Violência contra pessoa idosa é pauta na Câmara

A Associação de Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Uruguaiana e Região (ATAPUR) utilizou o espaço da tribuna para explanar sobre o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. Por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), o 1º secretário da Associação, Manoel Herrera, esteve presente na reunião do dia 17 de junho de 2021.

O objetivo da data é sensibilizar a sociedade e os próprios idosos no combate à violência. Na oportunidade, foram apresentados dados para observação da realidade no país. Por exemplo, a faixa etária a partir de 60 anos de idade é a que mais cresce; no período de 1950 a 2025, o grupo de idosos no Brasil deverá ter aumentado em 15 vezes, enquanto a população total em cinco; e o IBGE registrou 32 milhões de idosos(15% da população total ), sendo a 6ª maior população idosa do mundo em 2020.

Segundo dados oficiais do Ministério da Cidadania e Justiça, do registro de violências contra o idoso, 77% das denúncias são por negligência.51% por violência psicológica; 38% por abuso financeiro e econômico 26% por violência física e maus tratos. Com o isolamento social de 2020, o aumento das denúncias subiu 77%.

Herrera também expôs o importante papel econômico e social dos idosos para as comunidades, o que deve levar a sociedade a refletir quanto ao dever de cuidar e valorizar seus idosos. “Muitos vivem peregrinando de um órgão público para outro sem atendimento digno, sendo humilhados e maltratados, impedidos de exercer sua cidadania e forçados a assumirem responsabilidades de terceiros. Em Uruguaiana, em 2020, foram mais de 375 milhões de Reais líquidos do INSS circulantes do comércio e serviços do Município. Ou seja, mais de 30 milhões mensais. A maioria desses valores provem dos idosos”, afirmou.