Vereadores pedem ao Governo Estadual instalação de Delegacia Regional de PC

A necessidade de atenção à segurança pública de Uruguaiana foi reforçada ao Governo Estadual pessoalmente pelos representantes do Poder Legislativo. O vereador Clemente Corrêa (PSDB) e Zulma Ancinello (PRB) apresentaram nesta segunda-feira, 30 de outubro, o pleito pela instalação no município de Delegacia Regional de Polícia Civil.

A demanda foi exposta em reunião com o Vice-Governador do Estado, José Cairoli e SubChefe da Polícia Civil no Estado, Delegado Leonel Fagundes Carivali. O assunto foi levantado pelo vereador Clemente na Câmara Municipal e apoiado pelos demais vereadores, com intervenção junto ao Poder Executivo Municipal pela manifestação de interesse.

Audiência com vice-governador

Reunião com Subchefe da Polícia Civil.

Entre os argumentos expostos às autoridades estiveram os dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul sobre Uruguaiana e região, que colocam a cidade na frente nos índices de criminalidade. Comparados os dados de Uruguaiana, de janeiro a junho de 2017, com as cidades de Alegrete, Itaqui, Quaraí, Barra do Quaraí, Maçambará e Manoel Viana, é verificado que nossa cidade possui 47,36% dos casos de homicídios dolosos, 58,33% dos casos de Entorpecentes – Tráfico, 69,96% dos casos de Roubos, 70% dos casos de Roubos de Veículo e 57,14% dos casos de Furtos de Veículo.

Também foi destacado que Uruguaiana tem o maior número de habitantes da Fronteira Oeste e é rota de ingresso para milhares de turistas de diversos países do Mercosul, sendo ponto geográfico estratégico para medidas de segurança estaduais e para garantir mais agilidade para o atendimento às cidades da região.

Após ouvirem as alegações dos parlamentares, as autoridades demonstraram interesse e informaram que a solicitação será analisada tecnicamente pelo Governo Estadual.