Notícias
72 anos de PF são registrados pela Câmara
Na ocasião, representando a PF, o delegado Andre Luiz Epifanio, recebeu o Diploma de Reconhecimento do Poder Legislativo e placa de condecoração da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) pelos serviços prestados à sociedade. O presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Silva, conferiu os parabéns aos servidores da PF em nome do Legislativo.

Ver. Rafael, Delegado Epifanio e Ver. Adalberto
“Através dessa homenagem estamos reconhecendo, valorizando e lembrando a importância dessa instituição para a democracia e a manutenção da ordem na nossa República”, afirmou o vereador Rafael ao destacar o trabalho da Polícia no país e a atuação da Delegacia em Uruguaiana que também abrange Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana e São Francisco de Assis.
O delegado Epifanio frisou as funções da PF, a abrangência das ações, as demandas e as operações realizadas. Entre essas, Mensalão, Operação Cipó relacionada ao tráfico de animais silvestres e desencadeadas e diversos estados com base em investigações de Delegacia de Uruguaiana; Cacaréu em 2013; descaminho de camarões (12 toneladas em 2015); contrabando de agrotóxicos; 27 toneladas de carnes sem procedência e impróprias para consumo em 2015 e Operação Plano Alto (438 kg de cocaína). Também foi especificado o trabalho da Delegacia em crimes de fronteira, como descaminho de mercadorias diversas; identificação de clandestinos africanos e chineses; câmbio irregular e contrabando de entorpecentes.
Comissão trata sobre assuntos pendentes com secretária de saúde
Entre os assuntos tratados Lúpus, autismo e falta de remédios. Os parlamentares também apontaram a necessidade de levantamento estatístico sobre o atendimento da saúde em Uruguaiana e melhor abertura na Secretaria para a disponibilidade de informações.
Lúpus
Pacientes em tratamento do Lúpus relataram a dificuldade para dar continuidade ao acompanhamento médico. A secretária de Saúde esclareceu que há problemas no agendamento em razão da falta de médicos reumatologistas no Estado, responsáveis pelo diagnóstico da doença. Sobre a necessidade de Tratamento Fora Domicílio para estes pacientes, foi exposto o encaminhamento dos casos para região referência de Uruguaiana que é Porto Alegre e a regularidade de disponibilidade para o transporte.
Remédios
Na oportunidade, foram tratados casos específicos de pessoas que procuraram a Comissão de Serviço Municipais e Saúde, como dificuldade no procedimento para recebimentos de medicamentos e adiamentos de realização de exames. Diante das dúvidas foram dadas as orientações.
Médico no João Paulo
Moradores do Loteamento João Paulo II reivindicaram a reposição de médico para o posto de saúde da localidade. A cerca de um mês o profissional do programa “Mais Médicos” cessou o atendimento. A secretária informou que o pedido para nova contratação ao Ministério da Saúde.
Câmara realizará 3º Seminário Internacional de Prevenção e Combate às Drogas
XI Seminário de Segurança Pública será realizado na quinta-feira
Em razão do evento não haverá sessão ordinária neste dia. O presidente do Poder Legislativo, vereador Adalberto Silva (PP) frisou a relevância do Seminário e do apoio da Câmara no fomento ao debate sobre o tema. O evento é aberto a toda comunidade.
PROGRAMAÇÃO


Município deverá realizar campanha em Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus
O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais. A doença é enfrentada principalmente por mulheres em idade fértil (aproximadamente 9 em cada 10 pacientes são do sexo feminino).
Não há cura para a doença, mas é possível controlar e conviver com ela com o acompanhamento médico regular, assim como outras doenças como diabetes e pressão alta. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. O Lúpus não é contagioso e também não é um tipo de câncer.
Sintomas do Lúpus
Os sinais mais comuns são cansaço, desânimo, febre, perda de apetite, queda de cabelo e inflamação nas articulações. As lesões de pele mais características são manchas avermelhadas no rosto, conhecidas como “lesões em asa de borboleta”.
Os sintomas podem também variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas como problemas de visão, dor abdominal e dificuldade para respirar por manifestações em outros órgãos como rins, pulmão, coração e cérebro.
Atividades propostas pelo projeto de Lei
Na Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus deverão ser realizadas atividades, através da Secretaria Municipal da Saúde, pelo esclarecimento da sociedade sobre os sintomas e o tratamento da doença. O projeto prevê a participação de professores e alunos de instituições de ensino básico, superior e técnico.
Poderão somar-se aos eventos sobre o assunto, médicos, enfermeiros, funcionários de clínicas e ONGs ligadas a saúde ou que tratem da valorização da vida e do ser humano, com palestras sobre o assunto divulgadas pelos meios de comunicação, campanhas de conscientização nas escolas com trabalhos e através de apresentação de peças teatrais e incentivo aos alunos pela pesquisa, com formação de cartazes sobre as características da doença, seus sintomas, precauções a serem tomadas por pessoas com lúpus, orientações e exames médicos e assistência aos familiares
PF recebe homenagem do Parlamento pelos 72 anos de atuação
Revisão tarifária e novo regulamento do serviço de água serão debatidos na Câmara
As audiências têm a finalidade de colher informações e sugestões para alterar e melhor instruir esses processos. No site da AGERGS (www.agergs.rs.gov.br), está disponível a documentação referente aos temas para consulta. Durante as audiências será disponibilizado o uso da palavra para manifestação dos presentes. O presidente do Poder Legislativo, vereador Adalberto Silva (PP), frisou o momento como oportunidade para a população demonstrar o interesse por mudanças na qualidade do serviço e nas tarifas cobradas.
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito que tratou da regularidade do serviço oferecido pela concessionária, vereador Marcelo Lemos (PDT), destacou a realização da audiência em Uruguaiana como item apresentado pelo trabalho da CPI, encerrado ano passado no Parlamento.
Câmara aprova contratações de profissionais para SAMU
Dessa forma, fica o município autorizado a efetivar a contratação em caráter temporário, por prazo determinado, de até seis enfermeiros (carga horária de 36 horas/semanais); sete médicos (24 horas/semanais); dez condutores de ambulância (36 horas/semanais)e doze técnicos de enfermagem (36 horas/semanais), de acordo com as necessidades do SAMU. O processo seletivo será realizado em duas etapas, observando os novos critérios de seleção de currículos estabelecidos pelo NEU/SAMU Estadual.
Legislativo busca informações sobre uso de espaço pelo município em Escola Estadual
Câmara solicita estudo para titular Carnaval Fora de Época como Patrimônio Cultural
Recursos para APAE e contratação de psiquiatra para CAPS são sinalizados pela Câmara
Psiquiatra para CAPS é solicitado
Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 7, foi aprovado requerimento do vereador Irani Fernandes indicando a necessidade de contratação de psiquiatra para atividades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Uruguaiana a ser encaminhado ao Poder Executivo.
De acordo com o parlamentar, a equipe multidisciplinar de atendimento está desfalcada sem a atuação de psiquiatra que tem entre as atribuições deve determinar o diagnóstico ou conforme necessidades requisitar exames complementares ou encaminhar o paciente para outra especialidade médica; analisar e interpretar resultados, além de prescrever medicamentos, indicando a dosagem e respectiva via de administração. “Este é um sério problema que atinge diretamente o tratamento dos pacientes atendidos por saúde mental, além do funcionamento qualificado do Centro de referência”, concluiu Irani.
Respeito ao Estatuto do Idoso sobre Passe Livre é solicitado ao Executivo
Atividades sobre transferência de alunos da Anhanguera encerra com resultados
Entre as informações destacadas esteve a entrega, até o próximo dia 11, do material didático pendente, também a afirmativa de não haver prejuízo financeiro aos estudantes remanescentes. Os presentes esclareceram dúvidas sobre assuntos pendentes e os avanços desde o início dos encontros realizados no Poder Legislativo. “Nas várias frentes de trabalho desta Comissão, a dedicação pela garantia e qualidade da educação é sempre de nosso maior interesse”, relatou o vereador Marcelo sobre o empenho em buscar atendimento à demanda apresentada pelos estudantes do ensino superior.