Centro esportivo levará o nome de Eurico Lara

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou nesta terça-feira, dia 14, projeto de Lei que denomina Eurico Lara o Centro Esportivo localizado no bairro São Miguel, no quarteirão formado pelas ruas Domingos de Almeida, Rodrigues Portugal, Duque de Caxias e Padre Anchieta. A homenagem proposta pela vereadora Josefina Soares (PP) reconhece a importante trajetória do renomado e lendário jogador uruguaianense do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. “Dessa forma corrigimos um erro histórico, pois não temos em nossa cidade nenhum logradouro público importante que destaque este grande atleta”, afirmou a vereadora Josefina. SABIA MAIS SOBRE O ATLETA...

O goleiro Eurico Lara Fonseca, apelidado de “Craque Imortal”, nasceu em Uruguaiana, no dia 24 de fevereiro de 1897, e faleceu com apenas 38 anos de idade, em Porto Alegre, no dia 6 de novembro de 1935. Dizia-se, na época, que na cidade fronteiriça existia um arqueiro que, quando jogava, o time não perdia. Não demorou muito para que as informações sobre o atleta chegassem aos ouvidos dos dirigentes gremistas, os quais imediatamente deslocaram olheiros para a região. Chegou ao Grêmio em 1920 culminando com a conquista do Campeonato da Cidade de Porto Alegre.

Dois anos depois, além de defender a seleção do Exército que venceu o campeonato entre as classes armadas, começou a construir sua reputação como goleiro no centro do país, depois de defender, com destaque, a esquadra gaúcha no Torneio Preparatório visando a escolha da seleção brasileira que disputaria o Sul-Americano. Lara fechou o gol em uma partida realizada no estádio Parque Antártica entre gaúchos e paulistas.

No dia 6 de novembro, dois meses depois do Grenal Farroupilha, o herói gremista morria. Uma multidão foi às ruas para chorar a perda de um dos maiores desportistas do país. O enterro de Lara parou Porto Alegre e o atleta entrou para sempre na história do Grêmio e no coração de quem teve o prazer de vê-lo atuar. É o único atleta do Grêmio que teve seu nome citado no Hino composto por Lupicínio Rodrigues para o cinquentenário do Grêmio (1953), hino este que acabou sendo adotado de forma oficial pelo clube. O trecho é o seguinte: "Lara, o Craque Imortal, / Soube o seu nome elevar. / Hoje, com o mesmo ideal, / Nós saberemos te honrar."