Dr. Homero Tarragó

Homero Tarragó

Button_Equipe    Button_Legislacao    Button_Eventos     Button_Agenda    Button_Programas    Button_Capacitação    Button_Homero    Button_Divulgação    Button_Fale


Homero_tarrago


O Dr. Homero Tarragó foi o 10º filho do casal espanhol Fernando Tarragó e dona Francisca Carmanin Tarragó. Nasceu na cidade de Itaqui/RS a 26 de dezembro de 1904 e iniciou seus primeiros estudos em sua terra natal, complementado após em Uruguaiana. Fez curso ginasial em Porto Alegre. Matriculou-se na Faculdade de Medicina da UFRGS tendo colado grau a 24 de outubro de 1931. Especializou-se em cirurgia geral. Desempenhou as funções de médico da municipalidade de José Bonifácio em 1932 e de 1936 a 1938, atuando, após, no Instituto dos Bancários de Caxias do Sul para onde transferiu-se.

Exerceu as atividades profissionais na cidade de Guaporé/RS e Flores da Cunha. Casou-se com dona Nayr Lunardi Tarragó. Chegou a Uruguaiana em 1946 e foi juntar-se ao médico cirúrgico Manoel José Riel D'Arriaga, mantenedor da Casa de Saúde e Maternidade Santo Antônio, comprando e executando obras de ampliação do prédio atual. Foi um dos baluartes dessa casa de saúde clinicando ali por muitos anos, sendo também um de seus diretores.

Ao ingressar na política é eleito vereador pelo PTB, na legislatura de 1952 a 1955, e pelo mesmo partido se reelege para 1956 a 1959. Novamente, pelo PTB, é reeleito vereador para o ano de 1960/63. Foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores de 1952/1953 e depois de 1956 a 1959. Foi o vereador que mais tempo exerceu a Presidência desta Casa, por seis anos.

Em 1964 eclode a Revolução Militar e o dr. Homero Tarragó, na condição de vice-prefeito, assume a o governo municipal até 1968, visto que o titular Izabelino Buldain Abad fora deposto por essa revolução. Na sua gestão, com a dignidade de sua pessoa, não fora incomodado e nem perseguido pelos militares, embora fosse de um partido espreitado pela Revolução.

Empenha-se no prosseguimento do ensino municipal criando os grupos escolares Escola Rui Barbosa, Escola Coronel Gabriel Rodrigues Portugal na Charqueada Oeste.

Incrementou o Frigorífico da Fronteira Oeste de Carnes e Produtos Derivados, no Imbaá, Charqueada Oeste. Remodelou a iluminação em alguns logradouros públicos, além de cuidar do asfaltamento de ruas e arrumação de estradas municipais. Na Praça Barão do Rio Branco instalou a Fonte Luminosa que espargia luzes coloridas, através de holofotes, dando um aspecto espetacular aos jatos de água, embelezando aquele local.

Dr. Homero Tarragó foi um prefeito humanista e de uma bondade ímpar para com seus funcionários, tanto que convidava todos, sem exceção, para a festa de aniversário em sua própria residência, na rua Domingos de Almeida. Sua esposa Dona Nayr, com simpatia e desvelo, servia os convidados. Toda a administração do mais alto escalão ao mais inferior formava a grande família municipária, que em data de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, reunia-se juntamente com os vereadores e funcionários da Câmara, e comemoravam a data num grande churrasco.

Em 1981, em sessão solene na Câmara Municipal de Uruguaiana, é saudado pelo edil Dr. Roberval Beheregaray Azevedo, numa homenagem aos seus 50 anos de dedicação à Medicina, da qual fez um verdadeiro sacerdócio, recebendo, na ocasião, a Medalha de Ouro Municipal. Sua descendência consta Dr. José Fernando Lunardi Tarragó, Homero Tarragó Filho, Ana Maria Tarragó e Maria Tereza Tarragó.

O Dr. Homero Tarragó faleceu em 04/06/1981 e está sepultado no cemitério desta cidade.

Fonte: Daniel Fanti – Pesquisador
(www.portaluruguaiana.com.br/perolasdopassado/perolas/2005/imgostarragoumagrandefamilia/ostarrago_p4.php)

registrado em: