Agilidade para recadastramento no SUS é solicitada pela Câmara

O dano aos uruguaianenses causado pela dificuldade na atualização cadastro do Cartão SUS é preocupação da Câmara Municipal. A vereadora Jussara Osório (PSDB) demonstrou na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 2 de outubro de 2014, a burocracia relatada pela população e a morosidade para efetivar o recadastramento no Sistema que garante o atendimento pela rede pública de saúde.

A parlamentar aponta a impossibilidade de garantir a todos os cidadãos a emissão do cartão, com a quantidade reduzida de fichas distribuídas e a demora no sistema. “Com a estratégia utilizada é impraticável que toda a população consiga realizar o cadastro. É inaceitável prejudicarmos o atendimento médico em razão da burocracia”, afirmou Jussara.

O Conselho Estadual de Saúde foi contatado pela vereadora e informou o repúdio à qualquer ação no município que dificulte a realização de procedimentos pelo SUS, sendo contrário aos hospitais ou postos de saúde que neguem consultas em detrimento da falta do cartão.

“Precisamos melhorar a gestão e precaver qualquer constrangimento provocado por essas dificuldades burocráticas enfrentadas pela população”, considera Jussara. O assunto foi encaminhado diretamente ao Conselho Estadual para providências do Governo .