Contas da Santa Casa, gestão da UPA e UTI Covid-19 na pauta da Câmara

Requerimentos buscando esclarecimentos sobre a intervenção do município no Hospital Santa Casa de Caridade, a nova administração da Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns pelo hospital e informações sobre os leitos de UTI Covid19 disponíveis foram encaminhados ao Poder Executivo.

No dia 16 de junho de 2020, o vereador Elton da Rocha (PSDB) apresentou as demandas.

Desde 2018, a Santa Casa de Uruguaiana é administrada pelo município, assim solicita-se a prestação de contas detalhadas das finanças. “Detalhamento dos investimentos, gastos e receitas ainda falta na gestão”, considera Elton.

Se faz necessário que o formulário contenha: fornecedores com valores de cada item adquirido, serviços contratados com comprovação de valores, reformas e benfeitorias realizadas por outros setores, valores recebidos de campanhas sociais específicas para Santa Casa, recursos destinados a folha de pagamento, recursos municipais, estaduais e federais recebidos e investimentos feitos com estes recursos.

Na última semana foi anunciado que o Hospital assumirá a administração da UPA. São questionados os motivos pra não realização de processo licitatório para a administração da Unidade de Pronto Atendimento, sendo este o procedimento legal correto para o serviço.

O parlamentar busca ainda esclarecimentos sobre a contratualização, como a justificativa da ação, qual economia a intervenção municipal gerará e motivos para a quebra de contrato entre o Poder Executivo a empresa Silvio Scoppel.

Durante a manifestação, o vereador também encaminhou solicitação para inclusão dos oito leitos de UTI Covid disponíveis na Santa Casa de Caridade no cadastro estadual de leitos. Lembrando que o não cadastramento dos leitos de UTI Covid implica na renúncia de receita de R$1.600,00/dia por leito disponível, totalizando o valor mensal de R$384.000,00 por mês, mesmo que eles não estejam ocupados.