Vereadores reúnem-se com Prefeito

Acessibilidade, segurança, saúde pública e cultura foram tratadas no encontro realizado entre o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronnie Mello, vereador Irani Fernandes e prefeito, Luiz Augusto Schneider nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro de 2014. A presidente da Associação Amigos dos Deficientes Físicos de Uruguaiana (AADUR), Tânia Costa solicitou ao Poder Executivo a ampliação do espaço ocupado pela instituição na Esplanada da Inclusão. Segundo a presidente, cerca de 20% da população do município tem algum tipo de deficiência e as atividades desenvolvidas pela Associação, como fisioterapia e artesanato, tem agregado interessados, demandando maior espaço físico para sua realização.

Educação no trânsito foi destaque na reunião

Acompanhados dos parlamentares, estiveram na reunião os representantes da primeira turma de instrutores de Uruguaiana. Na ocasião foi transmitindo ao Prefeito o interesse em unir esforços ao Executivo para realização de programas sobre educação no trânsito. Foi manifestada a necessidade de reativação do Conselho Municipal de Trânsito, incluindo à redação e área de atuação o transporte e a mobilidade urbana. Assim, busca-se trabalhar projetos que possam ser vinculados ao Ministério das Cidades que permitem o recebimento de recursos para investimentos na área. “Trabalhar a educação é essencial para que Uruguaiana melhore em diversas áreas”, salientou um dos representantes Esdras Soria Gonçalves ao referir-se a construção conjunta e colaborativa das ações.

Discutido o Plano de Combate aos Carrapatos

Na última reunião realizada entre poderes Executivo e Legislativo, foi sugerido pelo presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello, a criação de Plano de Combate aos Carrapatos que foi apresentado pelas funcionárias da secretaria da Saúde responsáveis pela execução da proposta. O projeto piloto iniciará com o levantamento da situação da infestação de carrapatos no município, apresentação de parceria com a Universidade Federal do Pampa para a integração de acadêmicos ao trabalho a ser realizado na comunidade, capacitação de pessoal e conscientização da população sobre as medidas preventivas e de combate ao carrapato. O prefeito salientou a necessidade da limpeza dos pátios pelos proprietário como medida para evitar a proliferação e o presidente destacou a importância deste trabalho, uma vez que é reconhecido o carrapato com um dos maiores transmissores da Leishmaniose.

Poderes tratam sobre futuro da cultura em Uruguaiana

O desafio de democratizar a cultura em Uruguaiana foi enfatizado no encontro dos Poderes Executivo e Legislativo em conjunto com o secretário de Cultura, Paulo Inda, patrão do CTG Sinuelo do Pago, Ivoné Colpo, e o músico, Cesar Santos. Na oportunidade, foi debatida a criação de associação de músicos uruguaianenses para fomentar a arte em Uruguaiana e sistematizar outras ações que ampliem a atuação de artistas junto a comunidade, valorizando e explorando e potencial das novas gerações de artistas. Também foi citada a criação do Fundo Municipal de Cultura e incentivo fiscal aos empresários interessados em investir na área.