Notícias

Câmara registrou 120 anos de Igreja Metodista

         Sessão especial foi realizada pela Câmara Municipal em homenagem aos 120 anos da Igreja Metodista em Uruguaiana. No dia 14 de agosto de 2024, lideranças, amigos e fiéis da igreja prestigiaram o evento de reconhecimento do Legislativo aos anos de atuação marcados por fé, perseverança e dedicação ao serviço de Deus e ao próximo.

      A Igreja Metodista, originária da Reforma Protestante do século XVI, foi a primeira igreja evangélica a se estabelecer em Uruguaiana. Desde o seu início, enfrentou desafios e intransigências religiosas, mas perseverou e se consolidou como uma importante instituição no município. No dia 14 de agosto de 1904, um grupo de cinco pessoas foi batizado e acolhido como membro da Igreja Metodista, marcando o início de uma missão que viria a desempenhar um papel significativo na comunidade local. Em 1907, foi construído o templo atual, o segundo mais antigo do Rio Grande do Sul.

         No ato, foi entregue “Certificado” registrando a data ao representante da instituição religiosa, pastor Vilquer Morais. “Estar no Legislativo recebendo essa homenagem é emocionante. Nos tempos que vivemos não é qualquer instituição que persiste com 120 anos. A emoção se transforma em gratidão a Deus, por tudo que ele já fez em nossas vidas, história e cidade, declarou o pastor.


 

 

 

120 anos de Igreja Metodista são celebrados na Câmara

      A Câmara Municipal realizará sessão especial em homenagem aos 120 anos da Igreja Metodista em Uruguaiana. O evento acontece na quarta-feira, dia 14 de agosto de 2024, às 19h, no plenário do Poder Legislativo.

Módulos comerciais no Largo da Beira Rio – Praça Caio Silva são tratados em PL

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que busca autorizar o município a proceder à concessão de uso, a título oneroso, de módulos comerciais padronizados, localizados no denominado “Projeto Arquitetônico e de Engenharia do Largo da Beira Rio – Praça Caio Silva”.

       A matéria apresentada dia 13 de agosto de 2024 dispõe sobre dois módulos comercias padronizados de 12,00m x 2,50m, que formam oito postos de trabalho de 3,00m x 2,50m, destinados à comercialização de artesanato; e um módulo comercial padronizado de 11,00m x 3,50m, que formam dois postos de trabalho de 5,5m x 3,50m, destinados aos serviços de lanchonete, bares e similares.

   Conforme o projeto de lei, a concessão dos módulos será objeto de edital próprio, observados os dispositivos da Lei Federal n.º 14.133, de 1º de abril de 2021, quando será considerada vencedora a proposta que apresentar maior valor de oferta mensal à concessão individual, por CPF ou CNPJ, partindo da oferta mínima estipulada com base em Laudo de Avaliação a ser realizado pela Comissão Municipal de Avaliação de Bens Imóveis “COMABI” para fins de locação do imóvel.

     Caberá à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMUDE) a elaboração do “Termo de Referência” sobre as condições à prestação dos serviços nos espaços físicos objeto da concessão.

Preservação do prédio do Instituto União é assunto da Câmara

          No dia 6 de agosto de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu no plenário grupo de ex-alunos e professores do Instituto Metodista União, manifestando apoio à indicação de Legislativo de tombamento histórico do centenário prédio da instituição de ensino. Durante a reunião, foi destaque a importância da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico.  

 

 

Título de utilidade pública para “Amigos da Comunidade” será analisado

Projeto de lei buscando declarar de utilidade pública o Projeto “Amigos da Comunidade” foi encaminhado para as Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 8 de agosto de 2024.

    O Projeto “Amigos da Comunidade” iniciou suas atividades em outubro de 2006, com o objetivo de promover a educação e autoestima social, cultural, ambiental e esportiva de crianças e adolescentes, desenvolvendo uma programação voltada para a prestação de serviços voluntários à população de baixa renda.

   Também incentiva o reforço e bom desempenho escolar, através da Escolinha de Futebol, acreditando no potencial transformador do esporte, e no apoio familiar, principalmente no contexto de situações de vulnerabilidade social.

     O título é concedido a sociedades civis, associações e fundações com finalidade filantrópica e comprovada prestação de serviços à coletividade, conforme estabelecido pela Lei nº 2.019, de 11 de julho de 1989.

Trabalho da Cooperação Internacional entre IFFar, One World e Escola do Legislativo é assunto de reunião

       Na última segunda-feira, 5 de agosto, aconteceu  reunião entre três instituições comprometidas com o desenvolvimento educacional e cívico: o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Avançado de Uruguaiana/RS, a organização internacional One World United & Virtuos, e a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó. O encontro contou com a participação de Joe Carvin, fundador e diretor executivo da One World, Stéphane Silva, professora de Língua Portuguesa e Inglesa do IFFar e coordenadora do Projeto Arquitetos do Amanhã, e Ricardo Aires Simas, diretor da Escola do Legislativo.

    Durante a reunião, foram discutidas as atividades do Projeto Arquitetos do Amanhã, que envolve 35 equipes de alunos dos cursos de Administração e Informática do IFFar. As apresentações dos trabalhos serão realizadas nos dias 21 e 24 de agosto. Joe Carvin acompanhará as apresentações de forma virtual. A Escola do Legislativo se fará presente.

      Outro destaque da reunião foi a intenção de tornar as cidades de Uruguaiana/RS/BR e Port Chester/NY/EU cidades irmãs, iniciativa levantada quando da visita de Joe Carvin ao nosso Legislativo em fevereiro deste ano. Mr. Carvin, que integra aquele Parlamento, informou que apresentará a proposta aos Conselheiros da cidade americana ainda nesta semana. Além disso, foi discutida a implementação do Projeto Piloto Jovem Vereador que, potencialmente, terá o IFFar como a sua instituição de aplicação, e a possibilidade de envolver os Rotary Clubs em atividades conjuntas.

      Essa reunião marca mais um passo importante na construção de pontes internacionais e no fortalecimento da educação para a cidadania, beneficiando diretamente nossos jovens e a comunidade local. Estamos ansiosos para acompanhar os próximos desdobramentos e parcerias que surgirão dessa colaboração.

Associação Centauros Amigos da Brigada Militar ganha título de utilidade pública

Projeto de Lei que declara de utilidade Pública a Associação Centauros Amigos da Brigada Militar foi aprovado no dia 8 de agosto de 2024 pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

         O título é concedido a sociedades civis, associações e fundações com finalidade filantrópica e comprovada prestação de serviços à coletividade, conforme estabelecido pela Lei nº 2.019, de 11 de julho de 1989.

         A Associação Centauro Amigos Da Brigada Militar, localizada no Bairro Santo Inácio, foi fundada em 13/08/2020. Formada por uma equipe de amigos policiais e civis, tem como intuito confraternizar e realizar ações sociais. Através do título, o Poder Legislativo reconhece o trabalho da associação e exalta relevante contribuição à sociedade e compromisso com a coletividade.

Legislativo aprova novos nomes de logradouros públicos

A Câmara Municipal aprovou três projetos de lei relacionados à nomenclatura de locais públicos em Uruguaiana no dia 8 de agosto de 2024.

         Denominar próprios municipais, vias e logradouros públicos é de competência privativa da Câmara Municipal, de acordo com o Art. 66, inciso XV da Lei Orgânica Municipal.


Rua levará o nome de “Luiz Alberto Borges do Canto”

         A Rua F do Conjunto Habitacional Dr. Olavo Rodrigues será denominada “Luiz Alberto Borges do Canto”.

       Luiz Alberto Borges do Canto, conhecido popularmente como “Cuíca”, foi servidor público municipal por mais de 30 anos no cargo de fiscal. Foi referência na liderança do Sindicato dos Municipários de Uruguaiana (SIMUR). Ele lutou pelos direitos dos servidores por mais de 15 anos e foi responsável pela construção da sede própria do sindicato.

        Entre as características do homenageado foram destacadas sua dedicação, conduta ilibada, senso de coletividade e empatia.



CACAU será denominado “Professora Herondina Maria do Rosario Soares Doval (Tita)”

         O Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana levará o nome de “Professora Herondina Maria do Rosario Soares Doval (Tita)”.

        A profissional de educação atuou em estabelecimentos de ensino de Uruguaiana e outras cidades do Rio Grande do Sul, aposentado-se com reconhecimento merecido por seu trabalho e dedicação. Foi professora no distrito do Plano Alto, Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Londero, e na Escola de Educação Infantil Domingos José de Almeida.

        Em sua trajetória profissional testemunhou grandes mudanças na Educação Nacional e do Rio Grande do Sul, vivenciando a implementação do primeiro Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul.


 

Beco da Coca-cola” será chamado de “Ciro Fernandes Lima”

        Conhecido como “Beco da Coca-Cola” ou “Brete do Machado”, a alameda localizada entre os núcleos K2 e K3 receberá o nome oficial de “Ciro Fernandes Lima”. O projeto de lei acompanha abaixo-assinado dos moradores em apoio à homenagem.

        Ciro foi empresário dedicado ao ramo da agricultura e pecuária. O morador da localidade era reconhecido pelos seus lindeiros como pessoa idônea e com zelo em ajudar amigos, familiares e pessoas carentes, notadamente de boa índole.

Câmara analisa projetos sobre orçamento

Na reunião do dia 8 de agosto de 2024, foram encaminhados dois projetos de lei sobre abertura de crédito no orçamento vigente para análise da Câmara Municipal de Uruguaiana.

        O PL n.º 94/24 busca autorização do Legislativo para abertura de crédito adicional suplementar de R$ 1.350.718,30. O valor é redistribuído em rubricas da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural destinado às despesas com a manutenção de mecânica na frota de veículos e com a continuidade na melhoria de vias não pavimentadas com serviços de patrolamento e encascalhamento.

      Também no orçamento do Fundo Municipal de Assistência Social em ações como locação temporária de imóvel para sede do Conselho Tutelar e aquisição de gêneros alimentícios para restaurante popular.

        O PL n.º 95/24 trata da abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 2.716.481,13. São recursos realocados no orçamento do Gabinete do Prefeito (Defesa Civil); da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural; da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito; do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana; e do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

         Abertura de crédito adicional especial, no orçamento vigente, no valor de R$ 16.389,48 foi aprovada através do PL n.º 90/24 no dia 6 de agosto. São recursos para a rubrica orçamentária do Gabinete do Prefeito, sobre cestas básicas da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; e da Secretaria Municipal de Turismo para premiação do concurso n.º 01/2023, que selecionou o Projeto do Pórtico de entrada da cidade.

Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 está disponível para consultas

A Câmara Municipal de Uruguaiana está analisando o Projeto de Lei nº 91/2024, que trata das diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2025.

       A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas principais que devem ser alcançadas pelo orçamento do Município no ano seguinte, detalhando os objetivos da administração de Uruguaiana.

      A matéria ficará à disposição dos munícipes, pelo prazo de 30 dias, em nossa página no SAPL e na Secretaria desta Casa Legislativa, podendo ser consultada pelo link: https://sapl.uruguaiana.rs.leg.br/materia/11080

        Entre as informações presentes na matéria, estão previstos: as diretrizes, objetivos e metas da administração para o exercício proposto, em conformidade com o plano plurianual; a estrutura, organização e diretrizes para a execução e alterações dos orçamentos do Município; as disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais; as disposições sobre as alterações na legislação tributária; e as disposições relativas à dívida pública municipal.

Horário de expediente permanece no recesso

A Câmara Municipal de Uruguaiana inicia nesta quinta-feira, dia 18 de julho de 2024, o recesso parlamentar até 31 de julho.

       Durante esse período, as reuniões regulares das terças e quintas-feiras, bem como as das Comissões Técnicas das segundas-feiras, são interrompidas.

       O horário de funcionamento permanece das 8h às 14h de segunda a sexta-feira.

       A Câmara poderá ser convocada extraordinariamente para tratar de assuntos urgentes durante o recesso.

Câmara realizou sessão extraordinária nesta quarta-feira

Os parlamentares reuniram-se no dia 17 de julho de 2024, em sessão extraordinária, para votação de projeto de lei.

       Na pauta foi discutido e aprovado o PL n.º 84/24, que trata da suspensão e cassação de alvarás de funcionamento aos estabelecimentos comerciais que procederem a venda ou fornecimento de qualquer natureza de bebidas alcoólicas e outros ilícitos a menores de idade e incapazes no Município.

      De acordo com o projeto, os estabelecimentos em que for constatada a prática do crime terão seu funcionamento suspenso por 30 dias. Também fica estabelecido que a fiscalização e aplicação de medidas administrativas serão realizadas pelos órgãos fiscalizatórios do Município: Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária), Secretaria de Segurança e Trânsito, Secretária de Desenvolvimento Social (Conselho Tutelar), resguardando a competência dos demais órgãos Municipais, Estaduais e Federais. A reincidência ocasionará na cassação em definitivo do alvará de funcionamento.

Destaques na prestação de serviços à comunidade recebem homenagem

         Sessão solene de entrega de honrarias foi realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana na noite de quinta-feira, dia 11 de julho de 2024. Na cerimônia, foram concedidos diplomas e certificados em reconhecimento a cidadãos de destacada prestação de serviços à comunidade.

         Homenagem in memoriam foi realizada ao médico veterinário Giovani Antunes Dalcastagnê; no ato, representado pela esposa, Priscilla, em virtude da atuação significativa em prol do bem-estar animal.

           O Diploma de Honra ao Mérito foi concedido aos profissionais da saúde, médico José Francisco Fagundes Valls; e dentista, José Nairo da Cunha Ribeiro; reconhecidos pela honra, dedicação às profissões e atendimento aos pacientes.

         A honraria também foi entregue a Olga Helena Fairbanks, presidente do projeto “Costurinha”, pelas atividades voluntárias desenvolvidas em diversas frentes de causas sociais e educativas.

         O legado de Wilson José Mateo Dornelles (Cicico) foi laureado através da Grande Condecoração Municipal (Medalha de Ouro) pelas diversas iniciativas no agronegócio, com pioneirismo, conhecimento e empreendedorismo.

         Na ocasião, foram entregues dois títulos honoríficos de “Cidadão de Uruguaiana”, destinados a personalidades nascidas em outras cidades com relevantes serviços prestados no município.

         Edson Roberto Corrêa Pereira (Beto), nascido na Barra do Quaraí, recebeu a láurea pela notoriedade no setor empresarial, com destaque para liderança na área de comunicação e entretenimento.

        Roberto Fagundes Ghigino (Robertito), nascido em Montevidéo, foi reconhecido pela grande liderança e luta pelo desenvolvimento agropecuário em Uruguaiana.

 

 

CLIQUE E SAIBA MAIS

      A Câmara Municipal de Uruguaiana informa as medidas adotadas para atendimento à legislação eleitoral vigente. O objetivo é atender os princípios que regem a administração pública na condução do trabalho legislativo municipal; e manter a imparcialidade diante do pleito, evitando favorecimentos que possam comprometer a igualdade de disputa dentre as candidaturas.

     Em 2 de maio de 2024, publicamos a Portaria nº 78 que regulamenta as normas a serem observadas pelos agentes públicos da Câmara Municipal durante o período eleitoral.

     Até o dia 6 de outubro, as postagens seguem exclusivamente de caráter educativo, informativo ou de orientação social, não resultando em promoção pessoal ou em propaganda eleitoral, com atenção redobrada ao cunho institucional do Poder Legislativo.

      Nas publicações e nas notícias sobre projetos de lei em análise ou aprovados, não constarão imagem, vídeos individuais, citação de seus respectivos autores, símbolos gráficos (hashtag ou arroba) ou qualquer outra forma de identificação e de transferência de audiência aos perfis de pré-candidatos em todas as plataformas.

     As atividades plenárias e as sessões ordinárias de terças e quintas-feiras, excluindo-se o período de comunicações, serão transmitidas ao vivo, uma vez que são fundamentais para o processo transparente e democrático.

     Os comentários serão excluídos nas diversas plataformas, evitando uso para fins de propaganda partidária.

     As demais sessões de entregas das homenagens, regulamentadas na legislação municipal, serão mantidas e as imagens arquivadas pela Casa Legislativa, ficando à disposição da comunidade.

     A Câmara Municipal de Uruguaiana permanece comprometida com a transparência, a publicidade, a informação e os princípios democráticos que guiam nossas ações.

Projeto visa coibir venda de bebida alcoólica para menores e incapazes

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana analisarão projeto de lei que estabelece a suspensão e a cassação de alvarás de funcionamento aos estabelecimentos comerciais que procederem a venda ou fornecimento de qualquer natureza de bebidas alcoólicas e outros ilícitos a menores de idade e incapazes no Município.

          A matéria, apresentada dia 11 de julho de 2024, trata da suspensão por 30 dias do funcionamento de estabelecimentos onde forem constatadas a prática do crime. Também estabelece que a fiscalização e aplicação de medidas administrativas serão realizadas pelos órgãos fiscalizatórios do Município (Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária), Secretaria de Segurança e Trânsito, Secretária de Desenvolvimento Social (Conselho Tutelar), resguardando a competência dos demais órgãos Municipais, Estaduais e Federais.