Notícias
Sala para pessoas neuroatípicas no IGP é requerida
O requerimento de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Juca Gonçalves, apresentado dia 8 de abril de 2025, será encaminhado ao Governo do Estado para a viabilidade através da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A primeira sala de atendimento especial a pessoas neuroatípicas durante o processo de emissão da carteira de identidade foi inaugurada no último dia 2, em Porto Alegre. O objetivo é oferecer um espaço acolhedor para pessoas neuroatípicas e seus familiares através de um atendimento capacitado e ambiente adaptado. O resultado é uma experiência mais tranquila, também para os pais, para emitir a carteira de identidade e ter o direito ao acesso dos serviços essenciais.
Conforme noticiado, o diretor-geral adjunto do Instituto-Geral de Perícias, Marco Antônio Aurélio Cúrcio, afirmou que o objetivo também é expandir este projeto para os demais postos de identificação.
Pessoas neuroatípicas são aquelas que possuem o desenvolvimento cognitivo ou neurológico diferentes do padrão de desenvolvimento. São exemplos pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de down, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de Tourette, transtorno de ansiedade social, entre outras. Para este público, ambientes convencionais podem representar desafios e muitas vezes uma certa resistência. O excesso de ruídos e a movimentação podem gerar desconforto e estresse, principalmente para as crianças e adolescentes.
“Estamos manifestando o interesse de Uruguaiana em ser contemplado com o projeto que representa um grande passo no atendimento especializado e no exercício da cidadania para as pessoas neuroatípicas e suas famílias. A implementação da Sala Girassol no município não só contribuiria para a inclusão, mas também para a garantia de um atendimento mais humano e acessível a todos, reforçando o compromisso com a dignidade e os direitos de cada cidadão.”, afirmou Juca.
Projeto busca criar pontos de divulgação e de denúncia de violência contra a mulher em grandes eventos
A proposta da vereadora Manoela Couto (PDT) foi distribuída para parecer no dia 7 de abril de 2025. O objetivo é garantir o acesso imediato das vítimas à rede de apoio e promover sua proteção e acolhimento.
Conforme apresentado, os pontos deverão ser instalados em locais estratégicos durante a realização de grandes eventos do município, como festivais, shows, feiras, festas populares, eventos esportivos e culturais, ou qualquer outra atividade de grande público, visando a divulgação dos trabalhos do município para a proteção da mulher e garantindo que as mulheres em situação de violência possam realizar denúncias de forma segura.
Nos locais deverão estar disponíveis profissionais capacitados para informar e orientar mulheres sobre os procedimentos legais e encaminhá-las para a rede de proteção; cartazes e materiais informativos sobre os tipos de violência, canais de denúncia (como o Ligue 180 e a Delegacia da Mulher) e serviços de apoio psicológico e jurídico disponíveis; e a divulgação dos serviços de saúde, bem como de informações sobre prevenção de doenças em geral.
No caso de haver manifestação de alguma vítima no ponto de apoio, esta deverá ser acolhida e encaminhada de imediato à Delegacia da Mulher do Município.
“A violência contra a mulher é um problema social grave e persistente, demandando ações concretas do Poder Público para prevenção, conscientização e atendimento às vítimas. Grandes eventos são ambientes nos quais as mulheres podem estar mais vulneráveis a diversas formas de assédio e violência”, justifica Manoela.
CFO analisa projetos de lei para ajustes no orçamento
O Pl n.º 49/25 busca autorização para abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente, no valor de R$ 320.000,00. São valores realocados nas rubricas orçamentárias da Secretaria Municipal de Administração e da Secretaria Municipal de Educação.
Também o PL n.º 50/25 que trata da abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 6.362.228,98. Estes são redistribuídos em rubricas de Gestão de Pessoal, Secretaria Municipal de Educação, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal Dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Pl propõe aumento de contratação para cozinheiros e auxiliares de cozinha
A matéria de autoria do Poder Executivo amplia, na Lei n.° 5.705/24, de três para nove vagas de cozinheiro e de quatro vagas para nove de auxiliar de cozinha, para atendimento à necessidade de excepcional interesse público do município, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social SEDES.
De acordo com o Executivo, a crescente demanda e o número de atendimentos evidenciam a insuficiência de pessoal, o que pode comprometer a qualidade dos serviços prestados.
As contratações realizadas anteriormente atenderam à demanda da Política de Segurança Alimentar, com destaque para o Restaurante Popular, que servia cerca de 200 almoços diários a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente idosos e moradores de rua, totalizando cerca de 4.000 atendimentos mensais.
Atualmente, a realidade mudou. Além da equipe do Restaurante Popular, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) gerencia outros serviços de acolhimento, como a Casa Dois e a Casa Azul, que oferecem até 20 vagas para crianças e adolescentes, e o Serviço de Acolhimento de Adultos e Famílias, com capacidade para 50 pessoas. Em breve, será inaugurada a Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, com 10 vagas, prevista para junho de 2025.
As novas contratações serão realizadas, preferencialmente de pessoal selecionado e classificado no Processo Seletivo Simplificado - PSS 169, de 2024.
A ampliação das vagas busca garantir o atendimento adequado à demanda da Secretaria.
Câmara promoveu curso sobre Emendas Impositivas Municipais
Na manhã desta quinta-feira, 4 de abril de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana sediou curso sobre Emendas Impositivas Municipais, promovido pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó. A capacitação foi ministrada por videoconferência pelo procurador-geral da Câmara de Guaíba/RS e Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Fernando Henrique Escobar Bins.
O curso foi transmitido para o plenário da Câmara, onde cerca de 50 pessoas acompanharam a programação por meio de um telão, com possibilidade de interação direta com o palestrante. Estiveram presentes servidores da Casa, assessores parlamentares, os vereadores, proponente da iniciativa, Mano Gás, e vereadores Márcia Fumagalli e Celso Duarte, secretários municipais, professores universitários e representantes de entidades e organizações da sociedade civil.
A abertura oficial do evento foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Juca Gonçalves, que ressaltou a importância de discutir temas que contribuam para a qualificação do parlamento e da gestão pública.
Pela internet, mais de 40 participantes de diferentes regiões do país acompanharam o curso ao vivo, com inscritos das cidades de Alegrete/RS, Barra Velha/SC, Divino/MG, Guaíba/RS, Horizontina/RS, Ijuí/RS, Manoel Viana/RS, Santana do Livramento/RS, São Gabriel/RS, Taboão da Serra/SP e Uruguaiana/RS, abrangendo quatro estados brasileiros.
Será emitido certificado aos participantes, e a gravação do curso continua disponível nas redes sociais da Câmara para quem desejar rever ou acessar os conteúdos apresentados.
Reunião da “Câmara mais Próxima” recebe demandas do loteamento “João Paulo II”
A 1ª reunião do programa “Câmara Mais Próxima”, realizada no loteamento “João Paulo II”, no dia 3 de abril de 2025, contou com participação da comunidade encaminhando demandas.
Servidores da Câmara registraram as solicitações dos moradores, que se concentraram na maioria em questões relacionadas à infraestrutura, serviços públicos, saúde e segurança. Entre as principais reivindicações estavam: melhoria na limpeza urbana, troca de lâmpadas e manutenção de praças; aumento da oferta de atendimento médico e fornecimento de medicamentos; e melhorias na segurança, com destaque para a iluminação inadequada e a falta de patrulhamento.

Outras demandas específicas do bairro incluíram a necessidade de sinalização de trânsito, a instalação de equipamentos para atividades físicas para adultos, o perigo de animais soltos nas vias públicas, terrenos abandonados que acumulam lixo, reforma do centro comunitário, criação de uma área de lazer com arborização para crianças e a valorização dos profissionais da EMEI Gonçalina Alves. Também foram levantadas questões relacionadas ao atraso nos trâmites da Caixa Econômica Federal para regularização de casas e problemas no abastecimento de água, além de elevados custos na cobrança do serviço.
Estiveram presentes as secretarias municipais de Desenvolvimento Social; de Infraestrutura e Serviços Públicos; de Segurança e Trânsito; de Saúde; e de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, com informações e encaminhamentos dos moradores.
Na oportunidade, fez uso da palavra o presidente eleito para diretoria do bairro João Paulo II, Jeferson da Rosa Siqueira. “Primeiramente agradecer o Poder Legislativo por estar aqui. Isso para nós é um grande passo. Estamos assumindo a gestão de liderança do bairro, com paciência por que as vezes as coisas não acontecem muito rápido, e com ajuda de todos, seremos uma comunidade exemplo”, afirmou.


“Câmara mais Próxima”
O programa “Câmara mais próxima” tem o objetivo de descentralizar as atividades parlamentares, aproximando a comunidade do processo legislativo e identificando as reivindicações dos moradores.
A ação proporcionará maior acessibilidade aos cidadãos, conduzindo os debates e decisões para diferentes bairros e comunidades, ampliando a participação popular e fortalecendo a transparência.
Em breve divulgaremos o cronograma das próximas atividades do programa “Câmara mais Próxima”.
Todas as fotos no facebook.
Formalizada destinação de 100 mil reais da Câmara para Clínica Renal
Na reunião do dia 3 de abril de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois projetos de lei que viabilizam na legislação o repasse no valor de R$ 100.000,00, destinados às despesas de manutenção de equipamentos da Clínica Renal, mediante devolução parcial do Poder Legislativo.
Os recursos, a título de subvenção social de auxílio financeiro, serão repassados ao Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana (HSCCU), em parcela única e destina-se exclusivamente às despesas da Clínica.
Na oportunidade, foi aprovado o PL n.º 52/25 que autoriza o repasse do município. Ainda prevê que a instituição deverá proceder na prestação de contas ao município, no prazo de, no máximo, 30 dias, e o município a submeterá à apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde.
Também o Pl n.º 51/25, trata da abertura de crédito adicional suplementar, no orçamento vigente, realocando o valor de rubrica orçamentária da Câmara Municipal para o Fundo Municipal de Saúde.
Vereador assume a vaga na bancada do Progressistas
O suplente imediato do partido Progressistas, Celso Hernandez Duarte, tomou posso como vereador na manhã desta quinta-feira, dia 3 de abril de 2025.
O candidato eleito substitui o vereador Anderson Cuco que se licenciou para assumir o cargo de Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão.
No ato da posse, o parlamentar prestou juramento e referiu-se em discurso à trajetória política, agradeceu a família e o apoio da equipe, e o empenho na Câmara para atuação em prol da comunidade.
Semana Legislativa: 1º de abril
O boletim informativo desta semana destacará os principais requerimentos e indicações apenas da reunião do dia 1º de abril de 2025, terça-feira. A ação deve-se em virtude da reunião de quinta-feira, dia 3 de abril, ser realizada no Loteamento João Paulo II, com a pauta direcionada às demandas da comunidade local e os pedidos recebidos na atuação do programa “Câmara Mais Próxima”
As matérias na íntegra estão disponíveis aqui no site da Câmara, na página SAPL, em “sessão plenária” e “matérias legislativas”.
Auxílio-transporte
Requer informações sobre a viabilidade de auxílio-transporte aos servidores das escolas municipais
Autor: Bancada Progressista, vereadores Juca Gonçalves, Egídio Carvalho e Anderson Cuco (Requerimento nº 309)
Saúde
Requer disponibilização de servidor da Guarda Municipal para atuação permanente na UPA - Zilda Arns
Requer informações referentes quais serviços estão sendo realizados pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Indica parceria entre a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, programa de acompanhamento psicológico aos profissionais, auxiliares de inclusão e auxiliares pedagógicos, lotados em escolas da rede municipal.
Autor: Mesa Diretora, presidida pelo vereador Juca Gonçalves, (Requerimento nº 318), Ver. Luis Fernando Braite (Requerimento nº 319), e Bancada Progressista (Indicação nº 136)
Infraestrutura
Requer providências para que no protocolo de autorização para reforma de calçadas seja exigida a implementação da calçada tátil.
Requer informações acerca de indicações sugeridas 2021 e 2022, Projeto de Lei para limpeza de terrenos baldios
Requer informações sobre a Indicação de 2023, que dispõe sobre o Projeto Calçada Solidária.
Indica criação de comissão que adote medidas cabíveis para fiscalizar a atuação da concessionaria RGE no Município.
Autor: Mesa Diretora (Requerimento nº 322), Bancada Progressista (Requerimento nº 323 e 324), e Verª Lilian Cuty (Indicação nº 138)
“Ronda da Saúde” é assunto de Projeto de Lei
A matéria de autoria da vereadora Manoela Couto (PDT) tem a finalidade de promover a segurança, garantir a ordem pública e apoiar os profissionais de saúde no exercício de suas funções.
A proposta é compor a “Ronda da Saúde” por equipes da Guarda Municipal para realizar patrulhamentos preventivos e atuar em situações de emergências, conforme a necessidade de cada unidade de saúde. As unidades de saúde abrangidas pelo projeto inclui o hospital “Santa Casa de Caridade”, UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e qualquer outro estabelecimento de saúde pública de nível secundário e terciário, conforme a definição estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nossa proposta é garantir um ambiente seguro e acolhedor nas unidades de saúde, tanto para os profissionais quanto para os pacientes. As unidades de saúde frequentemente enfrentam situações de risco, com aumento de conflitos e até mesmo de violência. A presença da Guarda Municipal nestes locais será uma medida preventiva que contribuirá para a redução desses problemas, além de possibilitar maior tranquilidade para quem depende desses serviços essenciais”, justifica a parlamentar.
A atuação da Guarda Municipal nas unidades de saúde deverá ter como prioridade a garantia da segurança pública de profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, sem interferir nas funções médicas e administrativas; a prevenção e mediação de conflitos, com foco na segurança e ordem pública nas unidades de saúde; a preservação da ordem pública nas áreas externas e internas dos estabelecimentos de saúde, com apoio à Polícia Militar e Civil, se necessário; e o apoio à vigilância de áreas sensíveis, como emergências, recepções e áreas de alto fluxo de pessoas, sempre dentro das atribuições legais da Guarda Municipal.
Também prevê autorização para instalação de pontos de monitoramento, câmeras de segurança e outros meios tecnológicos para otimizar a segurança nas unidades de saúde, com o devido treinamento dos agentes da Guarda Municipal.
Pl indica o nome “Rua 18 de Setembro” para estrada vicinal da Merial
A proposição, apresentada dia 1º de abril de 2025, é da bancada Progressistas, composta pelos vereadores Juca Gonçalves, Anderson Cuco e Egídio Carvalho.
A via localização em direção ao aeroporto, próximo à AABB à direita, onde existe um loteamento de residências e sem nome . A sugestão do nome faz referência a data de rendição das tropas paraguaias em Uruguaiana, que ocorreu em 18 de setembro de 1865, quando os homens de Estigarribia esgotaram todos os alimentos, exceto o açúcar. Estigarribia entregou sua espada para o Ministro da Guerra brasileiro Silva Ferraz. Em seguida, Dom Pedro II entrou na Vila de Uruguaiana.
A denominação é necessária para identificação e localização dos endereços para fins de cadastramentos, entrega de correspondências, identificação em geral dos moradores; para organização urbana e sistemas de emergência como bombeiros, policiais e equipes médicas.
A Lei Orgânica Municipal (Resolução nº 09/90) estabelece que é de competência privativa da Câmara Municipal de Uruguaiana, entre outras atribuições, a denominação de próprios municipais, vias e logradouros públicos, conforme disposto no Art. 66, inciso XV.
Receita Federal incentiva cidadãos a destinarem parte do IR a programas sociais
A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu informações sobre a campanha da Receita Federal “Eu sou cidadão solidário” de incentivo à destinação de parte do imposto de renda devido a fundos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos.
O delegado da Receita Federal em Uruguaiana, Wisimar Garcia, e equipe, participaram da reunião do dia 1º de abril de 2025, por proposição do vereador Anderson Cuco (Progressistas).
A campanha acontece ao longo de todo o ano, mas ganha destaque especialmente no período de declaração do Imposto de Renda. A destinação do imposto de renda é uma forma simples de contribuir diretamente para programas sociais de impacto.
Ao realizar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode optar por destinar até 6% do imposto devido a fundos específicos, sendo 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo da Pessoa Idosa. Essa destinação é feita diretamente no preenchimento da declaração, sem que o contribuinte precise pagar um valor adicional de imposto.
O montante destinado será abatido do imposto a pagar ou somado à restituição, conforme o caso. A possibilidade de escolha entre os fundos de diversos níveis – municipal, estadual ou nacional – garante que os recursos sejam aplicados onde mais são necessários.
Em Uruguaiana, no ano passado, 10% do valor potencial de destinação foi alcançado, sendo mais de 337 mil reais para o Fundo da Criança e Adolescente e 215 mil reais para o Fundo da Pessoa Idosa.
A cidade possui um grande potencial de arrecadação, com mais de 5,7 milhões de reais disponíveis para destinação, e cerca de 8 mil contribuintes com o perfil para participar. No entanto, apenas 275 pessoas realizaram a destinação. “Apesar de ter aumentado o percentual nos últimos anos, que é fruto da campanha, é um processo de crescimento, mas nós podemos cada vez mais angariar mais contribuintes”, conclui o Delegado.

Para destinar parte do imposto de renda, basta que o contribuinte preencha a declaração no modelo completo. Após o preenchimento, o próprio sistema da Receita Federal calcula automaticamente o valor disponível para a doação. O contribuinte escolhe o fundo para o qual deseja destinar a quantia, e o sistema emite um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) com o valor da contribuição. O pagamento desse DARF deve ser feito até o dia 30 de maio de 2025, data limite para a entrega da declaração de Imposto de Renda.
Informações e passo a passo no site da Receita Federal.
1ª Reunião de entrega de certificados de reconhecimento aconteceu sexta-feira
No dia 28 de março, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou a 1ª reunião de entrega de Certificados de Reconhecimento de 2025. O evento é destinado à entrega de moções de gratulações e louvor já aprovadas em reunião ordinária, normatizado pela resolução de Mesa nº 18/2023.

Moção 09/25 – Profissionais e alunos participantes da Campanha “Farmácia vai à Escola”, da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul - Ver.ª Lilian Cuty

Moção 32/25 – 11 anos do Bloco As Marias – Ver.ª Márcia Fumagalli

Moção 38/25 – 17 anos do Jornal Pampiano – Ver. Mano Gás

Moção 49/25 – Igreja Assembleia de Deus pela realização da 11ª edição do encontro “Fronteira para Cristo” – Ver. Mano Gás

Moção 50/25 – 15 anos da Igreja Cristo Vive – Ver. Mano Gás

Moção 57/25 – 46 anos do Restaurante e Churrascaria Modallieri – Ver. Mano Gás
Semana Legislativa: 25 e 27 de março
Informativo semanal com o resumo dos principais requerimentos e indicações em destaque na reunião do dia 25 e 27 de março de 2025, com apresentação por assunto.
Listamos abaixo os assuntos, com a identificação dos respectivos vereadores proponentes e o número de matéria que está disponível na íntegra no SAPL. Os demais encaminhamentos, como projetos de lei em tramitação, eventos realizados e ações dos vereadores, também estão noticiados no site.
As pautas das reuniões na íntegra estão disponíveis aqui no site da Câmara, na página SAPL, em “sessão plenária” e “matérias legislativas”.
Saúde
Requer informações sobre leitos que Hospital Santa Casa disponibiliza.
Requer envio da carreta da saúde à Vila do Açude.
Autores: Ver. Mano Gás (Requerimento nº 299) e Verª Stella Luzardo (Requerimento nº 286)
Magistério
Requer informações a respeito do pagamento retroativo aos funcionários promovidos do Magistério Municipal.
Autor: Verª Lilian Cuty (Requerimento nº 294)
Cultura e entretenimento
Requer informações sobre o mapeamento dos monumentos culturais do município.
Indica cedência de área para a realização de eventos com som automotivo em Uruguaiana.
Autores: Verª Manoela Couto (Requerimento nº 305) e Ver. Anderson Cuco (Indicação nº 126)
Autismo
Indica criação Projeto Voz Atípica - Entrevistando a Cidade.
Indica criação da Cartilha Informativa de Apoio para Atendimento ao Autismo.
Autor: Ver. Anderson Cuco (Indicação nº 127 e 134)
Serviços em saúde são pauta em audiência pública
No dia 26 de março de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu audiência pública para debater a saúde pública do município, apresentando os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, as atribuições e responsabilidades de cada setor.
O plenário esteve lotado no evento de proposição da Bancada Progressistas, composta pelos vereadores Anderson Cuco, Egídio Carvalho e Juca, e contou ainda com os vereadores Adenildo de Jesus Padovan, Mano Gás, Lilian Cuty, Luis Fernando Braite, Manoela Couto e Stella Luzardo. Integraram a mesa de trabalhos a Secretária Municipal da Saúde, Ane Caroline Barreto; Coordenadora da Enfermagem, Lilian Pedro Stumm; Presidente do Sindisaúde, Rogério de Moraes e do Sindicato dos Funcionários Municipais (SIMUR), Andreia do Canto.
A palavra foi disponibilizada aos presentes para manifestação, com destaque para o funcionamento da rede assistencial, a atuação dos profissionais e os desafios na área.

A Secretária apresentou informações sobre os serviços disponibilizados à população, iniciando pelas Estratégias de Saúde da Família, onde as consultas médicas são por agendamento ou por demanda espontânea, ainda com visitas domiciliares e grupos de orientação. Entre os serviços estão a realização de exames laboratoriais, testes e acompanhamento pré-natal, atendimentos ao recém-nascido, criança, assistência médica e odontológica, com equipe multidisciplinar.
Também tratou do sistema de vigilância em saúde que abrange a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, a vigilância ambiental em saúde, os CIEVs e o LaFron, de vigilância laboratorial de doenças e agravos de saúde na região da fronteira.
Durante a exposição, também teve destaque a policlínica adulto, com serviços especializados como traumatologista, gastrologista, dermatologista, neurologista, pneumologista, cardiologista, reumatologista, entre outros; e a policlínica infantil com atendimento do nascimento até 12 anos, com 3.691 atendimentos de janeiro a março.
Apresentou ainda dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) (aproximadamente 5 mil atendimentos anuais), os serviços de Saúde Mental, que incluem o CAPS II (Janeiro a dezembro 5.201 atendimentos), CAPS AD (4.011 atendimentos de jan. e março) e o Ambulatorial de Saúde Mental (1.965 atendimentos no trimestre), além das farmácias Básica Municipal (2.200 pacientes mensais), de medicamentos estratégicos (600 por mês), no bairro União das Vilas (média de 350 por dia), no bairro Hípica (100 diários), itinerante (500 por mês), itinerante do interior (800 por mês) e centro de abastecimento no processo de aquisição dos materiais.
Na exposição também tratou do CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Assistência Especializada), o LAMINF (Laboratório de Monitoramento de Infecções), o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), o Setor de Agendamento de Consultas, o Setor de Saúde da Mulher e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), detalhando suas respectivas atribuições e os serviços essenciais prestados à população.

O representante do Sindisaúde abordou a questão da gestão plena da saúde no município, destacando a possibilidade de contar com recursos federais; a necessidade de implementar medidas que promovam a melhoria da estrutura financeira da área, e a importância fundamental dos serviços prestados pelos servidores da saúde, que, apesar das dificuldades enfrentadas devido à precária infraestrutura do sistema municipal de saúde, continuam a desempenhar suas funções com dedicação e compromisso.
O Sindicato dos Servidores frisou o trabalho desempenhado pelos servidores, ressaltando a dedicação e o comprometimento de todos na prestação de serviços de excelência. Além disso, informou que o sindicato já adotou diversas providências no sentido de garantir a devida valorização dos profissionais, reconhecendo a importância de suas contribuições para a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
A diretora da UNIPAMPA campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, participou por videoconferência de Brasília, trazendo informações sobre o pleito pelo Hospital Universitário do Pampa (HUP) e o trabalho da instituição no atendimento em saúde da comunidade.
Os parlamentares manifestaram-se sobre os desafios enfrentados pelo setor, as dificuldades estruturais, e as ações para implementar melhorias tanto para a população quanto para os profissionais de saúde.