Violência psicológica é foco de campanha “Quebrando o Silêncio”

A campanha “Quebrando o Silêncio” de prevenção ao abuso e à violência doméstica foi destaque na Câmara Municipal de Uruguaiana do dia 25 de agosto de 2022. O programa desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, instituído em Uruguaiana por proposição do vereador Clemente Correa (PDT), foi detalhado no espaço da tribuna livre pelo pastor Fabiano Rodrigues de Jesus.

Neste ano, o tema é voltado à conscientização sobre violência psicológica. A importância de reconhecer sinais e encontrar a saída para relacionamentos abusivos emocionalmente são frisados, como humilhar, ameaçar abandonar o relacionamento, depreciar o corpo ou características, distorcer palavras, tirar a privacidade e invalidar sentimentos.

Durante a manifestação na Câmara, foi considerado o espaço on-line como ambiente propício da violência psicológica, com foco na necessidade de educar e conscientizar sobre o poder da microinfluência. Fabiano exemplificou que uma pessoa com milhões de seguidores tem um alcance gigante. Porém, alguém com 200 seguidores, grupo formado apenas por familiares e colegas de trabalho, reposta mentiras, conteúdo racista ou discriminatório contra minorias, está “microinfluenciando” a rede.

“É impossível tirarmos os jovens da internet nessa geração, pois o mundo “gira em torno” dela. Por isso, temos uma frase que responde bem essa questão: Não adianta proibir, o que funciona é educar”, afirmou.

Na oportunidade, também foi registrado convite à comunidade para evento no dia 27 de agosto, na Praça do Barão, onde será realizada a campanha.