Notícias

Situação de pescadores é esclarecida no Parlamento

26 de setembro de 2013

              As imposições, as restrições e a aplicação da determinação legal sobre a exploração da pesca no Rio Uruguai na abrangência dos municípios de Uruguaiana e de Barra do Quaraí foram destaque na Câmara Municipal de Uruguaiana. Em audiência pública, compuseram a mesa de debate representantes do Ministério Público Estadual e Federal, Justiça Federal e colônias de pescadores, partes envolvidas no processo de regulação da atividade. Também estiveram presentes autoridades da área do Meio Ambiente, da Universidade Federal do Pampa e de outros municípios.

        No encontro presidido pelo vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, foram esclarecidos os trâmites legais para a conclusão do processo iniciado em 2002 e a decisão da Justiça Federal que finda as tratativas e estabelece as determinações a serem seguidas pelos pescadores e órgãos de fiscalização. Entre as preocupações expostas estão a migração de pescadores dos municípios para outras localidades, a redução da produção com o impedimento da pesca em arroios e, consequentemente, os prejuízos à economia das famílias que se sustentam com esta cultura.

        O Ministério Público elucidou que as regras foram construídas proferindo oportunidade de resposta e defesa de todos os interessados. Foi projetado o reconhecimento de benefícios a médio e longo prazo, principalmente ao meio ambiente e à economicidade sustentável, e a possibilidade de ampliação destas normas para outras localidades desta jurisdição.

Novas regras serão exigidas em breve

           Na Audiência Pública realizada nesta quarta-feira, dia 25, pela Câmara Municipal por proposição da Mesa Diretora, foram elencadas as regras estabelecidas e os prazos para o cumprimento das normas. Entre as imposições já exigíveis está a proibição da pesca nos arroios e a utilização de redes em toda a extensão do leito do Rio por pescadores não registrados em Uruguaiana e na Barra da Quarai, como medidas protetivas aos profissionais destes municípios.

              No próximo ano, será obrigatória a limitação de dez redes por pescadores locais com a identificação da Prefeitura Municipal a serem utilizadas no leito do Uruguai. Também a implantação dos interpostos para o desembarque dos peixes e controle da quantidade e espécies retiradas do rio. Os governos municipais responsabilizam-se pela fiscalização, sinalização de áreas de exclusão da pesca, gestão de recursos e busca pela conscientização do novo formato para o exercício da piscicultura. 


Legislativo solicita legalização de comércio no João Paulo II

26 de setembro de 2013

        A Câmara Municipal solicitará ao Poder Executivo que seja verificada, junto à Caixa Econômica Federal, a possibilidade dos proprietários do Loteamento João Paulo II possuírem seus próprios negócios em casa. O requerimento do vereador José Fernando Tarragó observa os problemas sociais do bairro como o desemprego, além de favorecer a população com o oferecimento de prestação de serviços e vendas próximos à comunidade local, sem prejuízo ao meio ambiente e ao sistema de comércio do centro de Uruguaiana.

      Os parlamentares apontaram a existência de comércio irregular e a necessidade de estudar mecanismos para a regulação dos estabelecimentos. O Poder Legislativo sugere a formalização dos locais que ainda funcionam de forma ilegal, conforme permitido em lei e nos contratos do Loteamento.

Oportunidade de capacitação é apresentada


            O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, recebeu no gabinete a presença de representantes do Instituto de Pesquisa Gianelli Martins para a apresentação das atividades desenvolvidas pela instituição. Na oportunidade, foi destacada a oferta de cursos e seminários que vêm de encontro à necessidade de investimentos na capacitação dos servidores do Legislativo para atender as necessidades da população.

               O direito público, social, corporativo e privado foram elencados como áreas de atuação da entidade. O Instituto Gianelli, sediado na Capital Gaúcha, também possui previsão de disponibilizar cursos, na modalidade de educação a distância, com objetivo de facilitar o acesso à qualificação dos servidores do interior do estado.

          Foi registrado o apoio do presidente Risso à iniciativa apresentada, em especial, quanto à valorização e qualificação do serviço prestado pelo Legislativo através do EAD, observando o princípio da economicidade.


“Casa do Gaúcho” é homenageada na Câmara

          A Câmara Municipal de Uruguaiana realizará sessão especial nesta quinta-feira, dia 26 de setembro de 2013, em homenagem aos 20 anos da “Casa do Gaúcho”. A cerimônia acontece a partir das 19h, no Plenário do Palácio Borges de Medeiros. A honraria foi proposta pelo vereador Ronnie Mello com apoio dos demais parlamentares.

Democratização nos Conselhos é aprovada na Câmara

25 de setembro de 2013

 

             A comunidade do Plano Alto acompanhou a aprovação de matérias referentes à infraestrutura e à administração pública. Entre elas, destacou-se a proposta de emenda à Lei Orgânica que propôs a atualização das diretrizes dos Conselhos Municipais, conforme prevê a Legislação Federal, e a necessidade de democratização destes espaços.

          O projeto, de iniciativa do vereador Irani Fernandes, acompanhado dos vereadores Josefina Soares, Adalberto Silva e Ronnie Mello, caracteriza os conselhos como órgãos de gestão compartilhada e equiparada entre o poder público e a sociedade civil, constituídos como espaço de debate sobre as políticas públicas municipais. Ainda regulamenta a formação paritária dos órgãos e acrescenta que não poderão assumir o cargo de conselheiro, na vaga de categoria dos usuários, os servidores públicos municipais e ocupantes de cargo em comissão.

Reivindicações do interior são registradas no Plano Alto

         O distrito Plano Alto foi sede para a realização da sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 24 de setembro de 2013, dando continuidade à proposta de descentralização dos trabalhos do Parlamento. A comunidade manifestou-se sobre as más condições de acesso à localidade, de saúde e de lazer, entre outras, através de cartazes e de espaço oferecido na reunião para explanação dos representantes locais.

         Os vereadores reconheceram a desatenção da administração municipal em melhorias das estradas, transporte público e saúde, e apresentaram as reivindicações encaminhadas ao Poder Executivo referentes às demandas feitas sempre que constatadas ou recebidas pela população, sem a devida priorização do atendimento. Esclareceram que o Legislativo não possui ingerência sobre o planejamento dos serviços prestados pela Prefeitura, mas que atua no pleito das melhorias.

         A interiorização da Câmara Municipal oportuniza a aproximação dos vereadores com a comunidade, o conhecimento do trabalho da Câmara no interior e os esclarecimentos à população sobre os processos legislativos e as funções dos parlamentares. Na próxima semana, a ação terá continuidade no Distrito de São Marcos na quinta-feira, dia 03.


Oportunidade no meio rural é explanada no Parlamento

23 de setembro de 2013


              A aplicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em Uruguaiana foi registrada na Câmara Municipal pelo vereador Ronnie Mello. O projeto oportuniza qualificação profissional aos jovens através de cursos e de capacitação voltados às atividades do meio rural.

         Em encontro no Parque Agrícola Pastoril com a instituição, Sindicato Rural, Associação de Arrozeiros e Poder Executivo foram apresentados os núcleos de formação que serão desenvolvidos pelo programa, incluindo os módulos básico, específico e prático.

         A exigência dos jovens estarem cursando o ensino fundamental ou médio causou polêmica quanto à aplicação do projeto na fase prática, em razão das condições de transporte para os locais de trabalho e prejuízos aos empregadores. Através de imposição de lei, o produtor rural deve investir na formação de jovens aprendizes no correspondente a 5% do total de funcionários.

         A preocupação com as dificuldades de acesso dos estudantes e a possibilidade de ônus aos produtores nessa etapa do curso foram externadas pelo parlamentar. “Precisamos criar chances no mercado de trabalho, mas também criar soluções para o produtor dar oportunidade de emprego sem sofrer prejuízos”, acrescentou Ronnie.

Câmara debate pesca no município

         A situação da pesca em Uruguaiana será pauta na Câmara Municipal em audiência pública esta semana. Na quarta-feira, dia 25 de setembro de 2013, a partir das 19h, a comunidade está convidada para participar do debate que pretende esclarecer as reivindicações dos pescadores quanto à regulamentação da atividade no município, a fiscalização da pesca predatória e a preservação do rio Uruguai. A audiência foi proposta pela Mesa Diretora da Casa.

Plano Alto sedia sessão ordinária

       A sessão ordinária da Câmara Municipal de Uruguaiana desta terça-feira, dia 23 de setembro de 2013, será realizada no distrito de Plano Alto. As matérias do parlamento serão apreciadas na presença dos munícipes da localidade com o intuito de democratizar as atividades do Legislativo, aproximar a Câmara da comunidade e conhecer as reivindicações da população. A sessão inicia a partir das 10h no Centro Comunitário do Plano Alto.

Secretário Estadual presente no Parlamento

           A Câmara Municipal receberá o Secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas do Estado, Afonso Motta, na sessão ordinária do dia 26 de setembro de 2013, a partir das 11h. Por proposição do vereador Marcelo Lemos, na próxima quinta-feira, a autoridade apresentará aos parlamentares e à comunidade as atividades projetadas pela Secretaria para a fronteira oeste.

          O momento oportuniza a articulação do Parlamento de Uruguaiana junto às ações do Governo do Estado para o desenvolvimento da cidade e da Região. “É relevante para os vereadores terem conhecimento dos recursos disponibilizados e apresentarem ao Secretário as demandas do município”, considerou Marcelo.

Semana Farroupilha celebrada na Câmara

         A Câmara Municipal foi espaço de homenagens aos gaúchos que fazem das tradições nativas um legado durante a sessão solene de ontem, dia 17 de setembro de 2013. O agropecuarista Divino Camponogara recebeu a Medalha de Ouro, por proposição da vereadora Jussara Osório, que reconheceu a contribuição do homenageado para o crescimento de Uruguaiana. “Nesta data de relembrarmos as passagens deste povo de homens fortes e valentes, temos o exemplo de tradição e de orgulho estampado no dia a dia”, afirmou.

            Na presença de tradicionalistas, familiares e amigos, a Comissão Organizadora da Semana Farroupilha proferiu três honrarias a personalidades que demonstram, com hombridade, o amor pelo Rio Grande. Foram laureados Enrique Padilha Severo, Daiane Brum Corrêa, com o troféu Mulher Gaúcha, e Érico Comis, em homenagem póstuma.


Saúde em pauta na Comissão de Serviços

16 de setembro de 2013


         A Comissão de Serviços Municipais e Saúde da Câmara reuniu-se com os responsáveis pela administração da Santa Casa de Caridade, pela provedoria e pela reabertura dos serviços de alta complexidade em cardiologia de Uruguaiana com o objetivo de tomar conhecimento sobre as tratativas para efetivação desta demanda. A iniciativa surgiu a partir da previsão anunciada pelo Poder Executivo de reabertura do instituto para as próximas semanas.

        Na oportunidade, foram elencados os ajustes necessários para o restabelecimento dos serviços de alta qualidade. Para o atendimento das expectativas com a maior brevidade, foi destacada a necessidade de fechamento de contratos, revisão e adaptação de equipamentos, reorganização interna do hospital e retreinamento de pessoal.

        O diretor clínico da Santa Casa, José Antônio Marty, comunicou a possibilidade de operacionalização do serviço em até 20 dias. “A Câmara Municipal, neste período, mostrou-se atuante e preocupada”, considerou. O provedor da Santa Casa, Lauro Delgado, anunciou também a ampliação da instituição prevendo a construção de estrutura para cem novos leitos e a disponibilização dos serviços de alta complexidade da cardiologia, da neurocirurgia e da oncologia.


Decisão do STF sobre lei de atividades no Carnaval é apresentada

        A Câmara Municipal cedeu espaço na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 19 de setembro de 2013, ao advogado Frank Finoqueto para manifestar-se sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal quanto ao projeto de lei municipal que define os níveis de decibéis durante o período do carnaval em Uruguaiana. A proposição do vereador Marcelo Lemos oportunizou a explanação acerca da legalidade desta matéria que regulamenta a poluição sonora e as atividades excepcionais do período de ensaios das escolas de samba, possibilitando a realização do carnaval fora de época no município.

              Na oportunidade, foi descrito o histórico da ação civil pública movida para interdição das atividades da Sociedade Recreativa e Cultural Os Rouxinóis. O STF julgou constitucional a lei considerando a competência do Poder Legislativo Municipal em legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a Legislação Federal conforme a necessidade avaliada.

           “É preciso congratular a fundamental importância da Câmara para este processo que possibilitou a continuidade das atividades do carnaval, desde a abertura do espaço para as discussões à edição da lei”, considerou Finoqueto. Ainda registrou a participação da comunidade e a relevância da Casa Legislativa na manutenção dos interesses da população sendo atuante na condução da resolução dos problemas da comunidade.


Vinda do curso de Medicina em destaque no Legislativo

12 de setembro de 2013

 

        Esclarecer e apresentar à comunidade o processo de implantação do curso de medicina em Uruguaiana foi destaque na audiência pública realizada pela Câmara Municipal. A proposta de autoria do vereador Ronnie Mello contou com a participação de representantes interessados do poder público, iniciativa privada, médicos, estudantes do Projovem, cursos pré-vestibular, associações e acadêmicos.

          A garantia da implantação do curso na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, pelo Conselho Superior da instituição, o pleito junto ao Ministério da Educação para a vinda do curso, a inexistência deste nível superior na fronteira oeste e a oportunidade de qualificar os profissionais da saúde na região foram explanadas pelo diretor da UNIPAMPA – Campus Uruguaiana, João Cleber de Andrade. Na oportunidade, o docente destacou a importância da mobilização política para a realização desta demanda, a necessidade de desenvolver o projeto pedagógico visando a formação do aluno em caráter integral, a manutenção do envolvimento da sociedade e a projeção de benefícios sociais e econômicos para Uruguaiana e região com a vinda da medicina.

            De acordo com o vereador Ronnie, o objetivo da audiência, que buscou a mobilização dos poderes constituídos, UNIPAMPA e comunidade em geral, foi alcançado. “Agora é preciso aguardar o processo formal e estarmos atentos para que, de fato, a implantação do curso de Medicina se torne uma realidade para Uruguaiana e fronteira oeste”, afirmou o parlamentar.

           Fizeram parte da mesa de trabalho o presidente da Câmara, Luís Gilberto de Almeida Risso e os vereadores Ronnie Mello, Irani Coelho Fernandes e Adalberto Silva. Também o representante do Poder Executivo, secretário Fernando Alves, da Universidade Federal do Pampa, João Cleber Theodoro de Andrade e o vice-cônsul do Brasil em Paso de Libres, Lucas Lage Brandão.


Ações com catadores são explanadas na Câmara

       Na Câmara Municipal de Uruguaiana, utilizou o espaço da tribuna livre, por proposição do vereador Rafael Alves, na sessão ordinária de terça-feira, dia 10 de setembro de 2013, a representante da Fundação Luterana de Diaconia, Ângela Costa, para explanar sobre o trabalho desenvolvido no município. Entre as ações desenvolvidas está o trabalho realizado com resíduos sólidos descartáveis.

             “O lixo é problema em toda a região”, afirmou Ângela. A entidade atua com os catadores de lixo e busca apoio do poder público para melhorar as condições de trabalho desta classe, possibilitando a qualificação e organização da categoria.


Ações do documento