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Funcionamento da UPA é tratado na Câmara

Informações sobre o contrato e o processo licitatório para manutenção da Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns serão solicitadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

            O vereador Elton da Rocha (PSDB) requereu na sessão do dia 14 de maio de 2020 a cópia do contrato vigente com a empresa atual e qual a previsão do Poder Executivo para a realização de um processo licitatório para gestão da UPA.

              Desde 2017 há renovação de contratos emergenciais. Precisamos ter segurança contratual mediante uma licitação para seguir termos o atendimento contínuo e de qualidade. Buscamos informações corretas sobre as providências do Executivo”, considera Elton.

Contrato do serviço de limpeza é pedido

Cópias do processo licitatório e do contrato firmado entre o município e a empresa prestadora do serviço de limpeza urbana serão requeridas pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

                A solicitação do vereador Elton da Rocha (PSDB) foi apresentada no dia 12 de maio de 2020.

                O serviço deve incluir a varreção das ruas, calçadas e meios-fios. “Nosso intuito é fiscalizar, verificando o objeto do contrato e a que se propõe. Não encontramos no site essa informação, por isso solicitamos via requerimento da Casa Legislativa”, considera Elton.

Informações sobre respirados e testes rápidos são requeridas

Na reunião do dia 12 de maio de 2020 a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou requerimentos solicitando a prestação de contas da Santa Casa de Caridade sobre os respiradores e da prefeitura sobre os testes rápidos para COVID-19.

             As proposições são de autoria do vereador Elton da Rocha (PSDB).

            À gestora do Hospital, Thais Aramburu, serão questionados a quantidade de respiradores disponíveis, quantos foram recebidos através da Prefeitura, qual o valor de compra de cada equipamento e quantos foram recuperados seus respectivos valores. “É importante transparência. As informações reafirmarão a idoneidade do processo”, considera Elton.

            Ao Poder Executivo será requerido o detalhamento sobre aplicação dos testes rápidos para diagnóstico do CoronaVírus. “Os testes realizados em parceria com as universidades também vão ser feitos nas pessoas que estão em isolamento domiciliar? Se não, solicito que estas sejam submetidas aos testes para evitarmos a proliferação do vírus”, afirmou Elton.

Recomeça trabalho de revisão das leis municipais

Requerimento solicitando o desarquivamento do processo de revisão, compilação e consolidação das leis municipais foi aprovado dia 12 de maio de 2020.

               A mesa diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas), indica a retomada dos trabalhos por grupo de estudos.

             Em 2019 foram iniciados os procedimentos para promover o trabalho buscando simplificar, modernizar e organizar as normas, além de revogar aquelas que não têm eficácia. O objetivo do referido trabalho é classificar a legislação municipal por temas e consolidar cada tema em uma única lei, facilitando o seu conhecimento e a consulta por parte de toda a população.

               “É uma tarefa importante e minuciosa que envolve vereadores e servidores, exige pesquisa e comparação da legislação. No ano passado foi indicada pelo vereador Carlos Delgado e agora retornamos a atividade para dar melhor entendimento aos cidadãos das nossas leis”, considerou Irani. Compõe a comissão os vereadores Fernando Tarragó (Republicanos), Vilson Brites (Republicanos), Carmelo Madeira (PDT), Elton da Rocha (PSDB), Zulma Ancinello (Republicanos) e José Clemente Corrêa (PDT).

Legislativo recebe protetores faciais

       A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu a doação de dez protetores faciais nesta segunda-feira, dia 11 de maio de 2020. O presidente, vereador Irani Fernandes, e chefe do departamento de compras, Nardieli Matter, estiveram com os representantes da empresa Bluer3D para receber os equipamentos que serão usados pelos funcionários na recepção do Legislativo. A entrega dos protetores foi realizada pelos sócios da Bluer 3D, Leidi Laura Costa e Augusto Naziazeno, representantes do Projeto na Fronteira Oeste.
           A empresa, em parceria com o projeto Hígia, idealizado por pesquisadores da USP, colabora na produção dos protetores no Sul e distribui gratuitamente para entidades públicas e profissionais de saúde no combate à COVID-19. “Reforçamos assim a segurança contra o COVID-19, tanto para servidores quanto ao cidadão que procura a casa Legislativa”, considera Irani.

Proporcionalidade locais de missas e cultos é sugerida

O Decreto nº 178 de 21 de março de 2010, sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19 inclui a suspensão de missas, cultos, atividades e demais eventos religiosos com a participação de mais de 30 trinta pessoas.

            O assunto esteve na pauta da Câmara Municipal de Uruguaiana reunião do dia 7 de maio de 2020, por disposição do vereador Vilson Brites (Republicanos).

         O parlamentar indica ao Poder Executivo que revise a ação, considerando atualizar e igualar às determinações do Decreto nº 237, de 23 de abril de 2020 sobre restaurantes, lancherias e bares. A norma autoriza o funcionamento devendo observar a capacidade de 50% do público máximo previsto no PPCI, respeitando à distância de 2m.

             “Aplicar a proporção aos locais dá mais segurança para todos, porque tem templos pequenos que com 30 pessoas ficam lotados e outros que tem mais capacidade e condições de receber o público com as medidas sanitárias corretas”, considerou Vilson.

Projeto formaliza determinações administrativas da Mesa

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Resolução alterando o Regimento Interno da Casa no dia 7 de maio de 2020.

            A medida proposta pela Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas) inclui na norma as determinações administrativas através do formato Resolução de Mesa.

             Dessa forma, as matérias de competência privativa da Mesa com expedição de determinações atinantes aos serviços administrativos e internos do Poder Legislativo serão reguladas pelo ato. A Resolução de Mesa possibilita atuação formal mais abrangente do que o uso de comunicações internas ou circulares.

              A alteração determina que os membros da Mesa reunir-se-ão, a fim de deliberar, por maioria de votos, sobre assuntos de sua competência, assinando e fazendo publicar os respectivos atos e decisões, sempre que necessário.

 

Equipamento para reativar odontologia do Plano Alto é solicitado

Requerimento solicitando a aquisição de compressor de ar para o consultório odontológico na ESF do Plano Alto foi aprovado na reunião do dia 7 de maio de 2020.

                A demanda foi apresentada pela vereadora Suzana Alves (Republicanos). De acordo com a parlamentar, o equipamento é necessário para reativação dos atendimentos odontológicos no interior. “Esse serviço é extremamente importante para a saúde da comunidade. A localidade é distante da área urbana o que torna muito difícil a constância dos tratamentos e as próprias emergências”, salientou Suzana.

Comitiva fala de enfrentamento aos prejuízos econômicos

               Os vereadores de Uruguaiana receberam no dia 5 de maio de 2020 representantes do Poder Executivo para explanarem sobre o plano de enfrentamento aos prejuízos econômicos causados pelas medidas de prevenção ao COVID-19. Estiveram presentes Prefeito, Ronnie Mello, Secretário Municipal de Fazenda, Valdir Venes; Sec. Mun. de Planejamento, Carlos Prudêncio, Sec de Governo, Paulo Fossari e Sec. de Administração, Ricardo San Pedro.

              Na oportunidade foram apresentados os reflexos das medidas de contenção social e seus prejuízos econômicos. Destaca-se que a interrupção parcial das atividades de serviços, comerciais e industriais refletem diretamente na arrecadação de impostos; assim o município realiza o planejamento para dirimir os impactos para o cumprimento dos compromissos fiscais.

              Estima-se grande redução nos valores da receita repassado pelo Estado ao município, sendo necessário contingenciamento das despesas para equilíbrio fiscal. As despesas previstas e vinculadas serão realizadas.

Câmara indica antecipar Campanha do Agasalho

Na reunião desta terça-feira, dia 5 de maio de 2020, a Câmara Municipal de Uruguaiana definiu sugerir ao Poder Executivo que antecipe a Campanha do Agasalho.

        A indicação é da mesa diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes, subscrita pelos vereadores Mano Gás, Suzana Alves e Vilson Brites. O pedido prevê que sejam adiantados o recebimento e a devida preparação para a doação de roupas, agasalhos, sapatos, meias e cobertores recebidos, além de criar Campanhas para Doação de Alimentos em Uruguaiana.

         Neste ano temos a excepcionalidade do COVID-19, sendo necessária higienização específica, além de ser possível que mais pessoas precisem pelas dificuldades financeiras. Quanto mais cedo as doações chegarem às pessoas carentes muito melhor será o aproveitamento das doações”, salientou Irani.

        À semelhança de anos anteriores, a ideia é que os pontos de arrecadação sejam supermercados, farmácias e postos de gasolina e órgãos públicos. “Nosso é povo solidário, quem pode colaborará mais ainda”, finalizou.

Informações sobre compra de produtos perecíveis são solicitadas

Esclarecimentos sobre aquisição de cestas básicas e diversos produtos perecíveis de gênero animal em 2019 pela Prefeitura são requeridos.

           A solicitação de autoria do vereador Fernando Tarragó (Republicanos) foi apresentada na reunião do dia 30 de abril de 2020.

            De acordo com o exposto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação gastou R$ 89.225,80 nos meses de maio e junho do ano passado, com previsão de pagamento através da suplementação de verbas no PL 27/20 que tramita na Casa Legislativa.

           “Um das funções do vereador é fiscalizar e essa informação é necessária para análise do projeto. Buscamos o destino desses produtos, aproximadamente 1.200 cestas, e se existe algum programa onde os mesmos foram usados, especialmente os produtos de origem animal (Bovina e Suína)”, afirmou Tarragó.

Criação de ZUE é tratada em Projetos

Projetos de Leis Complementares que buscam acrescentar zona de urbanização específica (ZUE) no município tramitam na Câmara Municipal de Uruguaiana.

           No dia 28 de abril de 2020 foram definidas as Comissões Especiais que analisarão as matérias de autoria do Poder Executivo.

          Ambas serão apreciadas paralelamente, pois tratam-se da mesma área e as normas complementam-se. O PLC 02/20 cria a ZUE declarando imóvel como Zona de Urbanização Específica, com 55.000,00m², situada na Sesmaria do Meio, lugar denominado Itapitocai, 1º Distrito do Município de Uruguaiana. No objeto será permitido parcelamento do solo, somente para licenciamento de condomínios horizontais.

          A Comissão Especial é presidida pelo vereador Clemente Corrêa (PDT), vice-presidida pela vereadora Josefina Soares (Progressistas), relatoria do vereador Rafael Alves (Republicanos) e compõe os trabalhos os vereadores Elton da Rocha (PSDB) e Zulma Ancinello (Republicanos).

          O PLC nº 03/20 inclui a ZUE criada no outro PLC na Lei Complementar que Dispõe sobre o Desenvolvimento do Município de Uruguaiana, institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental e dá outras providências. Modifica-se a definição do Quadro de Uso e Ocupação do Solo Urbano,

           Compõe a Comissão Especial como presidente, vereadora Josefina Soares; vice-presidente, Rafael Alves; relator Elton da Rocha; Carmelo Madeira (PDT) e Zulma Ancinello.

Câmara aprova Pls sobre aberturas de créditos

             Na reunião desta terça-feira, dia 28 de abril de 2020, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou dois projetos de Lei que autorizam aberturas de crédito que somam quase 1,5 milhão de reais.

              As proposições preveem autorização par realocar despesas antes não computadas ou insuficientes na lei como instrumento para alterar a execução do orçamento. O PL nº 25/20 refere-se a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 1.349.177,92. Estes são para auxílio-alimentação nas rubricas de Gestão de Pessoal (R$ 347.760,00) e da Secretaria Municipal da Educação (R$ 339.600,00); Fundo de Manutenção do Desenvolvimento da Educação Básica (R$ 462.603,16) e Fundo de Desenvolvimento Econômico (R$ 199.214,76).

              Entre os valores do FUNDE está prevista a realização do programa “Cidade Empreendedora”, promovido pelo SEBRAE, para o desenvolvimento de ações de planejamento para retomada dos serviços e após a pandemia do COVID-19. Na oportunidade, o analista Anderson de Freitas utilizou a tribuna para esclarecer o programa.

                Na reunião ainda foi aprovado o PL 26/20 que autoriza a abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 96.912,08. Os valores serão realocados para Procuradoria Geral do Município (R$ 5.000,00); Secretaria Municipal de Educação (R$ 14.986,51); Fundo de Manutenção e Desenvolvimento Educação Básica (R$ 44.525,57) e Fundo de Desenvolvimento Econômico (R$ 32.400,00).

Odor e sabor da água voltam à pauta da Câmara

Nessa terça-feira, dia 28 de abril de 2020, os vereadores discutiram novamente a qualidade da água fornecida pela concessionária do serviço, BRK Ambiental.

            Requerimento da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos) foi apresentado solicitando a convocação da empresa, da Comissão Fiscalizadora e da Agergs para prestarem esclarecimentos e expor as providências no Legislativo. O assunto será tratado na Comissão de Serviços Municipais.

              A vereadora ressalta que os usuários têm reclamado de mau cheiro e sabor desagradável na água fornecida, além dos gastos com compra da água mineral para consumo além da conta fixa de água.

              “Cobrar melhoria desses serviços é a luta constante dos vereadores. Novamente buscamos soluções, amparados no Código de Defesa do Consumidor”, considerou Zulma. Durante as discussões os demais parlamentares registraram as ações encaminhadas pelo Legislativo ao longo dos anos.

               Entre eles, Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), audiências públicas, requerimentos sobre os reparos nas obras e sinalização adequada de vias, manifestação ao Ministério Público e recentemente o pedido da Mesa Diretora de redução de 50% da tarifa em razão da má qualidade da água nos últimos meses.

Reabertura da feira de hortifrutigranjeiros é indicada

A reabertura da feira de hortifrutigranjeiros de agricultura familiar situada atrás do Ginásio Municipal será solicitada ao Poder Executivo.

            A indicação de autoria do vereador Vilson Brites (Republicanos) foi aprovada na reunião do dia 28 de abril de 2020.

              A feira acontece durante a semana, em dias alternados. De acordo com o parlamentar há 24 bancas, mas normalmente são usadas de 12 a 13 bancas, assim é totalmente viável o retorno das atividades com segurança sanitária.

               “Esses produtores dependem da feira para sobreviver ou complementam sua renda. A feira da praça foi adaptada e retoma as atividades, pode-se aplicar as medidas e permitir a retomadas desses outros produtores”, salientou Vilson.

 

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