Câmara integra atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência inicia amanhã, dia 21 de agosto de 2014, com a realização de atividades até o próximo dia 28. A iniciativa busca esclarecer a sociedade quanto aos direitos das pessoas com deficiência, promover a inclusão, o intercâmbio de informações e a sensibilização da sociedade como um todo. Na próxima terça-feira, dia 26, durante a sessão ordinária, por proposição do vereador Irani Fernandes (PP), serão apresentadas pelos parlamentares as ações desenvolvidas na Câmara Municipal sobre o assunto.

Em Uruguaiana, a Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR) promoverá caminhada em prol da causa, arrecadação de doações e o III Seminário de Inclusão das Pessoas com Deficiência.

10h – Caminhada da Inclusão
Saída: AADUR – Esplanada da Estação
Participantes: AADUR, APAE, CAPS, Brigada Mirim, Bombeiros Mirim, Associação dos Autistas, Equoterapia e outros.

III Seminário de Inclusão das Pessoas com Deficiência
Local: Salão da Igreja Catedral
Início: 8h30min – Credenciamento
Término: 17h

Confraternização – AADUR

Missa – 10h – Igreja Catedral

Mateada com apresentação de dança e música
14h30min na AADUR

Sessão na Câmara Municipal – O Legislativo em defesa dos direitos

Acessibilidade nas calçadas e no comércio

Dia da Solidariedade – Doações para entidade

III SEMINÁRIO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Local: Salão da Igreja Catedral

8h30min – Credenciamento/inscrições
9horas – Abertura Oficial
9h30min – Palestra: INCLUSÃO nas Escolas Municipais de Uruguaiana. O que esta sendo feito? E o que ainda falta fazer? O que mudou? E qual escola?
Palestrante: Secretário da Educação Sr. Francisco Robalo Fernandes
Coffee break
10h40min – Palestra: INSS – Reabilitação Profissional e a Reinserção no Mercado de Trabalho das Pessoas com deficiência.
Palestrantes: Fernanda Fogliarini Mangini – Terapeuta
Ocupacional e Juliana Colombo Costa – Assistente Social e Terapeuta de Casal e Família, com especialização e Tratamento de crack e outras drogas pela UFRGS. Em Saúde Comunitária pela Ulbra.
12h Intervalo
14h – Palestra: Acessibilidade no Transporte Público de Uruguaiana. O QUE ESTA SENDO FEITO? E O QUE AINDA FALTA FAZER – Palestrante: Secretário do Transporte Sr. Eloy Trojan
14h40min – Palestra SESI “Lazer Inclusivo”
Palestrantes: Rotechild Prestes e a presença de um atleta Paralimpíco.
15h30min – Palestra Direitos e Garantias Previdenciárias das Pessoas com Deficiências Temporárias e Permanentes – Palestrante: Advogado Tiago Baptistelo
16h10min – Coffee break
16h30min – Depoimentos de empresários locais interagindo com a INCLUSÃO SOCIAL – Senac – Diretora OniCezimbra – Relata sobre Funcionários com Deficiência Loja Pompéia de Uruguaiana – Gerente: Alan Batista Lomes – Relata sobre Cliente com Deficiência e os funcionários.
Encerramento 17 horas