AAPECAN divulga campanhas no Legislativo

Nesta terça-feira, dia 29 de outubro de 2019, representantes da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) estiveram na Câmara Municipal de Uruguaiana relatando o trabalho intenso realizado nos meses de outubro e novembro pela entidade. A presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello (PRB), recebeu Renata Teixeira, Carla Moraes e Priscila Lima para tratar das campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

Durante a visita, as representantes chamaram atenção para a importância do diagnóstico precoce para aumento das chances de cura e redução da mortalidade relacionada ao câncer de mama. Nesse sentido, a campanha Outubro Rosa empenha-se na conscientização e alerta para todas mulheres, principalmente as que tem acima de 40 anos, para fazerem exames regularmente.

Também foi destacado o início das ações do Novembro Azul de promoção à saúde do homem, com destaque para prevenção ao câncer de próstata que é o segundo mais comum entre os homens. O Câncer de próstata não tem sintomas no início, porém ao observar presença de sangue na urina, necessidade frequente de urinar, principalmente à noite, jato urinário fraco, dor ou queimação ao urinar, dores abdominais fortes, procure um médico.