Programas Executados pela Escola

Button_Equipe    Button_Legislacao    Button_Eventos     Button_Agenda    Button_Programas    Button_Capacitação    Button_Homero    Button_Divulgação    Button_Fale

 

A Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó executa, periodicamente, os seguintes programas e atividades:

Capacitação de Estagiários:

O Programa Capacitação de Estagiários tem o objetivo de oferecer cursos, palestras e atividades que promovam a capacitação dos estagiários que atuam no Poder Legislativo. As palestras envolvem conhecimento sobre o funcionamento dos departamentos da Casa e temas que possam contribuir com a vida escolar e/ou pessoal de nossos estagiários.

Programa de Capacitação

Visite a Câmara

A Câmara Municipal de Uruguaiana possui uma estrutura para acompanhar visitas de alunos das escolas da rede pública e privada, bem como de grupos de terceira idade e entidades.

O Programa Visite a Câmara tem o objetivo de promover uma integração com os estudantes e com a comunidade, explicando o papel da Câmara no desenvolvimento da cidade, proporcionando um aprendizado prático sobre as funções e deveres do Poder Legislativo na sociedade. É uma oportunidade de aprender, na prática, como as leis municipais são criadas.

As visitas são realizadas mediante agendamento prévio junto a Escola do Legislativo, por meio do telefone (55) 3412-5977 - Ramal: 236, ou pelo e-mail: escola@uruguaiana.rs.leg.br

Legislativo atuante, democracia fortalecida!

Rodas de Conversas: Histórias Políticas de Uruguaiana

O Programa Rodas de Conversas surgiu em 2021, durante a pandemia da Covid-19.

A Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó tem, entre outras, a finalidade de conceber, executar e acompanhar projetos voltados para a formação de cidadania, para o desenvolvimento do senso crítico e político e para a divulgação, entre os cidadãos uruguaianenses, do papel da Câmara Municipal e do vereador, promovendo debates que objetivem a conscientização para a cidadania política.

Nesse contexto, os Poderes Legislativo e Executivo buscam levar conhecimento sobre a política de nosso município, resgatando fatos e curiosidades, narrados por personagens que fizeram e fazem parte desta história.

Uruguaiana tem grande influência na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Os fatos, os empreendimentos, as atuações, os homens que ganharam repercussão e expandiram o seu raio de ação, buscaram sempre conquistar espaço nesta cidade. Sem dúvida alguma, constitui um polo com destaque em todas as áreas e, em especial, na política.

A partir do momento que a comunidade passa a conhecer melhor sua história e tem a possibilidade de visualizar seus pontos marcantes e fatos políticos, passa a valorizar mais seus representantes e, ainda, aprende histórias que poderão repassar aos que vierem depois.

Um povo sem memória é um povo sem história.
E um povo sem história está fadado a cometer,
no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”

Emília Viotti da Costa
Historiadora e Professora

Rodas de Conversas    Rodas_Conversas

registrado em: ,