Crise hídrica na pauta

A estiagem e a crise hídrica em Uruguaiana serão tratadas em audiência pública nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2022, às 18h30min, na Biblioteca Pública. A Câmara Municipal de Uruguaiana promove o evento por proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT).

Nas pauta serão debatidas formas de diminuir os efeitos da escassez de chuvas que resultam nos baixos níveis de água nos reservatórios. “É de suma importância a conscientização da sociedade de que a contenção do desperdício de água e o estímulo ao seu uso racional podem evitar que sejam tomadas medidas extremas, tal como o racionamento e falta de água”, justifica Marcelo.

Decreto da Prefeitura do dia 6 de janeiro, declara a situação de emergência considerando a baixa do Rio Uruguai que tem como possíveis consequências a falta de abastecimento de água na cidade e as perdas significativas na produção agropecuária, prejuízos à economia local bem como problemas relacionados a irrigação das plantações. Outro ponto levado em consideração diz respeito as queimadas constantes em virtude da seca.