Vítima de Lúpus será homenageada com denominação de rua

Lauren Portes Ribas faleceu em 2020, com 19 anos, vítima de um diagnóstico tardio do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas Lúpus), doença inflamatória crônica de origem autoimune. No dia 21 de março de 2024, a Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT), homenageando a jovem através de denominação da atual Travessa 62, com acesso pela Rua Júlio de Castilhos e pela Rua Aleixo Worlod, do Bairro Francisca Tarragó.

Filha de Dilnei de Almeida Ribas e Eulália Portes Ribas, tendo como irmãos Thiago Portes Ribas, Diego Portes Ribas e Lauane Portes Ribas, Lauren foi uma estudante exemplar da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho e da Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon. Gremista fervorosa, tinha como orgulho ter representado a Banda Municipal de Uruguaiana em concursos.

“Essa proposta é uma homenagem à luta constante de quem enfrenta a dificuldade de um diagnóstico precoce e a abertura de uma discussão referente a uma doença que acomete muitos jovens, para que o Lúpus seja melhor compreendido”, registra Marcelo.