Notícias
Informações sobre violência contra mulher são destaques no Dia Internacional
O material da Comissão divulga os dados de violência contra as mulheres, seus direitos e a rede de atendimento, resultado da investigação da situação da Rede de Enfrentamento à violência Contra as Mulheres-Rede Lilás e levantamento das atuais políticas de garantia de direitos das mulheres no Estado.
Entre as informações apresentadas na Cartilha, está o mapa da violência em 2015 que registra o Brasil como 5º lugar no mundo de violência contra mulher, sendo 13 mortas por dia, 33,2% das vítimas mortas pelo parceiro ou ex-parceiro e o aumento de 54,2% de feminicídios de mulheres negras de 2003 a 2013. No mesmo período, a taxa de feminicídio no Rio Grande do Sul cresceu 18,6%.
Consta também a Legislação que busca a proteção da mulher em situação de violência como o que prevê a Constituição Federal, Legislação Estadual, o Código Penal sobre o aborto, a Lei Maria da Penha e a Lei que prevê o feminicídio como crime hediondo.
Em Uruguaiana as mulheres podem buscar ajuda, orientação ou informações através dos seguintes mecanismos:
-Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) Telefone (55) 3411 9461
-Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Telefone (55) 9601 8938
-Telefone Lilás (Centro Estadual de Referência da Mulher) 0800 541 0803
-Centro de Atendimento à Mulher - 180

Ver. Ronnie, Ver. Adalberto e Ass. Jurídica, Cláudia Pires receberam
o material da Asse. Dep. Frederico, Régis Lima
Mulheres são homenageadas pela Câmara

Ver. Rafael, Vera Camargo e Ver. Adalberto
A importância da mulher na construção da sociedade e o seu destaque na política, cultura, economia e educação, essa a exemplo da homenageada, Vera Maria Rodrigues de Camargo, foi frisada pelo vereador Rafael Alves proponente. “Precisamos entendermos e reconhecermos a importância da mulher na nossa vida cotidiana e na vida comunitária”, falou Rafael. A distinção à professora foi sugerida pelo 21º Núcleo do CPERS/Sindicato.

Ver, Ronnie; Mariana Tellechea, Consejal Mónica, Ver. Adalberto
Da Comissão das Produtoras Rurais de Uruguaiana recebeu o troféu “Mulher Cidadã”, Mariana Franco Tellechea, por indicação do vereador Ronnie Mello. O destaque como primeira mulher a fazer parte do corpo de jurados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo foi ressaltado pelo parlamentar. “Nossas homenageadas são referência da união entre o amor e o trabalho, nesta data que simboliza a luta, vitória e conquistas alcançadas pela mulher na sociedade”, manifestou-se Ronnie.

Ver, Jussara, Teresinha, Vice-prefeita, Neraí e Ver Adalberto
A subprocuradora-geral da República, Maria Hilda Marsiaj Pinto, na ocasião representada pela sua mãe, Teresinha Bastos Marsiaj, recebeu a homenagem por proposição da vereadora Jussara Osório. Maria Hilda exerce atividade em Brasília na Câmara de Coordenação e Revisão, perante o Supremo Tribunal Federal e integra a força tarefa na investigação da operação Lava-Jato. “Nesta noite estamos felizes em, mais uma vez, entregar o troféu a mulheres que têm brilho próprio. Que esse reconhecimento nos incite a continuar a luta das mulheres em todas as frentes”, concluiu Jussara.
Em nome do parlamento municipal, o vereador Fernando Tarragó registrou a necessidade do “dia da mulher” ser comemorado todos os dias. “As reverenciamos por tudo aquilo que representam para cada um de nós”, encerrou.

Vera, Teresinha e Mariana
Uruguaianense membro da Academia de Letras é reconhecida pelo Parlamento
Chai Deferrari publica sua obra em seu blog pessoal: chaideferrari.blogspot.com.br, é formada em Hotelaria e pós-graduada em MBA Gestão Empresarial. De acordo com sua descrição, inspira-se no cotidiano, em conversas aleatórias e lugares ou ainda com algo que possa sentir, vendo e ouvindo para suas criações.
Vereadores recebem general de brigada
Sessão solene prestará homenagem às mulheres
Na oportunidade, será reconhecida a atuação na sociedade de Vera Maria Rodrigues de Camargo, do 21º Núcleo do CPERS/Sindicato por indicação do vereador Rafael Alves (SDD); de Mariana Franco Tellechea da Comissão das Produtoras Rurais de Uruguaiana por sugestão do vereador Ronnie Mello (PP) e de Maria Hilda Marsiaj Pinto da Procuradoria da República por proposta da vereadora Jussara Osório (PSDB).
100 anos de agências bancárias no RS são registrados na Câmara
Em Uruguaiana, a agência foi implantada há 95 anos. Durante a manifestação, Terlan destacou entre as ações do BB o apoio às micro e pequenas empresas, a colaboração no desenvolvimento do agronegócio, as condições para financiamentos e a empresa como única que tem linha de crédito especial para pessoas com deficiência. “É importante termos a possibilidade de dividir com os legítimos representantes da sociedade a nossa estima e ações ao longo de cem anos”, registrou o gerente sobre a participação na reunião.
Legislativo empenha-se pela garantia do “Passe Livre”
Na ocasião, o vereador Irani contextualizou o impasse e explicou a concessão de liminar que autorizou a suspensão do direito garantido em Lei Municipal aos beneficiários do “Passe Livre”. “Não houve sensibilidade do Poder Executivo para a discutir adequações na lei e evitar o prejuízo a todos”, afirmou o vereador Irani. Os parlamentares acompanham o assunto e as buscaram solução para assegurar o transporte gratuito às pessoas com deficiência e idosos.
Comissão avaliará denúncia sobre Guarda Municipal
Entre as situações indicadas como irregulares pelo acusador está inadequação da Legislação quanto ao Plano de Carreira Única e Plano de Cargos e Salários, conforme prevê Lei Federal. Também apresentou preocupação com as atribuições conferidas aos servidores da Ronda Ostensiva Municipal Urbana e com o Equipamento de Proteção Individual. A Comissão averiguará os dispositivos apresentados sobre o cumprimento da legislação.
Trabalho por “Casa Comum” é destaque em primeira sessão ordinária
Rua do João Paulo poderá ser chamada de Luiz Alberto Maia de Medeiros
Parlamento questiona atenção do governo sobre casos de mormo
Atualização sobre beneficiários isentos do IPTU é indicada
“Temos vários uruguaianenses, por exemplo casais de idosos, que recebem dois salários-mínimos, perfazendo um total de R$ 1.760,00 na renda conjunta, ficando assim fora do requisito para isenção”, elucidou Irani sobre a necessidade de alteração do montante de URMs neste dispositivo da Lei. “Percebemos que as pessoas que antes se beneficiavam com a isenção perderam o direito devido à distorção no valor, tendo que voltar a pagar novamente o IPTU e comprometendo sua capacidade de comprar alimentos e remédios”, conclui o parlamentar.
Agergs faz Consulta Pública sobre serviço de água e esgoto
A Consulta Popular permite que cidadãos opinem e apontem mudanças nas normas regulatórias estabelecidas. Os vereadores acompanham o processo e anexaram as indicações originadas dos estudos da Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada ano passado, com sugestões de redução de tarifas e formatação da fiscalização.
Lideranças políticas recebem deputada estadual
Na oportunidade foram tratadas questões locais e ações da deputada no Estado. Ainda foi debatida a ascensão social e política das mulheres, registrando o ano histórico de 2016 na Assembleia Legislativa que tem a primeira mulher no cargo de presidente em 180 anos.
Promotores da Paz são reconhecidos no Parlamento
Os diplomas de “Mensageiro da Paz” foram conferidos a Leonardo Tomazzini Liscano e Vander Manoel Freitas Corrêa por indicações dos vereadores de Uruguaiana. Na oportunidade foi reconhecido o trabalho pela paz desempenhado por Alceu Paz Lopes e in memorian por Sônia Terezinha Fernandes.
Ainda estiveram no evento a presidente da Comissão, Joice Rezes e integrantes do MTG; prenda da Paz, Etiele Jardim; vice-prefeita, Nerai Kaufmann; representante da 2ª BCMec-Brigada Charrua, Major Daniel Simões Santos; Delegado Fluvial, Cap. de Corveta, Gutemberg de Freitas e Bispo da Diocese Uruguaiana, Aluísio Dili.

Ver. Ronnie, Liscano e Ver. Adalberto Silva

Vander Corrêa e Presidente, Ver. Adalberto

Eliane Rezes, subcoord. da 4ª Região do MTG entregou homenagem

Entrega da homenagem a Alceu Lopes