População em situação de Rua em pauta dia 19

No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto, a Câmara Municipal de Uruguaiana promoverá audiência pública para debater e dar visibilidade ao tema.

O evento acontecerá às 19h, no plenário do Poder Legislativo, por proposição do vereador Irani Fernandes e realização da Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor.

“A situação de vida nas ruas da cidade é alarmante. É fácil lavar as mãos dizendo que é direito de ir e vir, sem mobilização efetiva para resolução dos problemas”, contextualizou Irani.

Segundo o parlamentar, o poder público toma providências, entretanto, essas pessoas se negam a sair das ruas e recusam o acolhimento. E por outro lado a sociedade de forma humanitária espera uma ação definitiva das autoridades que se sentem impedidas de retirá-las das ruas por força da legislação vigente.

Em Uruguaiana, a Lei nº 5.004/18, de proposição do vereador Vilson Brites, institui no calendário oficial a Semana Municipal de Conscientização e Apoio à População de Moradores de Rua. A norma estabelece ao município promover debates em todos os órgãos Municipais e realizar Campanhas de Informação e Educação aos Cidadãos, com o objetivo de conscientizar sobre a realidade dos moradores de rua e discriminação que assola os moradores de rua, bem como a necessidade de apoio de toda a sociedade.