (PSDB) que cria o Programa “Adote uma Família Carente” será analisado pelas Comissões Técnicas da Casa.

           O objetivo é instituir um sistema de doações de caráter espontâneo para pessoas físicas, jurídicas e prestadores de serviços, ficando a critério do Poder Executivo a concessão de incentivos fiscais ao “Padrinho Mantenedor”.

           “A Secretaria de Ação Social e Habitação contabiliza que 16% dos habitantes de Uruguaiana vivem em extrema pobreza. São mais de 20 mil pessoas que vivem com R$ 89,00 ou menos por mês”, contextualizou Carmelo.

Corridas de galgos são reconhecidas como patrimônio histórico-cultural

        A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de Lei que institui as corridas de cachorros como patrimônio histórico-cultural de Uruguaiana. A proposição de autoria do vereador Fernando Tarragó (PSD) foi votada neste dia 28 de novembro de 2019, com a presença de apreciadores das corridas e criadores de cachorros da raça galgo.

        De acordo com o parlamentar, as corridas no Brasil iniciaram em Uruguaiana em 1974, através de Osvaldo Leonetti. “Uruguaiana é pioneira em corridas de galgos no Brasil. Esse é um fato histórico e em muito lugares são tão valorizadas como os esportes de polo e hipismo”, considerou Tarragó.

           Representante dos criadores, Pedro Maidana, agradeceu o reconhecimento do Legislativo, registrou o cuidado com o bem-estar dos animais e convidou a comunidade a prestigiar os eventos no canódromo programados para os dias 8 e 15 de dezembro.

Justificativa do PL

             Os cachorros da raça galgo (greyhound) fazem parte da cultura gaúcha e de países vizinhos como Argentina, Uruguay e Chile. O gaúcho já usava está raça a séculos como pastoreio e caça nos campos do Estado.

             As corridas na América do Sul começaram na Argentina como forma de entretenimento e também para melhorar e aprimorar a raça nos anos 1930. No Brasil teve seu início em 1973 através de Osvaldo Leonetti que na ocasião tinha galos de rinha e foi participar de um campeonato na Cidade de Corrientes Argentina. Por sua vez ali ele viu uma corrida de Galgos, com lebre mecânica, nesta mesma ocasião ele comprou seu primeiro galgo brasino de nome Quati.

            Já nos primeiros meses de 1974 começava em Uruguaiana, assim no Brasil, as primeiras corridas de galgos no Jockey Clube da Uruguaiana.

Câmara sugere regra de horários para concessionárias de água e luz

Regramento de horários para realização dos serviços “programados” das concessionárias de água e esgoto e de energia elétrica é solicitado ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

           Na reunião desta terça-feira, dia 26 de novembro de 2019, foi aprovado requerimento de autoria do vereador Irani Fernandes (P).

          O parlamentar sugere a definição do início e término de horário para as obras de manutenção preventiva. “Quando são anunciados, registram ou não esses horários, mas eles se estendem para além desse horário e causam transtornos e até prejuízos aos usuários”,esclareceu Irani.

         O requerimento ainda sugere o cumprimento das tarefas nos turnos da manhã, tarde ou noite, em conformidade com os seguintes horários: entre 8h e 11h; 14h e 18h; e 20h e 23h.

Informações sobre o Festival de Balonismo são solicitadas

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo pedido de informações sobre a realização e o investimento no “I Festival de Balonismo de Uruguaiana”.

          O requerimento de autoria da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB) foi apresentado na reunião desta terça-feira, dia 26 de novembro de 2019.

             O documento questionará o planejamento do evento, a licença do Departamento de Aviação Civil, o carácter social e o valor investido nesse evento. “Buscamos esclarecimentos e cumprimos nosso dever enquanto vereadores. Ninguém é contra atividades diversificadas como essas, mas foi polêmica por haver gasto público sem o resultado esperado, frustrando a comunidade”, considerou Nerai.

 

 

 

 

 

Prioridade de matrículas para vítimas de violência é analisada

As Comissões Técnicas apreciarão Projeto de Lei que busca estabelecer prioridade de matrícula e de transferência às crianças e adolescentes, que estejam sob a guarda de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

         A proposição do vereador Fernando Bermúdez (P) foi apresentada na reunião do dia 26 de novembro de 2019 da Câmara Municipal de Uruguaiana.

           A matéria garante a matrícula ou a transferência dos menores, a qualquer tempo, para educandário municipal próximo da sua nova residência. A preferência deve dar-se quando a mudança de endereço da mulher vítima de violência ocorrer, com o objetivo de assegurar-lhe a integridade e segurança, própria e da família.

            A determinação também compreende aqueles que vierem, pela mesma razão, de outro município e estabelecerem residência em Uruguaiana. “Esse tema é de extrema importância. A violência prejudica a mulher e toda família, gerando problemas não só físicos, mas psicológicos, sociais e tantos outros. Nossa proposta é dar tranquilidade e dignidade às pessoas, acolhendo essa família ameaçada, constrangida e violentada”, afirma o vereador Fernando Bermúdez. 

 

Travessa será denominada “Prof. Maria Daici"

       Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Uruguaiana buscava denominar “Maria Daici Oliveira dos Santos” a travessa localizada ao lado da Escola Hermeto José Pinto Bermudez. De autoria do vereador Rafael Alves (MDB), a matéria aprovada nesta terça-feira, dia 26 de novembro de 2019, com a presença de familiares, amigos e colegas da homenageada.

      A professora trabalhou nas escolas Uruguaiana, no interior do município; Adir Mascia; João Fagundes e na Escola Estadual Hermeto Bermudez. Este com atuação marcante, pois ao longo dos anos foi professora de língua portuguesa, assistente de direção, coordenadora das séries iniciais, vice-diretora por dois mandatos, e diretora por dois mandatos.

      “Seu legado inclui a construção da quadra poliesportiva e a criação da banda no HB. Como amante do carnaval criou a ala afro da Escola de Samba Os Rouxinóis e participou da fundação do Movimento Negro de Uruguaiana”, registrou no PL o vereador Rafael Alves.

        Representando o Movimento Negro, a professora Stael Soraya Rosa utilizou a tribuna para agradecer a homenagem e explanar sobre a importância do ato. “Negra e professora que junto com o esposo, Ataides dos Santos, em uma época que pouco se falava em comunidade negra e nenhuma possibilidade havia de manifestação coletiva do nosso povo; eles tiveram a coragem e a humanidade de reunir o povo negro, no ano centenário da abolição”, salientou sobre a trajetória de Daici.

         A proposta refere-se à travessa localizada a leste da quadra 114, ao norte final da rua Dr. Maia, início da rua Francisco Etchepare e ao sul com a rua Luiz Bettinelli, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto José Pinto Bermudez, paralela a rua Franklin Fernandes, no Bairro Cidade Nova.

 

 

Povo Palestino é reverenciado na Câmara

         Sessão solene será realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana em homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. O evento acontece dia 29 de novembro de 2019, às 20h, no plenário do Poder Legislativo.

          A data foi instituída pela ONU para celebrar a Resolução 181, da Assembleia Geral da ONU, que aprovou em 29 de novembro de 1947 a divisão da Palestina em Estado judeu e Estado árabe.

         A solenidade ainda registrará o dia da aprovação da Lei Municipal nº 4.994/18 que declarou como Cidade-irmã do município de Uruguaiana a cidade de Beitunia, no estado de Ramallah e alBireh, Cisjordânia.

          O evento proposto pela Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello, contará com a presença de autoridades da cidade Palestina. Entre eles o prefeito, Ribhi W. M. Dola.

Projeto da Fase apresentou espetáculo no Teatro

          Comemorando 15 anos de fundação, o projeto “Recomeçar” desenvolvido na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase) apresentou o espetáculo “Cirandas”. No dia 19 de novembro de 2019, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, o Poder Legislativo esteve representado no evento pela presidente, vereadora Zulma Ancinello.

         O projeto visa qualificar a medida socioeducativa de internação, agregando aos socioeducandos partícipes valores sociais e desenvolvendo a autoestima, o protagonismo juvenil e a solidariedade. Através da dança, do teatro e da música, trabalha-se para que o processo sócio-educativo signifique o alcance de mudanças consistentes, promovendo um retorno saudável ao convívio comunitário e familiar.

          Com figurinos arrojados e coreografias perfeitas, os jovens encantaram e emocionaram o público”, considerou o coordenador do projeto Elizeu Fagundes Pires.

 

Visita registra história da família Prado Lima

           Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro de 2019, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello, vereadores Irani Fernandes e Carmelo Madeira receberam a mestre em política e história britânicas, Denise Boeira Sabino Villanova. Na oportunidade, foi relatado o trabalho de pesquisa realizada para realização da palestra “Fundação de Uruguaiana - Memórias de uma cidade do futuro”.

            O evento aconteceu na quinta-feira trazendo à luz um pouco da história de Uruguaiana, através de um dos seus patriarcas, Joaquim dos Santos Prado Lima. Denise é da quinta geração dos Prado Lima, neta de Celia do Prado Lima Boeira.

Pré-escola no interior é solicitada

A implantação de pré-escola nas localidades de Plano Alto e São Marcos será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

         A solicitação da vereadora Suzana Alves (PRB) foi aprovada em plenário no dia 21 de novembro de 2019.

           A parlamentar destaca o número crescente de moradores dessas comunidades e a dificuldade de deslocamento para a área urbana para o cumprimento desta etapa de ensino obrigatória da educação básica. Nela são atendidas crianças de quatro e cinco anos na pré-escola.

 

 

Legislativo recebe vice-presidente eleito do TRT-4-RS

       A nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), biênio 2020/2021, tomará posse em 13 de dezembro de 2019. O vice-presidente eleito, desembargador Francisco Rossal de Araújo, foi recebido neste dia 21 de novembro pela presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello, e vice-presidente, vereador Irani Fernandes.

         Na visita cortesia, o magistrado registrou a disponibilidade da nova gestão para apoiar às demandas das esferas municipais. “O TRT-RS tem o maior índice de conciliações nas causas trabalhistas do Brasil”, afirmou Araújo.

         Acompanharam o encontro, o diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas e o advogado, Rogério Antunes.

          Também tomarão posse como presidente do TRT-4, a desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, os desembargadores George Achutti, como corregedor regional, e Raul Zoratto Sanvicente, como vice-corregedor regional.

Recolocação de suportes de luminárias é prevista em PL

           A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que estabelece condições para a concessionária de energia elétrica realizar a recolocação de suportes das luminárias de postes e redes de distribuição de energia elétrica após a remoção. A matéria de autoria do vereador Vilson Brites (MDB) foi apreciada na reunião desta quinta-feira, dia 21 de novembro de 2019.

          O objetivo é fazer a recolocação no mesmo procedimento da retirada, evitando os atuais prejuízos enfrentados pela população na área da segurança pelos períodos sem luz em vias públicas. “É uma preocupação de todos e seguidamente recebemos queixas sobre a demora a reposição”, afirmou Vilson Brites.

            De acordo com o projeto, as despesas provenientes da recolocação dos suportes das luminárias deverão ser descontadas diretamente das taxas de Contribuição de Iluminação Pública.

Manifesto em defesa da duplicação da BR 290 é entregue

        O 1º encontro de Legislativos Municipais em Defesa da Duplicação da BR 290, realizado em outubro no município de Quaraí, originou a elaboração de manifesto em prol da causa. O documento foi entregue no dia 21 de novembro de 2019 à presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello, pelo presidente do Legislativo de Quaraí, Claudio Bueno.

        O objetivo é unir os municípios do eixo de BR 290 que serão beneficiados com caso da duplicação, para atrair a atenção das autoridades federais e estaduais para a necessidade da manutenção e duplicação da via. O manifesto já foi encaminhado ao presidente da Frente Parlamentar que trata sobre o tema na Câmara Federal, Henrique Fontana.

          Entre as informações salientadas está a conclusão de apenas 40% das obras concluídas, a previsão de duplicação somente até Pantano Grande e estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho Pantano até Uruguaiana, com aporte de recursos ao DNIT.

Homenagens são realizadas no Dia da Consciência Negra

         Sessão solene alusiva ao Dia Nacional de Consciência Negra foi realizada na noite do dia 20 de novembro de 2019 na Câmara Municipal de Uruguaiana. Afrobrás, Aruanda, Movimento Negro e Legislativo prestaram homenagens a seis pessoas que cultivam e incentivam a cultura afro no município.

          Compuseram a Mesa de Trabalho a presidente da Câmara, vereadora Zulma Ancinello, vereadores Fernando Tarragó, Irani Fernandes, Vilson Brites e Fernando Bermúdez. Também Delegado Regional da Afrobras e Presidente da Aruanda, Jorge Aurélio Alves Quirino; presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, Elza Suzete Pinto da Fontoura, Vice-presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, Simone Ortiz; Comandante do Destacamento de Proteção ao Voo de Uruguaiana, Capitão Milton Carlos de Oliveira Rezer e do Poder Executivo, Emerson Barreto Ortiz.

            Todos os anos, no espaço dessa Casa Legislativa, reconhecemos pessoas que contribuem para o engrandecimento da religião de matriz afro-brasileira, samba, do carnaval e o que a cultura trouxe para o Brasil”, afirmou Jorge Quirino sobre as homenagens. Pela Aruanda e Afrobrás receberam o certificado pelas ações José Luiz Garcia, Lucas Acunha Russi, Lucas Neves, Luiz Augusto Santos de Barros e Richard Soto.

José Luiz Garcia

Lucas Acunha Russi

Lucas Neves

Luiz Augusto Santos de Barros

Richard Soto

                 O Movimento Negro conferiu o certificado a João Carlos da Nova. “Cidadão apaixonado pela arte, música e história. Aquele que desde a infância convive com a harmonia, a melodia e o encanto que a musicalidade, principalmente de origem africana, proporciona em si e naqueles que o acompanham”, registrou Elza.

João Carlos da Nova

           Na oportunidade, a Companhia de Teatro Clandestinos encenou a peça teatral “Afronta”. Com 23 minutos de duração, a apresentação trouxe a reflexão sobre a resistência dos negros, a história do Brasil de desigualdades, os desafios e necessário enfrentamento do racismo; chamando atenção a estatística “a cada 23 minutos um jovem negro morre”.


Ações do documento