Audiência pública promoveu debate sobre situação de moradores de rua

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2019, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua para promover a reflexão e debater sobre o assunto. O evento realizado pela Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor e proposto pelo vereador Irani Fernandes, contou com a participação dos vereadores presidente, Zulma Ancinello; presidente da Comissão, Suzana Alves; Vilson Brites, Carmelo Madeira e Fernando Tarragó.

No momento, as lideranças e as entidades responsáveis explanaram sobre ações desenvolvidas em saúde e assistência social à população de rua. O acolhimento, o trabalho em rede e as medidas preventivas em saúde foram destacados.

Fizeram-se presentes e compuseram a Mesa dos Trabalhos da Secretaria Municipal de Ação Social, secretário Elton da Rocha; da Secretaria de Saúde, secretário Celso Duarte; do Abrigo Institucional de Adultos e Famílias, coordenador Alex Silveira, psicóloga Carolina Machado; do Consultório na Rua, Priscila Kleinubing; representante do CAPS-AD, Jeferson Ferreira Correa e Géssica Andrioli, e residente da Saúde Mental UNIPAMPA, Gustavo Cassol.

“A legislação e a regulamentação municipal relacionada aos serviços prestados precisam criar condições para a saída definitiva dessas pessoas da rua e para fortalecimento da cidadania”, considerou Irani.

Entre os encaminhamentos dados no evento foi salientada a necessidade de pleitear o envio de verbas federais para assistência social; melhorias na ala psiquiátrica do hospital para desintoxicação e definição na Lei de Diretrizes Orçamentárias, em tramitação na Comissão de Finanças e Orçamento, de investimentos na rede socioassistencial.