Fibromialgia será tratada em semana de conscientização

Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia em Uruguaiana foi aprovado na Câmara Municipal no dia 26 de setembro de 2019.

A matéria de autoria do vereador Irani Fernandes (P) estabelece o período de realização anual da data na semana que inclua o dia 12 de maio.

A finalidade é envolver a sociedade em encontros, reuniões e palestras relacionadas à fibromialgia e estimular a conscientização do maior número de munícipes sobre sintomas, dificuldades e tratamento dessa doença crônica que causa imensos transtornos aos seus pacientes.

“As dores são generalizadas e o diagnóstico difícil. É preciso alertar sobre suas implicações que significam uma queda significativa na qualidade de vida, impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo”, esclareceu Irani.

Durante a manifestação do proponente sobre o PL foi salientada necessidade de programa ou política pública em Uruguaiana voltados ao atendimento preferencial e atenção em saúde às pessoas com fibromialgia.