Notícias

Serviço de água e esgotamento sanitário é tratado na Câmara

      O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Irani Fernandes (PP), recebeu nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o diretor da empresa concessionária do serviço de água e esgoto BRK Ambiental, Helder Dantas. A visita cortesia foi aproveitada para discussão de vários temas em relação ao serviço.

      Entre as demandas expostas esteve a qualidade da água e a fiscalização do contrato. O presidente do Legislativo solicitou atenção redobrada da empresa ao movimento de viaturas no acesso para estação de tratamento de esgoto, no chamado brete da “coca-cola”, a fim de diminuir o risco aos moradores. A prestação de contas periódica da empresa na Câmara Municipal também foi requerida, possibilitando à comunidade a exposição dos investimentos, metas e atividades.

       Tratou-se ainda da realização de audiência pública da agência reguladora do serviço de água e esgotamento, AGERGS, que será realizada no dia 7 de fevereiro, às 18h30min. Na pauta estará a minuta de resolução normativa sobre a cobrança pela disponibilidade do sistema de esgotamento sanitário no Município de Uruguaiana. 

Legislativo é recebido no 22º GAC

       Nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes (PP), realizou visita cortesia ao 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. Na ocasião a autoridade foi recebida pelo Comandante do Grupo Uruguaiana, Tenente Coronel Eduardo Gonçalves de Araújo.

Prédio histórico da Câmara passa por revitalização após 10 anos

          O Palácio Borges de Medeiros, atual prédio da Câmara Municipal, construído em 1927, está em reforma após 10 anos sem reparos. O prédio é tombado como patrimônio histórico do município, assim é objeto de proteção legal do poder público e exige cuidados especiais quanto à preservação de suas características.

        A obra inclui pintura da recepção, fachada e laterais, recuperação e pintura dos muros, bem como pintura da parte interna do Plenário. O contrato prevê também o fornecimento de materiais, a mão de obra, os equipamentos e todo necessário para a execução dos serviços.

         Através de Processo Licitatório realizado em 2017 pela gestão do vereador Fernando Tarragó serão investidos R$ 59.760,59. Os detalhes da licitação estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência no site da Câmara Municipal. 

     CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROCESSO LICITATÓRIO.

       “A preocupação é dar segurança e condições adequadas aos servidores e cidadãos que frequentam a Casa Legislativa, com a atenção especial que requer a preservação do patrimônio histórico. Temos obrigação de manter esse prédio que faz parte da história de Uruguaiana”, considera o presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes.


 

Antes / Depois

 

Antes /Depois

  

 

Câmara aprova projetos de Lei e matérias nesta sexta-feira

        Em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro, foram aprovados quatro projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. Na oportunidade foi retirado da pauta pelo líder de Governo, vereador Carlos Delgado, o PL nº 2 que autorizaria o município a proceder doação de imóvel ao Governo do Estado.

        A concessão de direito real de uso de área à Mitra Diocesana de Uruguaiana prevista no PL 01/18 foi autorizada. A finalidade é a construção de salão paroquial, através da Paróquia São Miguel Arcanjo, para realização de ações sociais. O terreno está localizado nos Loteamentos João Paulo e Salvador Faraco, com área total de 1.026,43m².

        Obteve aprovação o PL 03/18 revogando a Lei nº 1.364 que autoriza o município a alienar os imóveis do loteamento conhecido como “Chácara do Sol”. A matéria permite às pessoas do local a regulamentação junto à Prefeitura e prestadora de serviços de infraestrutura básica. O presidente da Câmara, vereador Irani Fernandes (PP), expôs que a demanda é pleiteada há anos pelo Parlamento, com registro de indicação de sua autoria em mandato anterior.

        As contratações de três Assistentes Sociais e seis Cadastradores dispostas no PL 04/18 poderão ser efetivadas. Para atendimento de necessidades temporárias de excepcional interesse público, por tempo determinado, e para qualificação do Cadastro Único do Programa Bolsa Família, as contratações serão vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.

         Também houve aprovação do PL 05/18 que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os municípios do Rio Grande do Sul, com a finalidade de constituir consórcio público denominado Consórcio FAMURS.

          Durante a manhã ainda foi realizada reunião da Comissão Representativa. No momento foram apreciados requerimentos, indicações, moções, convites e correspondência. Entre eles foi aprovado requerimento do Poder Executivo solicitando licença para que o Prefeito possa afastar-se do Estado no período de 26 de janeiro a 7 de fevereiro.

Providências para iluminação e sinalização de trânsito são solicitadas

Indicações apontando problemas em determinadas localidades quanto à iluminação e à sinalização de trânsito serão encaminhadas ao Poder Executivo.

          Os documentos de autoria do vereador Carmelo Madeira (PSDB) pedem providências.

         Na ocasião foi indicada falta de iluminação adequada para os moradores das ruas Cabo Luiz Quevedo, em frente o nº 3935; Aleixo Worloud em frente nº 3886; Emílio Tauceda em frente nº 3706 e nº 3902; Telmo Bastos travessa nºs 3661, 3678, 3774 e travessa Casar Passarinho, nº 3997.

           Relacionada à melhoria na sinalização de trânsito, o vereador busca colocação de placas no Núcleo Habitacional Salvador Farraco e na rua Borges da Costa, com Salgado Filho.

Informações sobre honorários privados de procuradores municipais são requeridas

Os valores obtidos a título de honorários nas ações patrocinadas pelos Procuradores do Município serão questionados pela Câmara Municipal.

         O assunto é tratado em requerimento de autoria do vereador Eric Lins (DEM) aprovado na reunião representativa desta sexta-feira, dia 19 de janeiro.

            De acordo com o parlamentar, desde 2016, com o advento do novo Código de Processo Civil, ficou claro que os honorários, pagos pela parte vencida em processos judiciais, são verbas privadas. Portanto, é necessário identificar onde foram retidos esses valores para que o município não utilize os recursos que não lhe pertencem, evitando aumento da dívida de Uruguaiana.  

Tombamento histórico de prédio na Antiga Viação Férrea é indicado

A Câmara Municipal de Uruguaiana indicará ao Poder Executivo que determine o tombamento histórico do prédio localizado no meio da quadra da Antiga Viação Férrea.

          A solicitação do vereador Rafael Alves (PMDB) considera a importância histórica do local e a possibilidade de aproveitamento para ações de preservação à cultura.

         O prédio citado servia de residências dos Diretores da Empresa Inglesa que construíram a linha Férrea de Itaqui a Barra do Quaraí. Datado de 1908, o espaço ainda guarda em seu interior a beleza da arquitetura sóbria com bastante solidez, mosaicos antigos, escadaria em madeira torneada com vários compartimentos próprios para dormitórios e armários embutidos.

         “São 110 anos de história. Esse local comporta perfeitamente um museu, por exemplo”, considerou Rafael sobre a proposta de tombamento histórico.

 

Definidas Comissões Permanentes para 2018

A formação das cinco Comissões Permanentes da Câmara Municipal foi oficializada nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro.

               Esses grupos de estudo de vereadores atuarão em 2018 conforme os diversos assuntos de competência específicas. O papel das Comissões é analisar projetos e matérias em tramitação na Câmara Municipal, emitindo pareceres e opinando sobre as questões referente a cada pasta. As Comissões reúnem-se semanalmente no período de trabalhos ordinários ou, a qualquer momento, mediante convocação. Conforme o Regimento Interno, não integram as Comissões o Presidente e o secretário.

         As Comissões 2018 estão compostas da seguinte forma:

I – CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO:

Presidente: Carlos Delgado de David (PP),

Vice-Presidente: Vagner Domingues Garcia – Mano Gás (PSDB)

Eric Lins (DEM),

Rafael Alves (PMDB),

Zulma Ancinello (PRB).

 

II – FINANÇAS E ORÇAMENTO:

Presidente: Zulma Ancinello (PRB),

Vice-presidente: Fernando Tarragó (PSB),

Carlos Delgado de David (PP),

Carmelo Borges Madeira (PSDB),

Vilson Brites Borges (PMDB).

 

III – SERVIÇOS MUNICIPAIS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MERCOSUL:

Presidente: Suzana Cardoso Alves (PRB),

Vice-presidente: Vilson Brites Borges (PMDB),

Carlos Delgado de David(PP),

Carmelo Borges Madeira (PSDB),

Fernando Tarragó (PSB).

 

IV – DIREITOS HUMANOS, ACESSIBILIDADE E DEFESA DO CONSUMIDOR:

Carlos Delgado de David (PP), Eric Lins (DEM), Vagner Domingues Garcia – Mano Gás (PSDB), Rafael Alves (PMDB), Suzana Cardoso Alves (PRB).

 

V – ÉTICA PARLAMENTAR: Carlos Delgado de David (PP), Eric Lins (DEM), Vagner Domingues Garcia – Mano Gás (PSDB), Vilson Brites Borges (PMDB), Suzana Cardoso Alves (PRB).


Filas de banco e BRK são tratados pela Câmara e Procon

       Nesta quarta-feira, dia 17 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes (PP) recebeu o Diretor Executivo do Procon em Uruguaiana, André Rispoli. No momento foi apontado pelo chefe do Legislativo a demanda da sociedade por melhorias no atendimento em agências bancárias e no serviço de empresa concessionária de água e esgoto.

        “Nesses dois setores há problemas crônicos. Buscamos o PROCON para dar à sociedade retorno sobre suas reclamações e pleitear com o órgão responsável ações efetivas”, considerou Irani. A demora do atendimento, a falta de acessibilidade e a implantação de biombos para proteção foram salientados em relação aos bancos. Sobre o abastecimento de água teve destaque a identificação de usuários por água com odor e mau gosto.


       Os assuntos foram levantados na primeira reunião para organização do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizada na quinta-feira, dia 18, com a participação do presidente do Legislativo. O COMDECON foi instituído através de Lei Municipal aprovada em dezembro pela Câmara Municipal. De acordo com o diretor do PROCON, o órgão certificará o trabalho desenvolvido, respaldando legal e administrativamente o amparo ao consumidor.

          “Queremos o consumidor consciente de direitos e deveres, firmemente representado pelo Procon e pelo Parlamento”, considerou o vereador Irani sobre a necessária divulgação dos atos. O PROCON está sediado na Rua Duque de Caxias, 1700, anexo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Legislativo terá duas reuniões na sexta-feira

      Nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro, os vereadores estarão reunidos em dois momentos para deliberar sobre matérias dos Poderes Legislativo e Executivo.

       Às 9h30min, acontece reunião da Comissão Representativa, que aprecia durante o recesso parlamentar somente os requerimentos, indicações e moções. A Comissão está composta pelo Presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes (PP); Secretária, Josefina Soares (PP); líder do PP, Carlos Delgado; líder do PSDB, Mano Gás; líder do DEM, Eric Lins; líder do PSD, Fernando Tarragó; líder do PMDB, Vilson Brites e líder do PRB, Suzana Alves.

       Às 10h30min está agendado o início da 1ª Reunião Extraordinária de 2018. Na oportunidade serão discutidos cinco Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo. São eles:

 I. Projeto de Lei Ordinária 01/2018 - AUTORIZA O MUNICÍPIO A PROCEDER À CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO DE ÁREA À MITRA DIOCESANA DE URUGUAIANA, CONFORME MENCIONA

II. Projeto de Lei Ordinária 02/2018 - AUTORIZA O MUNICÍPIO A PROCEDER À DOAÇÃO DE IMÓVEL AO GOVERNO DO ESTADO, CONFORME MENCIONA.

III. Projeto de Lei Ordinária 03/2018 - REVOGA A LEI MUNICIPAL Nº 1.364/1976 (Autoriza o Executivo Municipal a Alienar os imóveis que menciona).

IV. Projeto de Lei Ordinária 04/2018 - DISPÕE SOBRE CONTRATAÇÕES, POR TEMPO DETERMINADO, PARA ATENDER NECESSIDADES TEMPORÁRIAS DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA, VINCULADAS À SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO.

V. Projeto de Lei Ordinária 05/2018 - RATIFICA O PROTOCOLO DE INTENÇÕES FIRMADO ENTRE OS MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL, COM A FINALIDADE DE CONSTITUIR CONSÓRCIO PÚBLICO DENOMINADO CONSÓRCIO FAMURS.

Saiba mais sobre a pauta da reunião extraordinária de amanhã

         Os vereadores estarão reunidos na sexta-feira, dia 19 de janeiro, às 10h30min, para deliberar sobre cinco projetos de Lei do Poder Executivo. 

      Na pauta da reunião está o PL 01/18 que busca autorização para o município proceder concessão de direito real de uso de área à Mitra Diocesana de Uruguaiana. O terreno está localizado nos Loteamentos João Paulo e Salvador Faraco, com área total de 1.026,43m2. Conforme o Projeto, a Mitra, através da Paróquia São Miguel Arcanjo, construirá de um salão paroquial destinado a expandir as ações sociais como pastoral de criança; cursos de formação, assistência social, encontros de terceira idade e outros.

     Também o Projeto nº 02/18 buscando autorização para o município proceder doação de imóvel ao Governo do Estado. O ato previsto é através da Secretaria da Educação que permitirá a regularização da área utilizada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto José Pinto Bermúdez, incorporando-se, formalmente, à área doada pelo município ao Governo do Estado, com 2.444,00m2.

     O PL 03/18 refere-se à revogação da Lei nº 1.364 que autoriza o município a alienar os imóveis mencionados. A norma considera o loteamento conhecido como “Chácara do Sol”. O Projeto destaca a necessária normatização da área de acordo com a Lei Complementar n.º 3/14.

     Ainda será analisado o Projeto 04/18 que dispõe sobre contratações, por tempo determinado, para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público, vinculadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação. O Projeto trata da contratação de três Assistentes Sociais e seis Cadastradores para qualificação do Cadastro Único do Programa Bolsa Família.

       Assim como o PL 05/18 que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os municípios do Rio Grande do Sul, com a finalidade de constituir consórcio público denominado Consórcio FAMURS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 dv  

Câmara devolve mais de 1,5 milhão à Prefeitura

         Proveniente de economia realizada pela gestão 2017 da Câmara Municipal de Uruguaiana, presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD), foi realizada a devolução parcial de sobras financeiras no valor de R$ 1.500.00,00 à Prefeitura. O valor e a transferência foram formalizadas nesta terça-feira, dia 16 de janeiro, pelo atual presidente do Legislativo, vereador Irani Fernandes (PP), através de entrega de ofício ao Prefeito, Ronnie Mello.

         Estiveram no ato os chefes do Legislativo e Executivo; Vice-prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús e Secretário Municipal da Fazenda, Valdir Venes da Rosa.

         Na ocasião, foi ressaltado que no último dia 22 de dezembro já havia sido adiantada devolução de R$ 220.000,00, totalizando o valor de R$ 1.720.000,00 referentes a 2017. Ainda foi informado que o restante das sobras financeiras serão retidas e contabilizadas pelo Legislativo como adiantamento de repasses devidos para o exercício de 2018. 

Comissão Representativa estará reunida sexta-feira

           No dia 19 de janeiro, sexta-feira, às 9h30min, acontecerá a primeira reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Uruguaiana. O órgão reúne-se durante o recesso para deliberar sobre matérias da Câmara como requerimentos, indicações e moções. No momento também serão anunciados convites e correspondências recebidas, sem discussão sobre leis, decretos e resoluções.

             A Comissão é composta pelo Presidente do Legislativo, pela 1ª Secretária e por todos os líderes de bancada ou pelos representantes por eles indicados. Através de resolução foram estabelecidos os integrantes da Comissão para 2018. São eles presidente, vereador Irani Fernandes (PP); Secretária, Josefina Soares (PP); líder do PP, Carlos Delgado; líder do PSDB, Mano Gás; líder do DEM, Eric Lins; líder do PSD, Fernando Tarragó; líder do PMDB, Vilson Brites e líder do PRB, Suzana Alves. 

Presidente recebe Presidente da Comissão do Mercosul

             O presidente da Câmara Municipal, vereador Irani Fernandes (PP) esteve em reunião na última sexta-feira, dia 12 de janeiro, com o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.

             No encontro foram apresentadas pelo chefe do Legislativo as demandas do município e de entidades da área da segurança e da saúde. Entre elas esteve exposta a necessidade de implementação do posto do Instituto Geral de Perícia no município. Também foram tratadas parcerias entre os parlamentos municipal e estadual.  

Centro de Equoterapia é recebido na presidência

       O presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Irani Fernandes (PP), recebeu nesta sexta-feira, dia 12 de janeiro, as representantes da diretoria do Centro de Equoterapia General Fidelis, Elenice Silveira e Nelva Alice Medeiros Biasi.

        Entre o tratado estiveram as deliberações da entidade e os projetos de melhorias para suporte aos pacientes. Na ocasião, foram apresentadas como metas a construção de espaço de secretaria para atendimento e a implantação de curso básico de equoterapia no município.

       “A garantia de transporte dos pacientes e a possibilidade de realização de convênio com a Prefeitura para manutenção do serviço são demandas que receberão apoio direto da Câmara Municipal para serem efetivadas”, afirmou o vereador Irani Fernandes.

        O objetivo do Centro de Equoterapia é reeducar, reabilitar e tratar pessoas com deficiência utilizando o Cavalo como instrumento terapêutico e buscando melhor qualidade de vida para praticantes e familiares.

Ações do documento