Más condições do transporte público volta às discussões da Câmara

O prolongamento dos problemas do transporte público de Uruguaiana foi novamente pauta na Câmara Municipal. Na sessão ordinária desta terça-feira, dia 30 se setembro de 2014, foram aprovados dois requerimentos do vereador Rafael Alves (SDD), solicitando providências ao Poder Executivo e ao Ministério Público Estadual sobre as más condições do serviço.

Será questionada a relação dos autos de infração com os correspondentes dias e locais das vistorias realizadas nos ônibus que fazem o transporte no município de janeiro de 2013 a agosto de 2014, também solicitado que o município assuma ou conceda a prestação do serviço através de licitação.

Na reunião, foi relembrada a manifestação dos estudantes universitários realizada em agosto do ano passado na Câmara por melhorias no transporte. “Mais um ano passou e nada mudou, continuamos diariamente recebendo denúncias do sucateamento da frota de ônibus em circulação, colocando em risco a vida de centenas de pessoas”, declarou o vereador.

Há 23 anos, as empresas assumem o serviço sem o devido processo legal regulamentado na Constituição Federal, que estabelece a realização de licitação para a prestação de serviços públicos. De acordo com o vereador, não há impedimento na Justiça para que o Executivo faça a licitação, e completou que atualmente as empresas não têm vínculo legal estabelecido através de processo licitatório com a Prefeitura, entretanto seguem atuando precariamente.