“Novembro Azul” é lançado no município

A Câmara Municipal esteve representada no lançamento da Campanha “Novembro Azul” realizado pelo Governo Municipal no Salão Nobre da Prefeitura, iniciando as atividades da Secretaria de Saúde pela prevenção e combate ao câncer de próstata. Na sexta-feira, dia 7 de novembro de 2014, compuseram a mesa de trabalho o vereador presidente da Casa Legislativa, Ronnie Mello, e vereadora Jussara Osório.

Na oportunidade, foi apontado que o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens e normalmente é um tumor maligno que atinge homens acima de 45 anos. Também foram indicados como fatores de risco o histórico familiar, dieta rica em gordura, consumo de álcool, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso e sedentarismo. A secretaria de saúde chama atenção para a inexistência de sintomas na maioria dos casos, e para a necessidade dos homens realizarem o exame de toque retal ou o exame de sangue chamado antígeno prostático específico para obtenção de diagnóstico.