Notícias

Lançamento do Projeto “De Mãos Dadas Com a África”

              O ver. Ronnie Mello(PP), presidente do Legislativo, recebeu, em seu gabinete a visita do médico Raul Antônio Fagundes Valls, que trouxe o convite para a solenidade de lançamento do Projeto “De Mãos Dadas Com a África”, que será realizado no dia 11 de março de 2011, às 19 horas no Salão Panorâmico do Tênis Clube Rio Branco e contará com a exposição de fotografias da Cultura Maasai e do vídeo “The Cut” (Female Genital Mutilation – Documentary CNN).

           O projeto, criado pelo jornalista e fotógrafo argentino Justo Casal com a colaboração do médico Raul Valls, consta, inicialmente da construção e implantação de escola para crianças carentes da Comunidade Maasai, de Lenkisem, no Kenya.

          O médico pediatra uruguaianense solicitou o apoio do Legislativo em sua busca por recursos para a implementação do projeto de cunho social e o ver. Ronnie Mello colocou-se à disposição para auxiliar, inclusive disponibilizando o hall da Câmara para a exposição de fotos da África.

Presidente do Legislativo recebe delegado do SINDIGUARDAS/RS

          Esteve na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (21 de fevereiro de 2011), o Delegado Sindical da Fronteira Oeste do SINDIGUARDAS/RS – Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul, Sr. Dieckson Luiz Teixeira Quevedo, em visita ao presidente Ronnie Mello(PP), oportunidade em que entregou documento com reivindicações dos guardas municipais, buscando o apoio do Poder Legislativo, através de seu presidente e do presidente da Comissão de Serviços Municipais, Educação, Saúde e Segurança da Casa, ver. José Clemente (PT).

           Segundo o delegado sindical, as reivindicações foram produzidas a partir de informações e experiências colhidas nas Guardas Municipais do estado e do país e dizem respeito a melhores condições de trabalho, cursos, materiais de uso individual, aprovação de projeto de risco de vida e apoio a programas e entidades.

          O delegado Dieckson também solicitou as gestões do presidente Ronnie quanto à aprovação da adesão da entidade ao PRONASCI – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e ao GGI – Gabinete de Gestão Integrada, uma vez que ainda não obteve retorno ao pedido protocolado.

Vereador Ronnie presente no lançamento da Festa Campeira

         A convite do patrão do CTG Sinuelo do Pago, Sr. Júlio César Benites Teixeira, o ver. Ronnie Mello(PP), presidente do Legislativo, esteve participando da solenidade que marcou o lançamento da 40ª Festa Campeira Internacional e Rodeio Artístico Cultural.

         O evento, cujo objetivo é buscar a integração do homem do campo com o da cidade, será realizado no Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana no período de 08 a 10 de abril do corrente, devendo contar com inúmeras provas campeiras e espetáculos artístico-musicais, reunindo peões e prendas de diversas categorias.

21 de fevereiro de 2011

Vereadores participam de interiorização do Governo do Estado

           Os vereadores Ronnie Mello (PP), José Clemente (PT) e Mauro Brum (PMDB), respectivamente presidente, vice-presidente e secretário do Poder Legislativo estiveram em São Borja, no último sábado, presentes ao ato de instalação do Governo do Estado no interior do RS, realizado nas dependências do Clube Comercial da cidade. O deputado Frederico Antunes estava presente, assim como outras autoridades e representantes de entidades uruguaianenses.

          Os parlamentares uruguaianenses foram recebidos pelo Governador Tarso Genro e fizeram a entrega de uma carta contendo reivindicações acolhidas pelo Legislativo no período de 2009 a 2011 através de palestras e debates com técnicos intelectuais, dos setores produtivo, sociedade civil e representantes dos poderes municipais.

         Dentre as principais reivindicações, podem ser destacadas: a reativação da usina; a agilização na implantação da Escola Militar Tiradentes e de cursos profissionalizantes em escolas estaduais; duplicação da Ponte sobre o Rio Ibicuí, duplicação da BR 290 e ligação desta com a BR 472, passando pela Vila do Plano Alto e próximo à usina para evitar o tráfego pesado em área urbana; diminuição da alíquota do ICMS sobre o arroz; implantação de trem de turismo; reforço de efetivo, política salarial diferenciada e cursos para policiais; melhorias na UNIPAMPA (restaurante e laboratório); construção de Hospital Regional Universitário.

         Num segundo momento, na Câmara Municipal de São Borja, o governador Tarso Genro e o Secretário de Agricultura do Estado procederam à reinstalação da Câmara Setorial do Arroz.

 

          O presidente Ronnie destacou que “A participação da Câmara Municipal na Interiorização do Governo do RS e a Instalação da Câmara Setorial do Arroz em São Borja, se fez importante no sentido de que houve a promessa por parte de Tarso Genro de que será prioridade a discussão e a busca de soluções para as questões que envolvem a região. Ademais, após a entrega de documento contendo as reivindicações da comunidade uruguaianense, o governador manifestou-se no sentido de dar atenção a Reativação da Usina e em questões que envolvem o plantio e o preço do arroz.

21 de fevereiro de 2011

Legislativo presente em eventos orizícolas

           O Presidente da Câmara de Uruguaiana, Ver. Ronnie Mello (PP), participou no dia (14) terça feira, da 2ª Mostra de Inovação Tecnológica da empresa Agroplan, que se realizou na Agropecuária Touro Passo. Na oportunidade, o vereador pode conhecer o projeto apresentado por técnicos da Unipampa que possibilita economicidade de energia elétrica e também um controle maior do consumo de água na lavoura, além de várias técnicas que a empresa Agroplan oferece a seus clientes.

         Na quinta feira (17), o ver. Ronnie esteve na FEPAGRO onde foi realizado o Dia de Campo Regional da Fronteira Oeste, promovido pelo Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), em parceria com a Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, evento que oportunizou a apresentação das principais tecnologias que estão sendo utilizadas na lavoura de arroz irrigado.

         Estavam presentes no evento, além de produtores de toda região, vários representantes de entidades ligadas ao setor orizícola. 

        Segundo o presidente Ronnie, a presença do Poder Legislativo do Município, em eventos como estes “oportuniza conhecer e estar atualizado aos principais acontecimentos do setor arrozeiro que é uma das bases da economia de nosso município e do Rio Grande. Infelizmente o cenário atual para os produtores rurais tem sido prejudicado tanto pelo preço da saca, mas principalmente pela falta de uma Política Agrícola por parte do governo federal que valorize o produtor, além da concorrência desleal frente a países do Mercosul no que diz respeito a ausência de isenções fiscais.”

16 de fevereiro de 2011

Amigos da Trilha-Feras da Lama visita Câmara Municipal

          Na manhã desta quarta-feira (16 de fevereiro de 2011), o ver. Ronnie Mello(PP), presidente do Poder Legislativo recebeu, em seu gabinete, a visita dos integrantes do grupo Amigos da Trilha – Feras da Lama, formado por motociclistas que, movidos pelo esporte, realizam trilhas nas margens do Rio Uruguai.

        O grupo de trilheiros é presidido pelo Sr. Valter Preusler e formado por empresários e profissionais liberais que aliaram o gosto pelo esporte à necessidade de cuidado com o meio ambiente. Além de participarem de eventos motociclísticos em outros municípios, difundindo o nome de Uruguaiana, realizam atividades de recolhimento de lixo jogado irresponsavelmente na natureza pelos locais onde passam.

          Na visita à Câmara, o grupo solicitou apoio ao evento “Trilhão de Uruguaiana”, que pretende realizar no mês de março às margens do Rio Uruguai e que deverá reunir em torno de duzentos motociclistas trilheiros de Uruguaiana e de outros municípios.

        O presidente Ronnie colocou-se à disposição para gestionar junto aos órgãos públicos o apoio necessário à realização do evento.

Equipe de mergulhadores deve vir para Uruguaiana

            O Comandante Geral da Brigada Militar, Cel Sérgio Roberto de Abreu, em contato com o ver. José Clemente da Silva Corrêa (PT), vice-presidente do Poder Legislativo, informou que suas gestões em favor da vinda para Uruguaiana de uma equipe de mergulhadores estão sendo analisadas positivamente e devem ser atendidas em curto prazo.

          O ver. Clemente fez esse requerimento em 20/01, em audiência na capital do Estado em que estava presente além do Comandante Geral da BM, o Secretário de Estado de Segurança, Airton Michels, registrando que existe em nosso Município, policiais capacitados com curso de mergulho e alguns equipamentos, não suficientes ainda.

         Na ocasião, o vice-presidente do Legislativo requereu também a movimentação dos policiais civis e militares uruguaianenses que foram lotados em outras cidades e que desejam retornar para Uruguaiana.

3 de fevereiro de 2011



Ver. José Clemente cumpre agenda em Porto Alegre

          O vice-presidente do Poder Legislativo, ver. José Clemente da Silva Corrêa (PT), esteve na capital do Estado, no dia de ontem (31 de janeiro de 2011), em audiência com o presidente da CORSAN, Arnaldo Luiz Dutra, tratando sobre o planejamento das atividades, a administração e as mestas da estatal para o nosso Município em 2011. Outro assunto debatido foi a plenária realizada na quinta-feira passada (27), onde foi exposta a situação atual do governo estadual e municipal, em relação à empresa.

         Em um segundo momento, à tarde, o ver. Clemente participou da solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, cuja presidência ficou a cargo do Deputado Adão Villaverde, da bancada do PT.

Gabinete do ver. Clemente realiza plenária com a CORSAN

              O vice-presidente do Poder Legislativo, ver. José Clemente da Silva Corrêa (PT), realizou, na tarde de quinta-feira (27/01/11), nas dependências da Casa Legislativa, uma plenária para debate e apresentação de dados da Corsan.

              Segundo o ver. Clemente, foi apresentada a atual situação da CORSAN em Uruguaiana e foram demonstrados os investimentos e os valores que o Município já perdeu por não ter renovado o contrato com a Estatal Gaúcha. Ainda nesta apresentação foi mostrado que outros municípios da região renovaram os contratos e já estão com suas obras de saneamento em andamento.

            O gerente local da empresa Sr. Edson Pituco esclareceu sobre valores de tarifas e o problema das algas que afetam o rio Uruguai nesta época.

           Estiveram presentes, além do ver. Mauro Brum (PMDB) e do vice-cônsul do Brasil em Paso de los Libres – RA, Lucas Lage Brandão, os representantes da Corsan, Eng. André Beltrão Finamor, superintendente de Relações Institucionais, e o Sr. Paulo Roberto Monschau Berta, preposto da Corsan.

              Os visitantes da capital do Estado também discorreram sobre o novo modelo administrativo a ser implantado pelo governo estadual nesta gestão.

Vereadores em Reunião Extraordinária

             Durante a manhã desta sexta-feira(28 de janeiro de 2011), das 9h 30min às 13h, por convocação e pauta específica, os parlamentares estiveram reunidos em sessão extraordinária, apreciando um projeto de lei de origem executiva e um projeto de resolução da Câmara Municipal.

 Área destinada à UNIPAMPA pode abrigar o Instituto Federal Farroupilha

           Pelo projeto de lei apresentado pela Prefeitura, foi proposta a alteração do artigo 3º da Lei 3544/2005, possibilitando que a área doada pelo Município à Universidade Federal de Santa Maria seja transferida para o Instituto Federal Farroupilha ou a outra instituição de ensino federal, conforme o interesse público, considerando que a UNIPAMPA, a quem a área era destinada inicialmente, declinou do interesse em utilizá-la devido à aquisição das instalações do Campus II da PUC/RS.

           O projeto foi amplamente discutido e, devido à atuação dos vereadores José Clemente (PT) e Mauro Brum (PMDB), somente pode ser votado após a anuência expressa da UFSM em dispor do bem, considerando que a área estava registrada em nome da Universidade.

          Os vereadores foram informados que a proposta de instalação em Uruguaiana de um Campus do Instituto Federal Farroupilha está em estudos bastante adiantados no Ministério da Educação, sendo que a possibilidade de utilização da área mencionada gerará um impacto positivo à aceitação do projeto. 

           A matéria obteve a aprovação dos vereadores.  

Novas normas para Sessões Especiais da Câmara Municipal

          O projeto de resolução apresentado pela Mesa Diretora e analisado nesta manhã, buscou estabelecer normas para a realização das sessões especiais na Câmara.

         A matéria recebeu emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, tendo, por fim,  ficado normatizado, além de regras administrativas, que as sessões especiais serão deliberadas em reuniões secretas, devendo ocorrer sempre na última quinta-feira útil do mês, com início às 19h e com observância de quorum de maioria absoluta.

Troca do Comando Regional da Brigada Militar

          Foi realizada, ontem (27 de janeiro de 2011), às 16 h, a solenidade de transmissão de cargo e posse do novo comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste.

         O presidente da Câmara Municipal, ver. Ronnie Mello (PP), a convite do Comandante Geral da Brigada Militar, Cel Sérgio Roberto de Abreu, esteve presente à solenidade que teve lugar no Auditório do 2º Regimento de Polícia Montada de Santana do Livramento. O Cel QOEM Utinguaçu de Farias Rosado recebeu o cargo do comandante interino Ten Cel QOEM Arlindo Filadelfo Alves de Araujo Rego.

Campanha “Natal de Prêmios CDL”

         Atendendo a convite, o ver. Ronnie Mello (PP), presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, participou, ontem (27 de janeiro de 2011), às 12h, do Sorteio Regional da Campanha “Natal de Prêmios CDL”, evento que contou com a presença de representantes e presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas de toda a região.

      Após o sorteio, foi realizado o “CDL 12horas”, durante o qual, o presidente da entidade em Uruguaiana, Sr. Jorge Prestes Lopes explanou sobre as novas tendências do mercado e a sua participação na centésima edição da National Retail Federation em Nova Iorque.

Zona Franca Restrita para o comércio Uruguaiana/Paso de los Libres

          O presidente Ronnie Mello (PP) recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (27 de janeiro de 2011), a visita do Sr. Juraci Luques Jacques, vice-presidente da Comissão Binacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis Paso de los Libre/Uruguaiana.

           O visitante fez a entrega de um documento recebido da Assessoria Especial da Presidência da República em resposta a reivindicação da Comissão de que fosse instituída uma Zona Franca restrita para comércio de produtos de primeira necessidade entre os residentes em Uruguaiana (BR) e Paso de los Libres (RA). A Assessoria da Presidência informou, no documento, que se encontra em discussão, no âmbito da Comissão de Comércio do Mercosul, a elaboração de um Regime Comum de Mercadorias para Subsistência de Populações Fronteiriças do Mercosul e, que, uma vez concluído, esse acordo permitirá a isenção de impostos de importação e exportação sobre o ingresso e a saída desses gêneros, o que contemplaria o pleito da Comissão Binacional do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis Paso de los Libre/Uruguaiana.

            O presidente Ronnie dispôs-se a gestionar junto à bancada gaúcha do Congresso Nacional, deputados e senadores, a aprovação e a implementação desse acordo, demonstrando o apoio da Câmara Municipal de Uruguaiana à valiosa iniciativa.

Conselho Regional de Medicina Veterinária visita Legislativo

         Na manhã desta terça-feira (25 de janeiro de 2011), o presidente Ronnie Mello (PP) recebeu, em seu gabinete, a visita de cortesia dos Senhores Lauro César Kochenborger, fiscal, Carlos Gabriel Galarça Severo, supervisor fiscal, e José Pedro Soares Martins, Chefe do Setor de Fiscalização do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária.

          Os técnicos estão realizando, em Uruguaiana, um trabalho de vistoria e fiscalização junto às veterinárias, pet shops e Canil Municipal, verificando as condições em que se encontram os animais em virtude do recebimento de denúncias de tratamento inadequado.

          O ver. Ronnie Mello colocou-se à disposição para auxiliar nos trabalhos, dado o interesse do Poder Legislativo no bem-estar da população animal, sendo esta uma causa defendida nesta gestão.

Presidente do Legislativo na inauguração da Policlínica Infan

           Na manhã desta segunda-feira (24 de janeiro de 2011), o ver. Ronnie Mello (PP) esteve presente à solenidade de inauguração da Policlínica Infantil do Município, a qual, segundo o prefeito, tratará dos cuidados com a saúde, não somente das crianças, como das mães e das gestantes. O espaço conta com salas amplas, climatizadas e área para recreação das crianças na sala de espera.

          Juntamente com autoridades, representantes de vários setores da sociedade uruguaianense e, em especial, da área médica, o vereador Ronnie conheceu as dependências da Policlínica Infantil e participou do ato de descerramento da placa inaugural, a convite do prefeito José Francisco Sanchotene Felice.

           Também estavam presentes, as senhoras Vera Paz e Neiva Amaral, do grupo técnico estadual do PIM – Programa Infância Melhor.