Notícias

Fibromialgia em pauta no Legislativo

Na reunião desta quinta-feira, dia 22 de agosto de 2019, dois projetos de Lei que tratam de atenção à fibromialgia foram apresentados na Câmara Municipal de Uruguaiana.

       De autoria do vereador Irani Fernandes (P), o PL nº 80/19 dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos locais que específica e de outras providências.

      A matéria inclui as pessoas com a doença nas filas de atendimento preferencial em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão expedido, gratuitamente, pelo município.

     A fibromialgia é uma síndrome que causa muita dor e sofrimento. O principal sintoma é dor musculoesquelética difusa e crônica. Todos os sintomas são causa de incapacidades e alterações na qualidade de vida. A proposição atende pleito das pessoas com a síndrome.

     No mesmo sentido, será analisado pelas Comissões Técnicas o PL 81/19 que institui a Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia no Município, no período que inclua o dia 12 de maio. A Semana Municipal terá como objetivo contribuir com o debate sobre a conscientização da doença; envolver a sociedade em encontros, reuniões e palestras; e estimular a participação de toda sociedade uruguaianense, conscientizando o maior número de munícipes sobre a fibromialgia.

 

Câmara aprova recurso para Centro de Referência a Atendimento à Mulher

Os vereadores aprovaram nesta terça-feira, dia 20 de agosto de 2019, projeto de lei que prevê orçamento para implantação de Centro de Referência a Atendimento a Mulher Vítima de Violência.

      O Pl nº 70/19 inclui este programa no Plano Plurianual do Município (2018/2021) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (2019), com investimento financeiro no próximo ano de R$ 120.000,00.

    O objetivo é oferecer local de acolhimento destinado a dar suporte as mulheres, para que as mesmas possam tomar a iniciativa de denunciar o agressor, visando cessar a situação de violência vivenciada. O espaço deve prestar acompanhamento psicológico, social, profissional e orientação jurídica às mulheres em situação de violência doméstica.

       A demanda apresentada pela delegada Caroline Bortolotti Huber no Legislativo foi tratada, em julho, entre a autoridade, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello, prefeito Ronnie Mello, e secretários municipais de Governo, Paulo Fossari, de Desenvolvimento Social e Habitação, Elton da Rocha e de Planejamento Estratégico, Carlos Prudêncio.

Pl propõe homenagem a Denise Clausell

Na reunião desta terça-feira, dia 20 de agosto de 2019, foi apresentado projeto de lei que propõe denominar Profª. Denise Clausell a nova Escola de Educação Infantil, localizada no Bairro Cidade Nova II.

     De autoria do vereador Carlos Delgado (P), a matéria será analisada pelas Comissões Técnicas da Casa.

        Graduada em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco/RJ, Denise trabalhou como professora no Colégio União, Colégio Nossa Senhora do Horto, Escolas Municipais de Ensino Fundamental Elvira Ceratti, José Francisco, Escolas de Educação Infantil, Tia Nina, Cinderela e Mário Quintana. Sendo que na Emei Tia Nina de 2011 a 2013, e na Emei Mário Quintana nos anos de 2014 a 2016, atuou como Diretora.

        “Essa é nossa forma de reconhecer os relevantes serviços prestados por Denise ao ensino municipal e à formação de diversas de nossas crianças”, considera Delgado.

Mais infraestrutura para Olavo Rodrigues é solicitada

        Implementação de serviços no empreendimento Habitacional Dr. Olavo Rodrigues é indicada ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana. Na reunião desta terça-feira, dia 20 de agosto de 2019, foi aprovada a solicitação de autoria da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB).

        A sugestão intervém por estudo da viabilidade de implantação de centro comunitário, posto de saúde, escola de educação infantil, quadra de esporte e praça de lazer. “São mais de 400 residências. Trata-se de uma população numerosa que necessitará de infraestrutura adequada para as necessidades diárias”, considerou a parlamentar.

          O primeiro lote do projeto já foi sorteado e o segundo lote, formado por 216 casas, contemplarão famílias da zona ribeirinha de maior risco. Conforme a empresa construtora responsável, as obras serão encerradas até março de 2020.

Audiência pública promoveu debate sobre situação de moradores de rua

        A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou audiência pública na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2019, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua para promover a reflexão e debater sobre o assunto. O evento realizado pela Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Defesa do Consumidor e proposto pelo vereador Irani Fernandes, contou com a participação dos vereadores presidente, Zulma Ancinello; presidente da Comissão, Suzana Alves; Vilson Brites, Carmelo Madeira e Fernando Tarragó.

       No momento, as lideranças e as entidades responsáveis explanaram sobre ações desenvolvidas em saúde e assistência social à população de rua. O acolhimento, o trabalho em rede e as medidas preventivas em saúde foram destacados.

       Fizeram-se presentes e compuseram a Mesa dos Trabalhos da Secretaria Municipal de Ação Social, secretário Elton da Rocha; da Secretaria de Saúde, secretário Celso Duarte; do Abrigo Institucional de Adultos e Famílias, coordenador Alex Silveira, psicóloga Carolina Machado; do Consultório na Rua, Priscila Kleinubing; representante do CAPS-AD, Jeferson Ferreira Correa e Géssica Andrioli, e residente da Saúde Mental UNIPAMPA, Gustavo Cassol.

    “A legislação e a regulamentação municipal relacionada aos serviços prestados precisam criar condições para a saída definitiva dessas pessoas da rua e para fortalecimento da cidadania”, considerou Irani.

      Entre os encaminhamentos dados no evento foi salientada a necessidade de pleitear o envio de verbas federais para assistência social; melhorias na ala psiquiátrica do hospital para desintoxicação e definição na Lei de Diretrizes Orçamentárias, em tramitação na Comissão de Finanças e Orçamento, de investimentos na rede socioassistencial.

 

Feminicídio e violência doméstica serão tema de audiência pública

      A Câmara Municipal de Uruguaiana promove em conjunto com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa audiência pública sobre feminicídio e violência doméstica. O evento acontece dia 23 de agosto de 2019, sexta-feira, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

       Após solicitação da Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello, a audiência pública acontece em Uruguaiana com a presença do presidente da Comissão, deputado estadual Sergio Peres, e do vice-presidente e proponente, deputado estadual Airton Lima.

      O objetivo é expor à população e às lideranças locais e estaduais a realidade da violência doméstica no município. “Inúmeros casos brutais de feminicídio são alarmantes e a audiência pública oportuniza a participação da comunidade no sentido de buscarmos meios de coibir tais acontecimentos”,manifesta a vereadora Zulma.

Mobilização acontece no Dia de Luta da População em Situação de Rua

          Nesta segunda-feira, dia 19 de agosto de 2019, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Câmara Municipal está presente nos eventos alusivos ao tema e promove audiência pública. Durante a manhã, aconteceu caminhada de conscientização sobre o assunto. Acompanharam a atividade representando o parlamento a presidente, vereadora Zulma Ancinello, vereadores Carmelo Madeira e Irani Fernandes.

           Às 19h, acontece no plenário do Poder Legislativo audiência pública para debater o tema, por proposição do vereador Irani.

“Amigos do Lar” fomenta colaboração para asilo

     O espaço da tribuna livre desta quinta-feira, dia 15 de agosto de 2019, foi disponibilizado para a exposição das atividades do Lar da Velhice São Vicente de Paula. O responsável Bispo Diocesano, Dom José Mário Angonese, e administrador, Delmar Kaufmann, explanaram sobre as expectativas de melhorias para a entidade por indicação da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB).

     “Passamos pelo declínio, mas superamos o principal desafio da gestão e estamos em um novo alvorecer”, registrou a autoridade eclesiástica. O administrador da instituição relatou as dificuldades financeiras encontradas, onde a receita é menor que a despesa e há dívidas da entidade. 

     Nesse sentido, os colaboradores têm trabalhado para o aumento da receita e instituíram a Campanha “Amigos do Lar”. Dessa forma, todos podem contribuir para garantir condições dignas de moradia, alimentação, saúde, lazer e demais cuidados aos idosos atendidos. Na ocasião, foi solicitado auxílio dos vereadores para a ação.

 

“Semana do Artista Uruguaianense” é aprovada

O Projeto de Lei que institui a “Semana do Artista Uruguaianense” foi aprovado na reunião desta quinta-feira, dia 15 de agosto de 2019.

     A proposição de autoria da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB) estabelece a comemoração anual de 18 a 24 de agosto, culminando no dia 24, quando comemora-se o “Dia Nacional do Artista”.

    A proponente destacou o objetivo da matéria de reconhecer os diversos artistas da cidade e valorizar as diversificadas manifestações culturais. “Acreditamos que Uruguaiana seja uma das cidades que tem mais artistas por habitante, de renome nacional e histórico”, salientou Neraí.

    Durante a semana devem ser desenvolvidas apresentações artísticas, oficinas, hora do conto, apresentações de danças, debates sobre os desafios e as conquistas de profissionais e amadores que encontram na arte uma forma de expressão.

 

Reorganização da ULFRO é tratada em Uruguaiana

     Nesta quinta-feira, dia 15 de agosto de 2019, os parlamentares de Uruguaiana receberam em plenário a proposta de reorganização da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO). O vereador de Quaraí, Mario Augusto de Souza, explanou sobre a necessária regulamentação de documentos da entidade e a importância do órgão representativo para a região.

 

Legislativo presente na XIV Reunião do Comitê Fronteiriço

     A XIV Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Uruguaiana-Paso de Los Libres aconteceu na cidade argentina nesta terça-feira, dia 13 de agosto de 2019. A Câmara Municipal de Uruguaiana esteve representada pela presidente, vereadora Zulma Ancinello, e vice-presidente, vereador Irani Fernandes.

     O encontro reúne autoridades para debaterem e definirem ações às demandas de ambas as cidades. Os trabalhos são divididos em comissões temáticas facilitação fronteiriça; infraestrutura, comércio e turismo; cultura e educação; e saúde e meio ambiente.


Mão de obra prisional é indicada para Cemitério

Os parlamentares de Uruguaiana têm solicitado providências sobre a limpeza e a segurança no Cemitério Municipal Nossa Senhora de Santana.

     Nesta terça-feira, dia 13 de agosto de 2019, o vereador Carmelo Madeira (PSDB) apresentou indicação ao Poder Executivo para que estude a possibilidade do uso da mão de obra prisional para manutenção do local.

     “Nossa sugestão ajuda nessa demanda que é urgente. É necessário limpeza, retirada de entulho e reativação das câmeras de segurança, assim a mão de obra prisional vem suprir a falta de mão de obra de servidores”, considerou Carmelo.

      O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Carlos Delgado, registrou que existe o convênio entre município e o Instituto Penal. “Nessa gestão retomou-se a parceria e regularizou-se o pagamento. Hoje temos 26 apenados atuando em diversas áreas da prefeitura”, afirmou Delgado.

PL oficializa direito de uso de imóvel à Fraternidade Espírita Rochester

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão Projeto de Lei que autoriza o município a desafetar imóveis e a proceder à concessão de direito real de uso, à Fraternidade Espírita Rochester.

     A matéria apresentada na reunião desta terça-feira, dia 13 de agosto de 2019, refere-se ao espaço que hoje abriga o Centro Esportivo Nova Esperança.

     O prédio de alvenaria construído no terreno foi reconstruído a expensas da associação. Com a medida, o município busca à devida regularização da permissão de uso à Diretoria da Fraternidade Espírita Rochester.

 

Contratações para saúde estão previstas em PL

Projeto de Lei que dispõe sobre a contratação de profissionais para atuarem na Vigilância Epidemiológica; na Atenção Básica; no SAE e no LAMINF foi apresentado na reunião desta terça-feira, dia 13 de agosto de 2019.

     De autoria do Poder Executivo, a matéria tramitará em regime de urgência urgentíssima na Casa Legislativa.

     As contratações para atender necessidade de excepcional interesse público, relativamente aos serviços de saúde, prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, serão efetivadas através de processo seletivo simplificado. As vagas previstas no PL nº 75/19 são para atuação na vigilância epidemiológica sendo enfermeiro (duas vagas) e técnico de enfermagem (oito) e na Atenção Básica para assistente social (uma vaga).

     Para o Serviço de Assistência Especializada (SAE) serão duas vagas para enfermeiro e duas para técnico de enfermagem e para o Laboratório de Monitoramento de Infecções do HIV (LAMINF) são duas vagas para farmacêutico.

     Após a entrada para estudos das Comissões, a proposta tem até 15 dias para ser votada em plenário.

Câmara apoia extinção de aposentadoria especial para deputados

Moção de apoio ao Projeto de Lei que busca extinguir o Plano de Seguridade Social dos Parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul será encaminhada pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

     A manifestação do vereador Carlos Delgado (P) foi aprovada na reunião desta terça-feira, dia 13 de agosto de 2019, e será direcionada à autora do PL, Deputada Estadual Any Ortiz.

     Conforme exposição da Deputada em plenário, a aposentadoria especial dos parlamentares, normatizada pela Lei Complementar nº 14.643/2014, permite que os políticos aposentem-se com idade mínima de 60 anos e com 35 anos de contribuição. Para cada ano trabalhado como parlamentar, recebem como aposentadoria o valor de 1/35 do seu salário. Ou seja, se passou 35 anos como parlamentar, poderá se aposentar recebendo uma aposentadoria igual ao valor do seu salário, hoje mais de R$ 33 mil.

     O vereador Carlos Delgado frisou a importância da iniciativa para combater privilégios políticos e garantir que os mandatos eletivos conquistados não tenham mais direito a nenhum regime especial. 

     A justificativa do PL 78/19 em tramitação na Assembleia, destaca que logo após a aprovação da Lei Complementar o Conselho Federal da OAB impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (nº 5302/RS) que recebeu manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República. Atualmente a matéria se encontra no Supremo Tribunal Federal sob relatoria da Ministra Cármen Lúcia. A ADI foi ajuizada com pedido de liminar, sob o argumento de que “os prejuízos ao Erário do Estadual já se alongam e tornar-se-ão maiores com a delonga na análise do pleito cautelar”.

Ações do documento