SINDIMERCOSUL explana sobre atividades na Câmara

10 de junho de 2014

A atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Carga Seca (Sindimercosul) foi relatada na Câmara Municipal por indicação da vereadora Josefina Soares. O presidente, Jorge Frizzo, falou no espaço da tribuna livre sobre as dificuldades de segurança no Porto Seco, as alterações acatadas na lei que trata sobre a profissão de motoristas e sobre a doação de ambulância da Prefeitura para o Sindicato.

Na ocasião, a falta de iluminação e o estado da vegetação nos acessos ao Porto Seco foram relacionados aos frequentes furtos ocorridos às cargas. “Em encontro no Chile com demais transportadores foi manifestada a desistência de alguns empresários na entrada do Brasil por Uruguaiana em razão dos prejuízos com furtos”, declarou Frizzo. A situação motivou providências do próprio Sindicato.

A aprovação no Senado da flexibilização da jornada de trabalho dos motoristas profissionais regulamentados na Lei 12. 619/2012 também foi assunto na tribuna. Foi esclarecido que o tempo permitido de direção contínua foi aumentado, ficando estabelecido que a cada seis horas no volante, o motorista deverá descansar 30 minutos, mas esse tempo poderá ser fracionado, assim como o de direção, desde que o tempo dirigindo seja limitado ao máximo de 5,5 horas contínuas.

O presidente do Sindicato destacou a doação do município de ambulância para atuação no bairro. A iniciativa ampliou a possibilidade do atendimento à saúde aos associados e a outros moradores das proximidades não associados.