Homenagens a profissionais da segurança são realizadas em sessão solene
No dia 22 de abril de 2025, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão solene alusiva a Tiradentes, Patrono das Polícias. Na solenidade, foram entregues certificados em reconhecimento a agentes da área da segurança pública que se destacaram ações em prol comunidade uruguaianense.
Integraram a mesa de honra, o presidente do Legislativo, vereador Juca Gonçalves, o Secretário Municipal de Segurança e Trânsito e autor da Lei que institui a honraria, Clemente Correa, as vereadoras Lilian Cuty e Stella Luzardo, diversas autoridades militares e da área de segurança.
Receberam a honraria:

Policial Federal, Escrivão Paulo Henrique Rampelotto Dias;

Policial Civil, Inspetor de Polícia Rafael Domingues Gattiboni;

Policial Militar, 1º Tenente PM João Luís Ferreira Miller, no ato representado pelo 1º Sgt Igor Kulisch;

Bombeira Militar, Soldado QPM-2 Lilian Cristiane Guedes de Freitas;

Guarda Municipal, Sidclei Rodrigues Gidiel;

Agente de Trânsito, José Patrocínio Alves Pinto;

Policial Rodoviário Federal, Rodrigo Arns;

Policial Penal, Carlos Roberto Lemos de Souza.
O Diploma Tiradentes, instituído pela Lei nº 5.510/2023, é concedido como reconhecimento à liderança, à dedicação, à bravura, à capacidade técnica e profissional, à coragem e à camaradagem no exercício da atividade de segurança pública e que resultem em benefício à segurança da população uruguaianense.
Em alusão à data, o proponente da Lei, Clemente, destacou a importância e a dedicação, muitas vezes anônima dos profissionais homenageados na proteção da sociedade, mesmo diante de dificuldades e falta de valorização. Ele relacionou o simbolismo do dia de Tiradentes ao idealismo que também move os agentes da segurança pública, lembrando ainda episódios trágicos como reflexo das pressões emocionais enfrentadas na profissão. “Momentos simbólicos como o desta solenidade são fundamentais para reforçar o respeito, a valorização e a união entre os servidores da segurança pública e a sociedade”, afirmou.