Aprovado atendimento preferencial para pessoas com fibromialgia

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia.

A proposta do vereador Irani Fernandes (P) determina a prioridade nas filas de órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas.

A matéria votada no dia 3 de outubro de 2019 busca oportunizar qualidade de vida às pessoas com a síndrome. “Dores intensas tornam qualquer atividade, por mais simples que seja, um grande transtorno”, salientou Irani.

O Projeto prevê a identificação dos beneficiários por meio de cartão expedido, gratuitamente, pelo município que deve regulamentar a Lei até 60 dias após a publicação.

O paciente com fibromialgia pode apresentar diversas outras alterações, como fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema e distúrbios cognitivos. Todos os sintomas são causa de incapacidades e alterações na qualidade de vida.