Entregue Castramóvel para trabalho em Uruguaiana

O Castramóvel foi entregue simbolicamente à comunidade de Uruguaiana em ato realizado dia 1º de julho de 2020. A Câmara Municipal presenciou a celebração, representada pelo presidente vereador Irani Fernandes. O Prefeito, Ronnie Mello, e a secretária de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), Sheila Ripoll, manifestaram-se sobre a conquista.

O laboratório móvel terá a finalidade de solucionar a proliferação e o descontrole populacional de cães e gatos em situação de rua por via de castração para posterior processo de adoção responsável. As atividades devem iniciar no próximo dia 6, com cerca de 150 animais para o processo gratuito de castração. O veículo foi adquirido com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$ 142.000,00.

A Câmara Municipal de Uruguaiana, também preocupada com o problema de saúde pública gerado por zoonoses, alterou este ano o seu Regimento Interno acrescentando “Bem-estar animal” à Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor.

Informações da Prefeitura:

Como serão feitas as castrações?

As castrações serão feitas por uma profissional da medicina veterinária, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, em parceria com os residentes do curso de Medicina Veterinária da UNIPAMPA.

Sistema de inscrição?

Nos bairros pertencentes às seis Estratégias de Saúde da Família (ESF) onde as famílias já foram cadastradas. Estes bairros serão os primeiros atendidos, e logo após serão retomados os credenciamentos nas demais ESFs do município.

Quantos profissionais estarão atuando?

À frente do consultório sob rodas estarão uma médica veterinária, uma estudante de medicina veterinária e um residente, além de seis profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), além de voluntários de Grupos de Proteção dos Animais.