Notícias

Proposta para agilizar atendimento da SAMU é apresentada

Estudos para implantação da Central de Regulação Compartilhada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) são indicados pela Câmara Municipal de Uruguaiana à Prefeitura.

          A sugestão do vereador Celso Duarte (Progressistas) foi demonstrada dia 8 de julho de 2021.

           A proposta redefine o atendimento por telefone. Ao realizar o chamado para o SAMU (192) a ligação como de costume cai na Capital (Porto Alegre), mas ao informar a cidade da ocorrência a ligação de imediato será redirecionada para o médico regulador local do plantão do SAMU em Uruguaiana.

            De acordo com o exposto, esse modelo existe em outros municípios do Estado e a finalidade é agilizar os atendimentos no socorro de vítimas. “Todos os chamados caem na central, entrando em uma fila que atende a demanda de quase todos os municípios gaúchos. No momento do socorro, um minuto pode ser decisivo para salvar uma vida, ou evitar sequelas irreversíveis aos pacientes”, afirmou Celso.

 

Vagas para negros na administração municipal são indicadas

            A reserva de 20% das vagas para candidatos negros em concurso público e processo seletivo simplificado para provimento de cargos públicos da administração pública municipal é solicitada pelo Parlamento. 

         A indicação da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT) foi apresentada na última reunião ordinária, dia 8 julho de 2021.

           O encaminhamento à Prefeitura indica o acolhimento da demanda como importante passo nas politicas públicas de promoção da igualdade racial. “A legislação federal como o Estatuto da Igualdade Racial garante a promoção da igualdade de oportunidades em educação, emprego e moradia; e na União essa reserva é assegurada, buscamos a ação no âmbito de Uruguaiana”, afirmou Manoela.

          A demanda foi apresentada no Legislativo por representantes da entidade Movimento Negro de Uruguaiana, com a presença do vereador Marcelo Lemos.

Câmara apoia demanda de oficias de justiça

         Na reunião do dia 8 de julho de 2021, a tribuna livre foi utilizada pela Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (ABOJERIS) para tratar da proposta do plano de carreira, cargos e salários do Poder Judiciário. Por proposição da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT), detalharam a situação Patricia Torelli e Helena Veiga.

           Na oportunidade, os vereadores aprovaram Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 147/2021, em tramitação na Assembleia Legislativa do RS, que dispõe sobre a unificação dos quadros de pessoal e institui o Plano de Carreira, Cargos, Funções e Remunerações dos servidores efetivos do Poder Judiciário Estadual.

           De acordo com a matéria, a aprovação do Plano de Carreira promoverá a atualização das estruturas do Poder Judiciário, adequando-as à modernidade. A alteração não possui repercussão orçamentária imediata; promove a desburocratização da administração de pessoal, reduzindo de 48 cargos para apenas 06 cargos no Poder Judiciário; agiliza a distribuição e lotação de servidores, com base no volume da demanda, inclusive, equilibrando a força de trabalho em todas as Comarcas, melhorando a qualidade e rapidez do serviço prestado à população; promove a implantação do processo eletrônico, inclusive nos processos físicos, e cria uma série de funções para cartórios descentralizados, unidades que independentemente de sua localização, poderão efetivar atos processuais em diferentes lugares do Estado, dando mais celeridade à Justiça, favorecendo, assim, toda a população gaúcha.

 

Campeão Gaúcho de Fisiculturismo recebe moção

       A Câmara Municipal entregou ao Campeão Gaúcho de Fisiculturismo, Douglas Ismael Brunet, Moção de Louvor pela conquista. Por proposição da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT), o certificado reconhece a importância do título inédito entre os atletas que treinam em Uruguaiana.

        “Esse é um esporte de preparação árdua, física e psicológica. Entendemos a moção como incentivo e apoio aos esportes de diversas categorias, que mudam vidas. Ressalto também que o esporte une raças, não distingue branco e negro, racismo é grave e ainda existe”, afirmou o Brunet.

 

Balaka assume titularidade

             Na reunião desta quinta-feira, dia 8 de julho de 2021, com base nos preceitos legal, assumiu a vereança Fernando Antonio Deitos de Bermudez. Com o licenciamento do vereador titular, Carlos Delgado e vereador suplente, Irani Fernandes, passa a compor a bancada do partido Progressistas na Câmara Municipal de Uruguaiana o imediato eleito, Balaka.

            Durante o ato de posse, após o juramento e compromisso legal, o vereador fez uso da palavra. “Vivemos um momento tenso pela situação do nosso vereador e amigo, Delgado e família. Mas aceitamos esse desafio para darmos continuidade ao trabalho e fazer justa aos votos que nos foram confiados”, registrou Balaka.

 

 

Espaço para Fanfarra é solicitado

Indicação foi apresentada na reunião do dia 6 de julho de 2021, solicitando sala para uso da Fanfarra Simples Comunitária Juniors.

         A demanda do vereador Celso Duarte (Progressistas), direcionado ao Poder Executivo, aponta a necessidade de local para armazenamento de instrumentos e troféus.

         A Fanfarra Simples Comunitária Juniors tem mais de cinco anos, com média de 30 componentes/alunos como base. “A Banda que faz uso da música com instrumento de desenvolvimento social para jovens e representa Uruguaiana em diversos momentos fora da cidade, hoje precisa desse espaço, até como forma de incentivo para continuar as atividades”, afirmou Celso Duarte.

            Na oportunidade, também foram registrados os títulos conquistados pela banda, como campeã da ABMLINORTE, quatro vezes campeã Estadual Febargs, seis vezes campeã regional Obanfaq, tendo como seu último título em 17 de novembro de 2019 consagrando-se campeã Estadual Consul.

Legislativo revoga Conselhos Municipais inativos

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei que revoga os Conselhos Municipais inexistentes e inativos.

           Na reunião do dia 6 de julho de 2021, os parlamentares acataram a matéria elaborada pela Comissão Especial de Revisão, Compilação e Consolidação das Leis Municipais.

          São revogados 19 conselhos e permanecem em atividade 20 órgãos. A revogação não impede que os Conselhos possam retomar suas atividades, mediante a criação através de Projeto de Lei específico houver demanda da comunidade. Os Conselhos extintos estavam inativos, perderam a caracterização ou estão incluídos em órgãos mais abrangentes e novos preceitos obrigatórios da legislação.

           Os Conselhos Municipais são espaços compostos por representantes do poder executivo e da sociedade civil. As principais funções são propor diretrizes, fiscalizar, controlar e deliberar sobre políticas públicas. Eles são uma das ferramentas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de construção de políticas públicas, leis e ações nas diversas áreas da administração.

        Além dos conselhos de Transporte e Saneamento Básico mantém-se os abaixo apresentados. Composição, atas, contatos e mais informações são encontradas no site da Prefeitura através do link: https://www.uruguaiana.rs.gov.br/departamento/categoria/4

-Conselho Municipal de Acomp. e Controle Social do Fundo de Man. e Des. da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais de Educação – FUNDEB

-Conselho Municipal de Alimentação Escolar - CMAE

-Conselho Municipal de Alimentação Escolar - CMAE

-Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental - COMDURA

-Conselho Municipal de Educação - CME

-Conselho Municipal de Idoso – COMID

-Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMMA

-Conselho Municipal de Política Cultural - CMPCULT

-Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial - COMPIR

-Conselho Municipal de Saúde – CMS

-Conselho Municipal de Transporte de Passageiros e Mobilidade Urbana de Uruguaiana – COTRAMU

-Conselho Municipal de Turismo - CMTUR

-Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico - COMUDE

-Conselho Municipal do Desporto – CMD

-Conselho Municipal do Povo de Terreiro- CMPT

-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICAU

-Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIMU

-Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências – COMPEDE

Profissionais para “Farmácia no Bairro” são autorizados pela Câmara

Projeto de Lei que amplia o número de vagas para profissionais de farmácia na Secretaria de Saúde foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 6 de julho de 2021.

      As vagas passam de 9 (nove) para 11 (onze) o número de farmacêuticos; e, de 11 (onze) para 16 (dezesseis) o número de auxiliares de farmácia, para os contratos temporários das referidas funções.

     A proposição permitirá o pleno funcionamento do Programa “Farmácia no Bairro”, que objetiva de ampliar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à assistência farmacêutica.

       A ação foi indicada pelo Poder Legislativo, por sugestão do Vereador José Carlos Zaccaro, em janeiro de 2021. As farmácias descentralizadas serão implementadas junto às Unidades Básicas de Saúde das Estratégias de Saúde da Família, assim definidas: ESF 07 –Bairro União das Vilas, ESF 14 – Bairro Tabajara Brites e EFS 15 –Bairro Hípica.

       Para o preenchimento das vagas o município convocará candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado -PSS 89, realizado nos termos do Edital n.º ED 16/19.

Vereador Progressista assume vaga

           Na tarde desta terça-feira, dia 6 de julho de 2021, o vereador suplente imediato da Bancada Progressistas, Irani Coelho Fernandes, assumiu a vaga de titular na Câmara Municipal de Uruguaiana após o licenciamento do vereador Carlos Delgado. O atual secretário de Mobilidade Urbana e Transporte, tomou posse e proferiu o juramento, mas deve solicitar licença para permanecer no cargo do Poder Executivo.

         “Esse é um registro importante da oportunidade de voltar à Casa Legislativa. Entretanto é necessário seguir o trabalho em desenvolvimento na Secretaria que tem diversos desafios e etapas a serem vencidas. Ainda manifestou os votos de retorno breve do vereador Delgado e reestabelecimento da saúde de sua esposa”", afirmou Irani.

        O próximo suplente do partido é Fernando Antonio Deitos de Bermudez (Balaka).

         O ato da posse foi conduzida pelo presidente em exercício Marcelo Lemos, na presença dos vereadores Zulma Ancinello e Celso Duarte, Manoela Rosa Couto.

 

Câmara viabiliza mamógrafo e 1 milhão para Santa Casa

          Os vereadores aprovaram quatro projetos de lei na reunião deste dia 6 de julho de 2021 de autoria do Poder Executivo. Os Pls nº 74 e 75 autorizam a destinação de recursos para aquisição de um aparelho para realização de exame de mamografia (Mamógrafo) para atender as necessidades da prestação de serviços disponibilizados pelo Hospital, especialmente, a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

          São R$ 715.000,00, a título de subvenção social, para instituição com essa finalidade. O recurso é proveniente de recursos do Fundo Municipal de Saúde, alocados do Orçamento Participativo Municipal (R$ 400.000,00).

         As matérias foram esclarecidas às Comissões Técnicas da Câmara na segunda-feira, pelo vice-prefeito, no exercício de prefeito, José Fernando Tarragó. Na oportunidade foi noticiada a previsão do uso do aparelho na campanha do Outubro Rosa. Também tratados os déficits financeiros na área da saúde para o combate à pandemia

          Nesse sentido, durante a reunião foram incluídos na pauta, exarados pareceres, discutidos e votados dois projetos que viabilizam o repasse de R$ 1.000.000,00 ao Hospital. O valor destina-se exclusivamente para auxiliar nas despesas decorrentes da pandemia de COVID-19, inclusive aquelas referentes a pessoal. O PL 78/21 autoriza a abertura de crédito suplementar no orçamento e o PL79/21 autoriza o repasse a título subvenção social.

            O HSCCU deverá proceder prestação de contas ao Município no prazo de, no máximo, até 45 dias a contar da entrega e instalação do mamógrafo, e do repasse financeiro.

Presidente licencia-se temporariamente

A Câmara Municipal de Uruguaiana registra oficialmente o afastamento da presidência e do cargo eletivo, do vereador Carlos Delgado de David, conforme prevê a Lei Orgânica do Município. Assume a presidência da Casa Legislativa o vice-presidente, vereador Marcelo Lemos, desde o dia 7 de junho de 2021.

      "Não foi uma decisão fácil, mas a mais leal e justa que posso ter perante os meus eleitores, colegas, servidores e a população de Uruguaiana. Não consigo fazer as coisas pela metade e neste momento preciso me dedicar exclusivamente a minha família”, registrou Delgado em redes sociais que acompanha a esposa em tratamento contra Covid-19.

       Conforme prevê o Regimento Interno da Casa, deverá ser chamado o suplente imediato para compor a bancada do partido Progressistas.

            “Fica nosso sentimento de força e de energia positiva ao presidente Carlos Delgado. Não gostaria de estar como presidente nessa forma, espero que façamos um trabalho digno e esperamos que ele retorne o quanto antes com boas notícias”, afirmou Marcelo.

 

Câmara apoia reposição salarial dos trabalhadores da rede estadual de educação

Moção de Apoio ao pleito pela reposição das perdas salarias acumuladas pelos trabalhadores da rede Estadual de Educação será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

        Por proposição do vereador Egídio Carvalho, o documento aprovado dia 1º de julho de 2021 e assinado pelos demais vereadores, será encaminhado à Assembleia Legislativa do RS e ao Palácio Piratini, com cópia ao CPERGS.

          Moção com igual teor já foi aprovada por mais de 30 municípios gaúchos. De acordo com o apresentado, por mais de 60 meses os profissionais da educação receberam salários atrasados e parcelados e a não concessão da inflação fere a previsão constitucional de irredutibilidade salarial, pois negar este repasse possui o mesmo efeito prático da redução.

Atraso em pagamento de recursos a Lei Aldir Blanc é questionado

Informações sobre o atraso da distribuição de recursos do chamamento público para premiação de estímulo a projetos culturais e artísticas são solicitadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

          De autoria da vereadora Manoela Rosa Couto (PDT), o requerimento foi apresentado no dia 1º de julho de 2021 em plenário.

           O Edital nº006/21 selecionou iniciativas culturais para aplicar o saldo remanescente dos recursos da Lei Aldir Blanc, perfazendo um total de R$ 23.124,48. Conforme a parlamentar, o repasse do Governo Federal, provenientes do Fundo Nacional de Cultura, já ter sido feito e a ata com o resultado foi emitida dia 05 de janeiro. “Buscamos informações sobre a demora no repasse aos artistas que ainda não puderam retomar as atividades”, afirma Manoela.

Legislativo confirma guarda do Fogo Simbólico

            A Liga de Defesa Nacional (LDN) esteve na Câmara Municipal de Uruguaiana para confirmar a guarda do Fogo Simbólico da Pátria no Legislativo de 18 de agosto a 1º de setembro de 2021. O presidente da Liga, Vander Manoel Corrêa, foi recebido pelos vereadores, presidente em exercício, Marcelo Lemos, Celso Duarte e Márcia Fumagalli, e diretor legislativo, Osvaldo Medeiros.

            O ato será organizado com a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, marca o início das comemorações alusivas à Semana da Pátria

            O Fogo Simbólico representa a Pátria, como uma chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade, além de proporcionar oportunidade de reflexão sobre o amor à Pátria e acerca da importância do culto aos Símbolos Nacionais. O calor da chama transmite a mensagem da preservação do patriotismo, civismo e respeito, conforme o Exército Brasileiro.

 

 

Contratações para educação e Colégio Agrícola são analisadas

A Comissão de Justiça e Redação recebeu para apreciação nesta segunda-feira, dia 5 de julho de 2021, dois projetos de lei referentes a contratações em caráter temporário no município.

       O PL nº 72/21 trata da contratação de instrutores para o Colégio Agrícola. O Poder Executivo busca autorização para contratar cinco engenheiros agrônomos, quatro médicos veterinários, um zootecnista e um profissional de informática. A instituição conta com 130 alunos regularmente matriculados.

      O contrato dos atuais instrutores não tem possibilidade legal de prorrogação, para evitar a descontinuidade das atividades, impõem-se a realização de novo Processo Seletivo.

      No momento também tramita o PL nº 73/21 que dispõe sobre contratações de professores vinculadas à Secretaria Municipal de Educação. São 52 vagas de Professor de Educação Infantil; quatro vagas de Professor de Atendimento Educacional Especializado – AEE na Educação Infantil; cinco vagas de Professor Orientador Pedagógico na Educação Infantil; cinco vagas de Professor de Atendimento Educacional Especializado – AEE no Ensino Fundamental; cinco vagas de Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental; duas vagas de Professor de Técnicas Agrícolas; 20 vagas de Professor de Educação Física, para as Etapas III, IV, V e VI, da Educação Infantil; e 12 vagas de Professor de Língua Espanhola, para as Etapas IV, V e VI, da Educação Infantil.

       O Poder Executivo salienta que os contratos temporários serão utilizados como recurso enquanto o Município dá prosseguimento à realização do competente concurso público, em fase inicial a partir da contratação da Fundação La Salle.

         As vagas serão preenchidas mediante processo seletivo simplificado. As contratações se darão por regime jurídico-administrativo, pelo prazo de até seis meses, prorrogáveis por iguais períodos pelo prazo de, no máximo, 24 meses.

 

Ações do documento